Fralda ecológica: Dicas de lavagem e cuidados

O mundo está caminhando rumo a encontrar alternativas mais sustentáveis para itens que usamos em nosso dia a dia. Alguns desses itens ganharam grande popularidade entre o público, como os canudos de metal que são reutilizáveis e copos menstruais reutilizáveis. Porém, um item que vem ganhando seu espaço é a fralda ecológica.

Feita do mesmo princípio da fralda de pano, usada antigamente, a ideia é que ela substitua a fralda descartável e se torne uma opção mais barata e ecofriendly. Baseada nas novas tecnologias e avanços, ela promete oferecer mais praticidade para os pais e mais conforto para o bebê.

 

Como é composta a fralda ecológica?

A fralda ecológica é composta por duas partes: a capa e o absorvente. 

A capa é toda a parte externa. Ela possui a função de tamanho ajustável nas pernas e na cintura para acompanhar o crescimento do bebê. Ademais, ela é impermeável e flexível, permitindo liberdade e conforto.

A parte interna é o absorvente. Assim como a ideia de um absorvente comum, ele é um tecido de alta absorção que é colocado dentro da capa para colher a urina. O material do tecido é especial, feito para evitar alergias no bebê, além de possuir um toque seco que evita a sensação de molhado.

 

Quanto tempo dura uma fralda ecológica?

É impossível que apenas uma fralda ecológica supra as necessidades do bebê. Desse modo, os pais devem estar cientes que deverão investir um pouco mais no início para ter um número suficiente de fraldas. 

Cada fralda dura, em média, de 3 a 4 horas. O que é um período justo, considerando que é o mesmo período de utilização da fralda descartável. Assim, após essas horas, está na hora de fazer a troca do bebê e colocar essa fralda para lavar.

Quando olhamos para a duração em meses, tudo dependerá dos cuidados que os pais têm com as fraldas durante seu uso e lavagem. 

 

 

Fralda ecológica

 

Lavagem das fraldas

A lavagem pode ser na mão ou na máquina. Mas, em ambos os casos, o primeiro passo é uma pré-lavagem das fraldas, sem a utilização de sabão. O intuito é remover o excesso de xixi, que pode vir a causar mal cheiro. 

A seguir, lave a peça com sabão neutro, preferencialmente de coco, separando o absorvente da capa. Caso opte por lavar na máquina, é possível fazer essa lavagem junto às demais roupas do bebê. 

É importante que a peça seja passada pelo enxágue duas vezes. Assim, acontece a remoção completa de todo o sabão presente no absorvente da fralda. O acúmulo indevido de sabão é prejudicial ao bebe e ajuda a acumular amônia, que causa o mau odor. 

Por fim, deixe a peça secando ao sol para ajudar a eliminar o mal cheiro. 

 

 

 

Dicas 

Apesar de todos os cuidados, o mal cheiro pode persistir. Assim, neste caso, use bicarbonato de sódio para eliminar o odor desagradável. 

Já para desimpermeabilizar a fralda, utilize água quente e sabão neutro.

As manchas também podem ser um problema, pois crianças se sujam bastante. Então, sempre que necessário use percarbonato de sódio para limpar as peças manchadas. 

O uso de vinagre, sal e bicarbonato também é ideal para remover as manchas. Molhe a peça e esfregue um pouco de vinagre. Em seguida, coloque a fralda de molho em um balde com uma mistura de água e cinco colheres de sal e cinco de bicarbonato. Após duas horas, realize a lavagem da peça para remover a mistura. 

O que achou das fraldas ecológicas? E das dicas? Gostou? Então conheça outros 10 truques caseiros para lavar suas roupas.

 

 

LAVAEMCASA

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!