Vinagre de álcool para lavar roupa: 10 truques caseiros

 

Se você acompanha nossas dicas no blog, já sabe que produtos caseiros do dia a dia podem ser grandes aliados na limpeza da casa e na higienização das roupas. Bicarbonato de sódio, talco e suco de limão são bons exemplos nesse sentido. Um desses produtos coringas, entretanto, tem um destaque especial por sua eficiência em uma finalidade específica: o vinagre de álcool para lavar roupa

Queridinho de muitas pessoas para além dos temperos na cozinha, o vinagre de álcool ou vinagre branco é produzido através da fermentação do milho, da cana de açúcar ou do álcool de mate. Além de saborizar os alimentos, o ingrediente pode atuar como amaciante de peças, tira-mofo e neutralizador de odores, sendo uma excelente solução na lavanderia. 

A seguir, saiba quais são as utilidades do vinagre de álcool para lavar roupa, além de conferir receitas valiosas para tirar o máximo proveito do produto. Vamos lá? 

 

Vinagre de álcool para lavar roupa: conheça os benefícios e utilidades 

 

Créditos: freepik

 

Ótimo para a desinfecção e a limpeza de superfícies, o vinagre faz mesmo toda a diferença quando o assunto é o cuidado com as roupas. Isso porque o produto conta com 4 a 10% de ácido acético, um componente que desengordura, não deixa resíduos e neutraliza as substâncias alcalinas do sabão, amaciando os tecidos e eliminando cheiros desagradáveis

Nesse sentido, os benefícios da solução para a higienização das peças (e até mesmo da própria máquina de lavar!) são muitos. Confira os principais poderes do vinagre de álcool: 

 

  • Substitui o amaciante na lavagem, sem agredir os tecidos e sem deixar cheiro; 
  • Ajuda a manter a cor das peças, tanto no caso das que perdem tinta, quanto na primeira lavagem, retendo a pigmentação;
  • Auxilia na remoção de manchas das fibras;
  • Colabora para a higienização de roupas muito sujas, que podem ser deixadas de molho na solução;
  • Tem poder anti-odor, retirando cheiros de suor, mofo, cigarro e urina de animais de estimação
  • Elimina resíduos de sabão que podem se acumular nas roupas;
  • É um ótimo aliado para limpar a máquina de lavar, removendo sujeiras e fungos; 
  • Promove uma limpeza delicada das peças de lã. 

Leia também  ? Aprenda como tirar mancha de gordura da roupa com dicas simples 

 

Vinagre de álcool para lavar roupa: 10 truques caseiros 

 

1. Receita de vinagre como amaciante 

Para substituir o amaciante e evitar o desgaste das peças, a dica é super simples: adicione 200 ml de vinagre de álcool no ciclo de enxágue

Se você está preocupado com o cheiro, pode ficar tranquilo: o aroma some totalmente após a secagem das roupas. Se desejar um perfume extra, aplique uma solução aromatizada para tecidos na hora de passar ou mesmo quando os itens estiverem estendidos no varal. 

O vinagre tem propriedades emolientes e amacia as fibras com sucesso!  

 

2. Receita multiuso de vinagre de álcool para lavar roupa 

Além de amaciar os tecidos, uma única xícara de vinagre de álcool no ciclo de enxágue (da mesma forma que explicamos na dica anterior) pode trazer diversos outros benefícios: 

 

3. Truque para neutralizar maus odores com vinagre de álcool 

Nesse caso, você deve fazer uma pré-lavagem com o produto. Misture 200 ml de vinagre de álcool em um balde de água (o suficiente para cobrir as peças) e deixe os itens de molho por cerca de 30 minutos. 

Em seguida, é só seguir com a lavagem normal com sabão, à mão ou na máquina. 

 

4. Dica para tirar o aspecto amarelado dos tecidos 

Quando o assunto é o vinagre de álcool para lavar roupa, eliminar as manchas amareladas é outro benefício importante do produto! 

Aqui, é só fazer uma solução de 1 parte de vinagre para 12 partes de água em temperatura morna. Deixe as peças de molho no líquido durante toda a noite – de manhã, é só lavar como de costume! 

 

5. Dica para limpar a máquina de lavar 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que fazer uma higienização periódica da máquina de lavar (ao menos uma vez ao mês) é crucial para o bom funcionamento do eletrodoméstico e a lavagem de qualidade das roupas! 

Aqui, o vinagre de álcool também pode entrar em cena: coloque 2 xícaras do produto no tambor da máquina e programe um ciclo completo (sem sabão ou roupas). Com isso, é possível desinfetar o aparelho e remover os resíduos de sabão. 

Nas situações em que o eletrodoméstico está especialmente sujo, você pode redobrar os cuidados: encha todo o tambor com água quente e aplique cerca de 7 litros de vinagre de álcool. Depois, acione um ciclo de lavagem de até 10 minutos. Ao finalizar, desligue o aparelho e deixe a mistura agindo durante toda a noite. 

No dia seguinte, esvazie a máquina e programe um ciclo completo para concluir a limpeza. 

 

6. Vinagre de álcool para clarear as roupas 

Suas roupas estão muito encardidas ou sujas? O truque é apostar na receita a seguir: 

  • prepare uma bacia com 8 litros de água quente;
  • misture 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio;
  • acrescente 400 ml do vinagre de álcool;
  • dissolva 100 ml de sabão líquido. 

Depois, é só deixar as peças de molho na solução de 2 a 6 horas e terminar com a lavagem normal. 

 

7. Dica para evitar o desbotamento 

As roupas de cores fortes (principalmente as vermelhas) podem desbotar e – pior – manchar outras peças no momento da lavagem. Para evitar a soltura da tinta, o truque é deixar a roupa de molho por cerca de 15 minutos no vinagre de álcool, em especial antes da primeira higienização. 

 

8. Truque para eliminar resíduos de sabão 

Nada mais desagradável do que retirar as roupas recém-lavadas da máquina e perceber que o tecido está repleto de acúmulos de sabão em pó. 

Para prevenir o problema, acrescente uma xícara de vinagre de álcool em qualquer momento do ciclo da lavagem. O ácido acético presente no produto tem o poder de remover os incômodos resíduos! 

 

9. Dica para remover manchas em geral

Em se tratando do vinagre de álcool para lavar roupa, um dos truques mais valiosos está na remoção de manchas de todos os tipos – o produto contribui diretamente para o processo! 

O passo a passo é simples: esfregue a área manchada com uma mistura de 3 colheres de sopa do vinagre, 4 xícaras de água e 2 colheres de sopa de detergente comum. É testar e ver os resultados! 

 

10. Receita para eliminar manchas de suor 

Além da utilidade de remover as manchas em geral, o vinagre de álcool pode ser aplicado de forma especial para eliminar as temidas marcas de suor nas roupas

A dica é a seguinte: antes da lavagem, aplique sobre a área manchada uma solução de 250 ml de água morna e 1 colher de sopa de vinagre de álcool. A higienização completa será muito mais simples! 

E então, gostou das dicas? Você já conhecia o poder do vinagre de álcool para lavar roupa e até a própria máquina de lavar? Esperamos que coloque as orientações em prática! 

Por fim, vale destacar que contar com uma lavanderia é o caminho mais simples e eficiente para promover uma higienização completa das peças, estendendo ao máximo sua durabilidade. Confira também nossas dicas para escolher o melhor serviço de lavanderia para as suas necessidades! 

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: Crema Joe on Unsplash 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!