Realizar uma obra em casa é um sonho. Deixar seu lar do jeitinho que você deseja dá trabalho mas é muito recompensador. Porém, o trabalho não termina com a conclusão da obra. Afinal, a limpeza pós-obra deve ser realizada para que você possa usufruir dos novos ambientes.
Muito mais do que uma simples faxina, a limpeza pós-obra deve ser realizada com muito afinco, para que nenhum resquício de sujeira da obra seja deixado para trás. Até porque, o tipo de sujeira encontrada no pós-obra é mais severo, seja pela sua quantidade, pela poeira fina espalhada pelo espaço, as manchas de tintas ou os produtos químicos que podem ter sido esquecidos derramados no chão ou sobre alguma superfície.
Assim, ter o equipamento adequado e os produtos certos farão toda a diferença quando você tiver que colocar a mão na massa na hora da limpeza e deixar a casa um brilho.
Dicas para a limpeza pós-obra
No pós-obra, a limpeza é bem mais intensa que uma limpeza convencional. A sua casa, fora de períodos de obra, está sempre mais limpa do que suja. E, durante o pós-obra, o oposto acontece.
Desse modo, é ideal separar por partes o que deve ser feito primeiro. Por isso, identifique o cômodo mais afetado pela sujeira e foque nele. Também tenha em mente quais produtos aquele cômodo específico necessita. Afinal, não dá para limpar um quarto com os mesmos produtos que se limpa a cozinha, e vice-versa.
Independentemente do cômodo escolhido, a limpeza deve ser feita de cima para baixo. Ou seja, teto, paredes e chão. Essa tática é para não se ter o retrabalho de limpar algo que havia sido limpo. Pois, se você limpa o chão e depois o teto, a sujeira da parte superior irá cair e haverá o retrabalho de varrer e passar pano no chão.
Antes de começar a limpeza, tenha em mente que a sua proteção é vital. Por isso, se equipe de luvas e máscaras. Principalmente, se for utilizar produtos fortes. Esses equipamentos irão impedir eventuais problemas que possam surgir com o uso de produtos químicos.
Por fim, remova do ambiente tudo o que é possível, para que o espaço fique livre. Ademais, cubra todos os móveis maiores para que eles não sejam danificados durante a limpeza.
Créditos: www.freepik.com/home
O que devo comprar para a limpeza pós-obra?
A limpeza pós-obra pode demandar alguns produtos e equipamentos que você não tenha em casa. Por isso, antes de começar, certifique-se que você tem o necessário para concluir uma limpeza satisfatória sem que precise correr para o supermercado mais próximo toda vez que lembrar que esqueceu de algo.
Alguns dos itens mais comuns para esse tipo de limpeza são vassouras, sejam elas de cerdas duras ou moles, rodos, baldes, panos, detergentes neutros e ácidos, espátulas, etc. Ademais, você pode precisar de alguns itens maiores como uma escada e uma máquina a jato de lavar piso. Por fim, serão necessários produtos químicos referentes a cada cômodo.
Peculiaridades da casa
Na hora de limpar, o primeiro passo, em quase todos os ambientes, será varrer a poeira, e lavar o chão. Aplique o produto recomendado para aquele tipo de piso e enxague tudo com água.
Para as áreas de porcelanato, o ideal é que um detergente neutro seja diluído em água, e sejam utilizados manos macios para ão danificar o material.
Os vidros também demandam um cuidado especial. Assim, faça uma solução de 5 litros de água para 1 colher comum de vinagre ou detergente neutro e 1 colher comum de álcool. Após passar a solução, seque o vidro, aplique o limpa vidro e finalize secando novamente a superfície.
Para limpezas mais leves, use água e sabão neutro e para limpezas mais pesadas, como os rejuntes, utilize água sanitária ou cloro.
Para as demais partes da casa, o mais importante é sempre comprar os produtos indicados para aquele tipo específico de superfície, seja madeira, metal, aço, cerâmica, etc. Esse cuidado na hora de comprar os produtos certos, é o que fará com que nada seja danificado no processo da limpeza pós-obra.
Gostou das dicas? Que tal, agora que a casa já está reformada, você aprender como organizar ela? Aprenda 3 métodos e dicas extras para o dia a dia!