Nada como um armário organizado, com as peças bem dispostas e acessíveis de forma inteligente. Mas você conhece os diferentes tipos de cabide e a melhor utilização para cada um deles? Em se tratando da organização do guarda-roupa, esses itens são essenciais e fazem, sim, a diferença no armazenamento e até na preservação das roupas.
Veludo, madeira, plástico… os cabides são fabricados em diversos tipos de materiais. Na prática, uma escolha inadequada pode fazer com que a peça fique escorregando (o que é bastante frustrante e “bagunça” o armário) ou até mesmo deformar a roupa.
Entenda mais sobre a variedade de cabides, como escolher o melhor para cada tipo de peça e confira nossas dicas extras!
Quais são os principais tipos de cabide?
Cabide de madeira
Bonitos e com ótima durabilidade, os cabides de madeira estão entre as melhores opções. Embora apresentem um preço mais alto em relação aos cabides comuns de plástico, o custo-benefício é de fato muito bom, considerando sua resistência. Um possível ponto negativo é a largura desses itens: se seu guarda-roupa for pequeno, a tendência é que as peças se avolumem, dificultando para tirar.
São ótimos para pendurar roupas estruturadas, a exemplo de camisas sociais, ternos, casacos, jaquetas e peças mais pesadas.
Cabide de plástico
Bastante comuns, os cabides de plástico são facilmente encontrados, baratos e fininhos, o que pode facilitar a organização. Entretanto, a resistência e a durabilidade ficam comprometidas: esses itens não suportam peças mais pesadas e o plástico costuma se deformar com o tempo.
Caso deseje optar pelo plástico, prefira os modelos mais resistentes e que aparentem ter melhor qualidade. Para eles, são indicadas as roupas leves e as peças com alças.
Cabide de acrílico
Entre os tipos de cabide disponíveis, os de acrílico são uma opção com bom custo-benefício. No entanto, embora sejam menos frágeis que os de plástico, podem se quebrar ao cair. Sua resistência, assim, é mediana.
Vale mencionar, ainda, que são legais do ponto de vista estético, fazendo uma padronização interessante no guarda-roupa. Os modelos de acrílico são mais indicados para blusas de frio leves, vestidos de tecido que não desliza e camisas comuns.
Cabide de arame e metal
Primeiramente, é importante destacar que as opções de arame são as menos indicadas pela maioria dos profissionais. Isso porque, além de ter pouca firmeza e durabilidade, também se amassam facilmente e suportam pouco peso. De fato, muitas vezes é um caso em que o barato sai caro!
Por sua vez, os cabides de arame são visualmente interessantes e, do ponto de vista da qualidade, são similares aos de acrílico. Como ponto negativo, podemos citar que trata-se de opções pouco anatômicas, nada indicadas para os tecidos que escorregam. Também podem vincar as camisas sociais.
Nesse sentido, podem ser boas opções para calças e camisas de dia a dia, de tamanho menor.
Cabide de veludo
De preço mais elevado, os cabides de veludo se revelam ótimas opções, compensando o valor. Como são forrados desse tecido macio, não deixam as roupas escorregarem e não as danifica, além de contar com boa sustentação e economizar espaço no guarda-roupa. Para as peças mais delicadas e leves, são as melhores opções!
Por outro lado, também têm suas desvantagens: esses cabides podem não suportar tão bem as peças mais pesadas, como jaquetas e casacos maiores. Além disso, não podem ser molhados (o que impede que eles sejam utilizados para pendurar roupas para secar, por exemplo).
Os modelos de veludo são recomendados para: peças delicadas que escorregam, camisas que vincam/se amassam facilmente e roupas de peso médio em geral.
Cabides “especiais”
Além dos modelos tradicionais acima, vale destacar também os tipos de cabide especiais, que visam ser funcionais e economizarem espaço no armário, dentre outros objetivos.
É o caso do cabide com “andares” (que reúne vários penduradores em um só e é indicado para organizar as calças, por exemplo) e dos designs especiais para lençóis e lenços. Há ainda os modelos para acessórios, com múltiplos ganchos, que podem servir para pendurar cintos, gravatas ou colares.
Outro exemplo interessante é o cabide com “presilhas”, bom para pendurar peças curtas como shorts e saias. Se a presilha for de metal, fique atento: é interessante proteger com feltro parra evitar rasgos e danos nas roupas.
Melhores tipos de cabide para cada peça: dicas rápidas
- Roupa social: os cabides de madeira são largos e duráveis, tornando-se boas opções. No entanto, certifique-se de que o cabide tem o tamanho certo da camisa social, encaixando-se bem no formato dos ombros;
- Vestidos longos: veludo, madeira e acrílico são interessantes (com destaque para o veludo para os vestidos finos). Mas fica a dica: pendurar o vestido pelas alças não é uma boa ideia, já que o peso suspenso pode deformá-lo. Dobre o vestido antes de pendurar ou use mais de um cabide para sustentar a peça;
- Saias e shorts: se puder, dobre e guarde as peças em gavetas ou nichos. Para quem tem pouco espaço e quer pendurar, os cabides com pinças ou presilhas são indicados;
- Blusas finas de cetim, seda ou tecidos que escorregam: cabides de veludo ou flocados são o melhor caminho!
Dicas extras
- Você dobra e guarda as camisas polo em gavetas? É provável que sim! No entanto, é interessante pendurar essas camisetas – isso porque mantê-las em cabides preserva o formato original da gola;
- Uma dica de ouro é apostar nos cabides infantis para pendurar as calças. Eles costumam apresentar o tamanho certo para a largura das calças adultas, além de deixar mais espaço livre embaixo do guarda-roupa, uma vez que são mais curtos. Opte pelos materiais mais resistentes;
- Nunca pendure as peças de tricô! Colocá-las em cabides vai deformar e estragar as fibras, modificando o formato original. Nesse caso, é melhor dobrar e guardar com cuidado;
- Não pendure mais de uma roupa no mesmo cabide. Isso amassa as peças, além de dificultar sua visualização;
- O ideal é pendurar os ganchos de todos os cabides virados para o fundo do guarda-roupa. Dessa forma, você padroniza o visual e também facilita o ato de guardar e retirar as peças.
E aí, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de cabide e suas indicações? Esperamos que curta as dicas! Aproveite também para saber de uma vez por todas como desvendar os símbolos de lavagem nas etiquetas!
Créditos da imagem de destaque: drobotdean