Já parou para pensar na relação entre sustentabilidade e a atual pandemia de COVID-19? Trazendo mudanças importantes para nossas rotinas, o novo cenário também trouxe à tona questionamentos sobre o impacto humano no planeta, incluindo a urgência da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
É provável que você tenha ouvido falar nos efeitos positivos da crise do coronavírus no meio ambiente. Com menos veículos nas ruas e menos emissão de poluentes, por exemplo, o ar está mais limpo.
Por outro lado, como a população está em casa, aumenta também a geração de resíduos domésticos, além do maior uso de itens descartáveis e do lixo hospitalar nos centros de saúde.
A seguir, listamos 8 práticas sustentáveis simples (e de alto impacto!) para ter uma rotina mais verde e saudável em tempos de pandemia. Confira!
8 práticas sustentáveis e saudáveis para manter na quarentena
Evite ao máximo o desperdício de alimentos
Na quarentena, a tendência é fazer compra maiores no mercado e cozinhar mais em casa. Vale, no entanto, ficar de olho para otimizar ao máximo o consumo dos alimentos.
Para se ter uma ideia, a ONG Banco de Alimentos apontou que cada brasileiro desperdiça mais de meio quilo de comida por dia! Além de afetar diretamente no equilíbrio ambiental, o desperdício também destoa do contexto atual em que vivemos, quando conseguir a refeição do dia é uma dificuldade de muitos.
Uma dica, aqui, é fazer um cardápio semanal: essa organização não só poupa tempo e facilita a rotina, como também evita compras desnecessárias no supermercado e reduz muito o desperdício. Ao comprar o que precisa, você também evita mais saídas à rua!
Cultive uma horta caseira
Com o foco voltado para nossas casas e o cuidado com a alimentação, outra prática sustentável bem interessante é montar sua própria hortinha caseira.
Vale lembrar que não ter muito espaço ou área externa em casa não é desculpa: mesmo quem mora em apartamentos pequenos pode lançar mão de hortas verticais ou jardineiras em janelas para cultivar ervas, temperos e hortaliças.
Além de trazer a oportunidade de comer de forma mais saudável, a horta também é um grande incentivo para cozinhar mais em casa – e apostar na próxima dica, a compostagem!
Leia Mais: Horta em casa: passo a passo prático para fazer a sua
Aposte na compostagem doméstica
Que tal reciclar seu lixo orgânico e ainda produzir um composto rico em nutrientes para deixar suas plantas mais bonitas?
Na quarentena, como mencionamos, a preparação de refeições e o consumo de alimentos em casa tende a aumentar – e o mesmo acontece com os resíduos orgânicos, como cascas de frutas, talos de verduras/legumes e restos de comida.
Ao invés de descartar esses resquícios no lixo comum (que irão poluir o solo nos aterros sanitários), você pode investir na compostagem em casa, uma forma ecologicamente correta de destinação dos restos alimentares.
Ao fim do processo, você ainda obtém um adubo líquido de altíssima qualidade para cuidar das plantas e da horta. Clique aqui para conferir um guia de como compostar em casa!
Separe o lixo para reciclagem
Além do lixo orgânico via compostagem, é claro que o lixo “seco” também deve ser reciclado. Uma das práticas sustentáveis mais disseminadas na atualidade, a separação de resíduos para a coleta seletiva deve continuar a todo vapor em tempos de pandemia. Afinal, estamos gerando mais lixo em casa!
Lave sempre as mãos e mantenha a higiene – mas economize água!
Lavar as mãos – com cuidado e com frequência – é uma das medidas mais eficazes e importantes contra o coronavírus. Do mesmo modo, manter a casa limpa e higienizar as roupas do jeito certo são outros cuidados essenciais para prevenir a doença.
Todas essas atividades, no entanto, envolvem o consumo de água, e não há como falar sobre práticas sustentáveis em casa sem o uso consciente desse recurso natural.
Algumas medidas incluem manter a torneira fechada ao limpar as mãos, procurar reaproveitar a água para diferentes tarefas e otimizar a lavagem da louça (que também aumenta na quarentena…).
Considere também lavar suas roupas em uma lavanderia delivery (a opção é mais sustentável do que lavar as peças em casa, além de poupar tempo na sua rotina e dispensar o deslocamento até o local).
Confira mais dicas fora da caixa para economizar água aqui.
Evite os descartáveis
O maior tempo passado dentro de casa nos mostra como podemos manter uma rotina com o menor número possível de itens descartáveis. Sem a correria nas ruas, pratos e copos de vidro são mais usados para a alimentação, assim como talheres de metal e outros utensílios duráveis.
Com essa facilidade, é um ótimo momento para repensar nosso consumo de descartáveis, evitando-o sempre que possível. Esse é um outro motivo para cozinhar mais em casa e evitar as refeições por delivery: a redução no volume de lixo.
Reaproveite embalagens
O atual cenário de quarentena é sinônimo de mais tempo livre para muita gente, o que nos faz voltar nosso olhar para o que utilizamos e consumimos na rotina.
Nesse sentido, esse também é um bom momento para investir na reutilização de materiais (como latas, caixas e outras embalagens). Organizadores para as gavetas, porta-acessórios, porta-lápis, artesanato… a imaginação é o limite.
Além de ser sustentável, esse reaproveitamento também pode virar um hobbie – ou uma fonte de renda extra!
Aproveite ao máximo a luz natural
Assim como a otimização do uso da água, o consumo inteligente de energia é uma das práticas sustentáveis que também têm um impacto positivo nas contas do mês.
A matemática é simples: mais tempo dentro de casa na pandemia, somado ao trabalho home office, gera aumento na conta de luz (e maior gasto energético, é claro).
Para equilibrar a situação, além das medidas básicas de economia de energia, vale apostar em uma tática especial: tirar o máximo proveito da luz natural durante o dia.
Procure sempre trabalhar em locais que recebem mais luz solar, além de manter cortinas e janelas abertas para garantir a claridade em casa. A dose de vitamina D e os benefícios para a imunidade são um extra!
E então, o que achou das dicas? Já vem aplicando alguma(s) das práticas sustentáveis acima nesse período de quarentena? Comente para nos contar e aproveite para saber como higienizar as roupas de modo a prevenir a contaminação por COVID-19!