Sabão em pó ou sabão líquido: qual a melhor opção

Entenda as diferenças entre sabão em pó e sabão líquido e saiba qual é a melhor opção para lavar suas roupas.

 

Tipos de tecidos das toalhas de mesa

Quem não gosta de vestir uma roupa bonita e se sentir bem? É maravilhoso quando adquirimos uma peça que combina com o nosso estilo, não é mesmo? É por isso que temos tanto cuidado com as nossas roupas principalmente na hora de lavar. É muito importante lavar as roupas da forma correta e saber qual tipo de produto usar: sabão em pó ou sabão líquido.

A verdade é que é muito comum ficar na dúvida entre sabão em pó e sabão líquido, afinal, apesar de a versão em pó ser mais antiga e popular, a opção em líquido vem sendo cada vez mais utilizada. Mas afinal, qual deles é melhor? Quais são as principais diferenças?

Se ainda tem dúvidas sobre qual tipo de sabão usar, não se preocupe. Criamos este artigo para esclarecer o assunto. Continue a leitura.

Diferença entre sabão em pó e sabão líquido

A versão em pó e a versão líquida do sabão possuem uma composição parecida. Ambas reúnem moléculas que se prendem à sujeira e diluem na água. Quando o assunto é limpar, os dois tipos resolvem o problema.

Entretanto, o sabão em pó carrega um volume maior de aditivos, como cloro, por exemplo, se tornando mais agressivo para a roupa do que o sabão líquido. Além disso, a opção líquida deixa uma quantidade menor de resíduos na lavadora e pode ser facilmente dissolvida durante o processo.

Outra diferença a ser levada em consideração é que o sabão líquido normalmente é mais concentrado, fazendo com que uma quantidade menor de produto seja o suficiente para deixar as roupas limpas.

Também vale lembrar que, como o sabão em pó é mais difícil de diluir, se você usa uma quantidade exagerada de produto, é comum encontrar pequenos pedacinhos de sabão que não se dissolveram.

Mesmo com essas diferenças, uma coisa é certa: a qualidade do produto sempre fará a diferença. Por isso, além de escolher o tipo de sabão, é importante estar atento à qualidade do produto.

Quando optar pelo sabão em pó?

Como falamos anteriormente, tanto o sabão em pó quanto o sabão líquido são úteis para lavar roupas e conseguem limpá-las normalmente. Entretanto, existem algumas situações em que um tipo de sabão acaba sendo mais recomendado.

É horrível quando, por exemplo, manchamos aquela peça de roupa favorita, não é mesmo? Saiba que o sabão em pó é uma excelente alternativa para remover essas manchas. Basta deixar o sabão sob a roupa por um tempo antes de realizar a lavagem.

Você pode também, por exemplo, eliminar as manchas de uma blusa jeans, diluindo a quantidade de sabão em pó na água e esfregar levemente a mancha. Depois de fazer isso e aguardar uns minutos com o sabão aplicado, basta fazer a lavagem normalmente e esperar o resultado.

Quando o sabão líquido é mais recomendado?

Os dois tipos de sabão conseguem entregar o mesmo resultado na limpeza das roupas. Entretanto, o sabão líquido é mais econômico. Outro ponto é que, como o sabão líquido é mais diluído, você pode levar desde calças jeans até roupas mais delicadas. Além disso, com o sabão líquido, é mais fácil manter as roupas com suas tonalidades originais.

Sabão em pó:

  • menos econômico;
  • menos diluído;
  • recomendado para remoção de manchas.

Sabão líquido:

  • mais econômico;
  • mais diluído;
  • peças mais delicadas.

Enfim, existem diferentes tipos de produtos, entre marcas e métodos que podem impactar a lavagem das roupas. Ao optar por uma lavanderia, você fica livre dessa preocupação.

Atualmente, além de usarem equipamentos adequados, as lavanderias otimizam o consumo de recursos e produtos, com o objetivo de deixar as roupas no melhor estado possível.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir mais dicas relacionadas ao assunto.

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!