10 dicas imperdíveis para manter as roupas duráveis

Você já se perguntou qual é o segredo das roupas duráveis? Além da preferência pela qualidade acima da quantidade na hora de comprar (seguindo a proposta do slow fashion), existem determinados cuidados com as peças que fazem toda a diferença para que elas se mantenham bonitas por muito mais tempo. 

Vale lembrar, aqui, que as fibras naturais têm maior durabilidade. É o caso de tecidos como algodão, linho, seda e lã. Se priorizar essas roupas é um bom caminho para compor o armário, a verdade é que todos os tipos de peças podem durar mais com as dicas certas na hora de lavar, passar e até guardar. 

Confira 10 ótimos cuidados para ter roupas muito mais duráveis a partir de agora! 

Roupas duráveis: como manter as peças bonitas por mais tempo?

roupas duraveis

1. Seja mais consciente ao comprar e dê uma olhada na etiqueta 

Não há como falar sobre o assunto sem tocar nesse ponto: a compra por impulso é inimiga da durabilidade. Aqui, é importante checar a etiqueta por dois motivos: primeiro, para verificar a composição, o que permite ter uma boa ideia da qualidade da peça. Segundo, para descobrir quais são as instruções de lavagem. 

Com essas informações, você saberá exatamente qual tipo de peça está adquirindo e quais serão os cuidados necessários, o que vai evitar “surpresas” desagradáveis. Como mencionamos, as fibras naturais são sinônimo de roupas duráveis e mais confortáveis, enquanto as sintéticas podem se desgastar ou desbotar com mais facilidade. 

É possível, ainda, que uma peça exija lavagem à mão ou limpeza a seco, por exemplo. Fique atento! 

2. Respeite os símbolos de lavagem 

Temperatura certa da água e do ferro de passar, lavagem na máquina ou manual, uso ou não de alvejante, orientações para usar a secadora… tudo isso está contido na etiqueta das suas roupas. Se você tem o costume de cortá-la, vale guardar ou memorizar as instruções! 

Lembre-se: na tentativa de agilizar ou tornar a lavagem mais prática, é bem provável que você acabe danificando, encolhendo, manchando ou desbotando suas peças. As orientações do fabricante existem para serem seguidas – e são grande parte do “segredo” das roupas duráveis. 

Para saber o que cada símbolo de lavagem significa, clique aqui! 

3. Nada de “lotação” na máquina: lave a quantidade adequada

Se você é uma das pessoas que coloca o máximo possível de roupas na máquina, é hora de parar com o mau hábito.

Ao invés de ganhar tempo, lotar o eletrodoméstico só fará com que a fricção entre as roupas seja maior – com isso, as fibras se esgarçam e aparecem as temidas bolinhas no tecido. Respeite a capacidade do aparelho!

4. “Prepare” as peças antes de colocá-las na máquina

Para evitar ainda mais os possíveis desgastes da fricção durante a centrifugação, fazer uma preparação rápida antes da lavagem é fundamental. 

Isso inclui cuidados básicos como esvaziar bolsos, abotoar, fechar zíperes e virar as roupas do avesso. 

5. Cuidado com os itens de couro 

As peças de couro (assim como os calçados) não podem ser lavadas do modo convencional, exigindo limpeza com produtos específicos. Os itens desse material, como se sabe, duram toda uma vida se houver os cuidados necessários. 

Outra recomendação fundamental é manter as roupas em ambiente fresco e livre de umidade. Para evitar rachaduras e marcas no couro, evite também dobrar as peças: o ideal é pendurar em cabides para preservar o formato e a textura originais. 

6. Para roupas duráveis, remova rapidamente as manchas 

A regra é simples: manchou, limpou. Quanto mais tempo a sujeira for deixada de lado, mais se impregnará nas fibras e mais difícil será a remoção, danificando sua roupa. Esse cuidado vale especialmente para as peças brancas e claras. 

7. Guarde corretamente e evite deformações 

Determinadas peças (como as de tricô, lã e malhas pesadas) podem se deformar e esticar se forem penduradas. Nesse caso, é melhor dobrá-las. Para os cabides, prefira roupas mais delicadas e estruturadas, como camisas de seda, jaquetas e blusas leves. 

Atenção: peças com detalhes delicados (como bordados e aplicações) ficam mais protegidas se forem guardadas/penduradas do avesso, evitando fiapos e danos ao tecido. 

8. Preste atenção à forma de secar 

De maneira geral, secar diretamente ao sol não é recomendado para peças brancas ou coloridas. Isso porque a ação solar desbota as roupas mais escuras/de cores vibrantes e amarela as mais claras. 

Nesse sentido, o ideal é secar sempre naturalmente (o uso de secadora também desgasta as fibras!), em ambiente bem ventilado e com luz indireta. 

É interessante, ainda, dispensar o uso de grampos ou pregadores de roupas – esses itens podem formar marcas profundas nos tecidos e acabam exigindo mais força e temperatura na hora de passar, o que também agride as peças. 

9. Tenha cuidados ao passar 

Em primeiro lugar, tenha em mente que nem todas as peças precisam ser passadas a ferro. Há tecidos (como a malha, os sintéticos e a lycra) que dispensam essa etapa e podem ser poupados do calor do eletrodoméstico.

Como não poderia deixar de ser, ficar de olho na temperatura máxima indicada na etiqueta é fundamental para não causar danos irremediáveis às suas roupas. Uma dica para evitar erros e economizar energia é começar passando os tecidos mais finos e delicados (como a seda), enquanto o aparelho ainda estiver esquentando. 

Em seguida, você pode aproveitar o melhor desempenho do ferro para passar as roupas pesadas, como jaquetas e calças jeans. 

10. Aposte nas reformas 

Ter roupas duráveis também significa fazer reforma! As peças não são descartáveis: é sustentável e até mesmo estiloso apostar em reformas sempre que necessário ou desejado. 

Seja para ajustar uma roupa que não serve mais, transformar um vestido, trocar botões ou mesmo fazer pequenos reparos para evitar maiores estragos (como desfiados, rasgos na costura ou buracos), contar com uma costureira ou um kit de costuras é uma verdadeira mão na roda. 

Por fim, vale destacar que a higienização em lavanderia delivery também garante máxima durabilidade para as roupas, além de grande praticidade. 

Nessas casas especializadas, as peças são lavadas, secas e passadas por profissionais capacitados, com os procedimentos mais adequados para cada tipo de tecido e/ou possíveis manchas. Facilite sua rotina e invista em roupas duráveis

[rock-convert-cta id=”4833″]

Créditos da imagem de destaque: wayhomestudio

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!