Com tanto carinho envolvido, os bichinhos de estimação acabam se tornando verdadeiros integrantes da família. A proximidade, porém, não deve extrapolar a higiene: a roupa de pet (assim como os demais acessórios) deve ser lavada de forma separada de outros moradores.
Vale lembrar, inclusive, que a higienização das peças do cão ou gatinho não apenas contribui com a saúde na casa, mas também previne riscos para os próprios animais. As roupas, assim como cama, cobertores e brinquedos, acumulam germes e bactérias e demandam limpeza frequente.
Quer saber como lavar roupa de cachorro, felinos e outros pets do jeito certo? Acompanhe e tome nota das nossas dicas!
Afinal, dá para lavar roupa de cachorro na máquina? E roupa de pet em geral?
Essa é uma dúvida bastante comum, mas a verdade é que a roupa de pet e grande parte dos seus itens (desde que sejam laváveis, é claro), podem ser higienizados na máquina de lavar sem maiores problemas. Isso inclui cobertores, panos e até a caminha.
Mas fica o alerta: para lavar na máquina de casa, é fundamental fazer uma limpeza prévia nas peças do pet, retirando o máximo possível de pelos e outras sujeiras. O aspirador é um bom aliado na tarefa. Com o cuidado, é possível evitar que esses resíduos se acumulem e danifiquem seu eletrodoméstico.
Depois da lavagem, é importante também higienizar a própria máquina com água sanitária. Dessa forma, ela estará devidamente limpa para receber as roupas dos outros moradores da casa. Por fim, vale a pena reforçar: jamais misture as roupas e itens do pet com as roupas do resto da família!
Saiba Mais: Como tirar pelo de roupa: 9 truques que funcionam
Como higienizar roupa de pet, caminha e outros: passo a passo prático
1. Dê uma olhada nas instruções das etiquetas ou embalagens das roupinhas, cobertores e camas do pet. É possível que alguns tecidos ou itens de espuma precisem de cuidados específicos, como lavagem à mão ou a seco. Se o item puder ser lavado na máquina, prossiga o passo a passo;
2. Antes de molhar, remova o excesso de pelos. Isso não só facilita e melhora a limpeza, como também evita o trabalho extra de tirar a sujeira da máquina. Para a caminha, o ideal é usar o aspirador. Você pode usar também fita adesiva ou luvas de borracha;
3. A roupa ou peça tem alguma mancha forte? O ideal é tratá-la antes de colocar na máquina com um produto tira-manchas e uma escova macia, deixando agir por alguns minutos;
4. Separe as roupinhas e itens escuros dos mais claros, evitando manchas e bolinhas;
5. Coloque as peças na máquina e aplique a quantidade adequada de sabão. Para roupa de pet, cobertores e outros itens dos bichinhos, o recomendado é usar detergente neutro, que tem ação anti-bactericida;
6. Ajuste o ciclo de lavagem da máquina conforme indicado na etiqueta. Em geral, as temperaturas mais altas são eficazes para eliminar os germes, e o ciclo normal costuma funcionar na maior parte dos casos. Algumas peças, porém, exigem o ciclo suave, como as roupinhas mais delicadas;
7. Deixe o ciclo finalizar e seque de acordo com as indicações do fabricante. Busque secar em local bem ventilado, o que evita o mau cheiro e acelera o processo da secagem.
Atenção: só volte a usar as roupas e acessórios no pet quando estiverem totalmente secos. Isso previne a proliferação de fungos e microrganismos, irritações na pele do seu animalzinho e outros problemas;
8. Não se esqueça da limpeza da máquina! Aposte na água sanitária para uma higienização completa, retirando possíveis pelos e sujeiras que tenham ficado para trás.
DICA: para uma lavagem mais sustentável e econômica, uma dica é aproveitar a água que sobrou da higienização de roupa dos humanos para limpar as roupas dos pets.
Como lavar roupa de pet na mão?
Roupinhas mais delicadas, certas caminhas e outros itens fabricados com determinados materiais pedem uma lavagem manual (não deixe de checar a etiqueta!). Aqui, o processo não é muito diferente da higienização das nossas próprias roupas.
Antes de molhar os itens, valem os mesmos cuidados de remover o excesso de pelos para facilitar a limpeza. Em seguida, encha um balde, tanque ou bacia com água morna e dilua o sabão (de preferência, detergente neutro). Insira a peça na água e deixe de molho por ao menos 10 minutos. Se o item estiver muito sujo, vale deixar mais tempo!
Se você estiver lavando uma caminha, certifique-se de que o enchimento interno seja completamente encharcado.
Depois é só esfregar delicadamente o item com uma escova macia, pano ou no próprio tanque, com destaque para as áreas mais manchadas e sujas. Enxágue abundantemente para retirar todos os resíduos de produtos, torça com cuidado e seque conforme recomendado. Prontinho!
Ah, vale lembrar: baldes, tanques ou recipientes usados para a lavagem manual também devem ser higienizados com a água sanitária.
Leia Mais: Serviço de lavanderia: 5 mitos e verdades
Com qual frequência lavar roupa de pet?
A frequência depende do estilo de vida do seu bichinho! Se ele fica só dentro de casa, é bem provável que a roupa permaneça limpa por mais tempo.
Por outro lado, se o pet sai à rua, convive com outros animais ou mesmo tem acesso ao jardim ou quintal, é preciso higienizar com mais regularidade. De maneira geral, a recomendação é lavar toda semana, e o mesmo vale para panos, cobertores ou itens que são usados pelo animalzinho com maior frequência.
No meio tempo, vale usar o aspirador de pó e, se for o caso, escovar o pelo do animal para evitar mais queda e sujeira.
Dessa forma, você garante a saúde do pet, a limpeza da casa e evita o mau cheiro característico da falta de higiene desses itens. O mais importante é incluir os objetos do animal na rotina de higienização da família!
E aí, tirou suas dúvidas sobre a limpeza correta de roupa de pet? Esperamos que as dicas te ajudem a cuidar ainda mais do seu bichinho! Aproveite para conferir nosso guia para lavar roupa preta (eliminando os pelos e sem desbotar a cor)!
Créditos da imagem de destaque: freepik