Quarentena: 10 ideias para ocupar o tempo extra e ter mais leveza

Como anda sua rotina em tempos de pandemia? Com a grande importância do isolamento social para conter a crise do COVID-19, o momento é desafiador para adaptar o dia a dia e driblar a ansiedade. Afinal, como lidar com a vida de quarentena? 

Na nova realidade, mesmo quem está em home office precisa reajustar suas atividades diárias e lidar com o maior tempo passado dentro de casa. Vale lembrar que, em épocas difíceis, incorporar pequenas atitudes para manter o ânimo e a cabeça em ordem é fundamental! 

A seguir, confira sugestões do que fazer para ocupar o tempo extra e enfrentar esse período com mais leveza! 

Vida de quarentena: 10 dicas para ocupar o tempo extra e ter uma rotina mais leve 

quarentena

1. “Estar perto não é físico”: aproveite o poder da tecnologia 

Ficar longe de pessoas queridas é uma das consequências mais dolorosas do isolamento social. Felizmente, todo o poder da tecnologia pode entrar em cena para reduzir essa distância e facilitar a comunicação. 

Não por acaso, plataformas como o Zoom (que permite fazer videoconferências com dezenas de participantes) têm disparado no número de downloads. O mesmo vale para redes sociais, o próprio WhatsApp – com sua opção de chamadas em vídeo – e aplicações como Skype e Google Hangouts. Use esses recursos a seu favor! 

Em tempo: a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a conexão via telefone, mídias sociais, videoconferência e outros. Manter a interação com amigos e familiares, afinal, é um cuidado-chave para a saúde mental. 

2. Pesquise cursos online do seu interesse

Eis outra grande oportunidade para aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer. Usar o tempo disponível para exercitar a mente e ampliar conhecimentos – ou mesmo adquirir uma nova habilidade – é uma das melhores maneiras de se manter ativo. 

Quer fazer aulas de violão, de aquarela, de História Antiga, de análise de dados? O terreno da internet é amplo e democrático, sendo possível encontrar boas opções (gratuitas e pagas) do seu interesse. 

Para se ter uma ideia, a Universidade de Harvard liberou 100 cursos gratuitos, que vão de Arte e Design à Ciência e Engenharia (conteúdo em inglês). No Brasil, a Casa do Saber e a renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV) são alternativas incríveis para quem quer se dedicar a aprender. Isso sem falar no YouTube e seus milhares de tutoriais e cursos livres. Vale a pena pesquisar! 

3. Tour virtual: visite museus do mundo todo sem sair de casa 

Que tal ampliar sua bagagem cultural? Muita gente não sabe, mas diversos museus ao redor do mundo promovem visitas virtuais, incluindo os famosos Louvre (França),  Museu do Prado (Espanha) e Museu Van Gogh, de Amsterdam, na Holanda. 

No Brasil, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, tem um acervo online imperdível que inclui fotos, vídeos e áudio. Vale a pena também navegar no Google Arts&Culture, que tem parceria com 500 galerias e museus para disponibilizar uma experiência interativa para os usuários. 

4. Aproveite para deixar a casa em ordem 

quarentena

Aquela faxina pesada que você está enrolando há tempos, o “quarto da bagunça” que você está evitando, a higienização dos tapetes e cortinas, a organização do guarda-roupas que sempre fica para depois: agora é uma boa hora para colocar a mão na massa e deixar a casa do jeito que você sempre quis. 

É importante lembrar que, nessa época de confinamento e necessidade de uma limpeza caprichada para combater o coronavírus, criar um ambiente limpo e organizado em casa é mais necessário que nunca! 

Para te ajudar, seguem alguns conteúdos úteis do blog Lavemcasa

5. Organize seus documentos 

Enfrentar a “papelada” e organizar os documentos e comprovantes é outra tarefa que sempre acabamos deixando para depois. Aqui, é importante separar o que pode ir para o lixo e o que deve ser guardado. Uma dica é usar pastas com separadores e marcadores para armazenar os papéis por tipos. 

Confira o prazo necessário para guardar alguns dos itens: 

  • Notas fiscais: guarde durante toda a vida útil do produto ou tempo de vigência do serviço;
  • Imposto de renda, IPVA e IPTU: guarde os comprovantes de pagamento e o recibo de entrega da declaração do IR por 5 anos. Os documentos de comprovação dos dados fornecidos no IR devem ser armazenados pelo mesmo tempo, caso a Receita faça algum questionamento;
  • Comprovantes de pagamento de gastos fixos: recibos de conta de água, energia elétrica, telecomunicações e outros devem ser guardados por 5 anos;
  • Aluguel, financiamento e condomínio: os recibos de quitação das contas e os documentos relativos à locação devem ser guardados por 3 anos após o encerramento do contrato.

6. Aprenda a cozinhar algo que sempre quis (ou aprimore suas habilidades!) 

Se você já é um cozinheiro de mão cheia e não consegue explorar seu talento na correria do dia a dia, este é o momento para testar as receitas que sempre quis. 

Quem não tem nenhuma habilidade com as panelas, pode aproveitar o tempo livre para aprender a preparar pratos gostosos e dominar o básico da cozinha – esse é um conhecimento que sempre vale a pena ter!  

Mais uma vez, a internet está cheia de vídeos, receitas e dicas para iniciantes. Aproveite!

7. Separe roupas e objetos para doação 

Aproveite o momento “organização e limpeza” para separar roupas, sapatos e objetos em bom estado para doar para quem precisa. Embora não seja o momento de deslocar-se até as instituições para entregar as doações, você já 10pode pesquisar ONGs e locais próximos à sua residência que estão precisando de apoio. 

8. Não se “afogue” na enxurrada de notícias 

O excesso de informação já é um dos principais desencadeadores de ansiedade dos nossos tempos. No meio de uma pandemia, tudo só se torna ainda mais exacerbado. 

No atual contexto, controlar o consumo de notícias é regra de ouro para manter a sanidade. Perceba seus limites e o modo como você se sente ao consumir mais ou menos conteúdo. É importantíssimo que todos se mantenham informados, mas sem ultrapassar a dose. 

Uma dica dos especialistas é conferir as notícias uma ou duas vezes ao dia, em horários definidos. Não se esqueça também de acompanhar somente fontes oficiais e verídicas. 

9. Dê uma chance para os exercícios físicos 

Não é conversa mole: a prática de exercícios físicos (adaptada para o ambiente doméstico, claro) traz uma série de benefícios para o corpo e a mente, com vantagens especiais para o atual momento. 

Com a circulação limitada ao espaço de casa, a tendência é mesmo ficar sedentário e sem gastar a energia necessária. A dica, aqui, é tentar incorporar um horário fixo de atividades físicas na rotina (mesmo que aos poucos, se você não tiver o costume). Aproveite o advento dos apps e vídeos nas mais diversas modalidades e libere serotonina! 

10. …ou não faça nada disso! 

É isso mesmo: em meio à enxurrada de conteúdos nos dizendo o que fazer durante a quarentena, é preciso lembrar que atravessamos uma situação sem precedentes e diferente de tudo o que já vivemos. Cobrar-se altos níveis de produtividade, neste momento, não é nada realista. 

Não há fórmula certa, única ou pronta para enfrentar o período de isolamento. Acima de tudo, procure ser gentil consigo mesmo e com as pessoas que estiverem compartilhando a casa com você.

Entre tantos medos e incertezas, o melhor jeito de vivenciar a quarentena é aquele que nos trouxer o maior bem-estar (seja nos ocupando com mil atividades ou passando os dias no sofá). Faça sua parte para colaborar com o todo e não se culpe!  

Por fim, procure se lembrar dos motivos do isolamento social durante os momentos mais difíceis. Ficar em casa é ajudar todos aqueles que não podem fazer o mesmo, além de ser um esforço para cuidar de nós mesmos, das pessoas queridas e do coletivo.  

E então, o que achou das dicas? O que você tem feito para preencher os dias de quarentena e deixar a rotina mais leve? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!