Muita gente não sabe, mas além da praticidade e do custo-benefício, lavar as roupas em lavanderia também colabora para a preservação do meio ambiente. Já abordamos, aqui no blog, que ter uma vida mais sustentável tem a ver com pequenos hábitos e mudanças cotidianas, otimizando ao máximo o uso dos recursos naturais.
Nesse sentido, a escolha por terceirizar a tarefa de lavar e passar roupas traz benefícios que vão além da economia de tempo e da maior durabilidade das peças. A seguir, saiba por que optar por esse caminho também traz vantagens do ponto de vista ecológico!
Por que lavar roupa na lavanderia contribui para a preservação do meio ambiente?
Otimização dos recursos naturais
Como os processos de higienização são realizados em maior escala nas lavanderias, o resultado é mais otimização no uso dos recursos (água e energia), além da utilização inteligente dos produtos de limpeza e da destinação adequada dos seus resíduos.
Trata-se, afinal, de um maquinário especializado e adequado para a lavagem de um grande número de peças, que são higienizadas com base nas suas necessidades específicas. Em contrapartida, a lavagem em casa é sinônimo de um maior consumo energético e de água em cada ciclo da máquina – e o mesmo vale para o uso do ferro de passar.
Menos consumo de água
Quando o assunto é preservação do meio ambiente ao lavar as roupas, o consumo consciente de água é um dos tópicos mais importantes. Na prática, os números revelam a otimização impressionante dos serviços profissionais.
Para se ter uma ideia, uma família de 4 pessoas consome aproximadamente 5400 litros de água por mês ao lavar roupa em casa. Ao optar por uma lavanderia, no entanto, uma família do mesmo porte passa a gastar cerca de 2160 litros mensais – isso representa nada menos do que uma economia de 3240 litros de água ou de 40% ao mês.
Os dados, vale mencionar, foram obtidos pelo Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo) a partir de informações fornecidas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pela ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).
É interessante dizer que o uso mais consciente e otimizado de água ocorre principalmente porque as máquinas das lavanderias trabalham sempre cheias, higienizando um volume maior de roupas por ciclo. Em consequência, não há apenas um melhor aproveitamento da água, mas também de tempo, energia e itens de limpeza.
Por fim, tenha em mente também que o grande volume de água para lavar roupa em casa se reflete nas contas ao fim do mês. Uma pesquisa da Universidade de Michigan em parceria com a Sabesp revelou que 21% da conta de água dos brasileiros vem da tarefa doméstica.
Menor gasto de energia
A lógica é simples: nas lavanderias, o maquinário opera em maior capacidade, a higienização é feita em maior escala e há pouco ou nenhum desperdício de recursos naturais. Com isso, além da água, é claro que a economia sustentável também se estende à energia elétrica utilizada.
O mesmo estudo da Sabesp e da Universidade de Michigan (já mencionado no último tópico) também mostrou que os brasileiros que lavam roupas em lavanderia poupam 21% na conta de luz.
Destinação adequada dos resíduos
Você já parou para pensar sobre os impactos dos restos de sabão, amaciante e outros produtos químicos utilizados quando escoam pelo ralo e são liberados nos corpos d’água? Pois bem: a questão da destinação dos resíduos é um ponto bastante sensível em se tratando da preservação do meio ambiente.
Quando lavamos nossas peças em casa, os solventes e insumos resultantes da higienização são despejados diretamente no esgoto comum, poluindo rios e lagos. Vale lembrar, ainda, que certos tipos de manchas nas roupas e produtos químicos mais fortes utilizados na limpeza são especialmente nocivos ao ecossistema – e mesmo à nossa saúde.
Atualmente, grande parte das lavanderias segue protocolos rígidos de segurança e sustentabilidade, destinando adequadamente seus resíduos de forma a tratá-los e minimizar os efeitos na natureza.
Máquina de lavar e secadora domésticas geram mais desperdício
Além do maior consumo de água e energia (e das consequentes “altas” nas contas do final do mês), lavar roupas em casa de fato cria muito mais “oportunidades” de gerar desperdício de recursos naturais.
É comum, por exemplo, lavar poucas peças na máquina em cada ciclo (principalmente para quem mora sozinho ou deseja lavar itens de uma mesma cor), além de abusar dos segundos/duplos enxágues para remover manchas e resquícios de sabão.
Com isso, o desperdício dos recursos tende a ser bem maior. Vale lembrar, inclusive, que o consumo da máquina de lavar varia conforme a capacidade de cada eletrodoméstico (e pode ser muito alto mesmo nos modelos menores). Veja:
- Lavadoras menores, de até 10 kg: gasto médio de 82 a 135 litros de água por ciclo;
- Lavadoras de 11 – 12 kg: gasto médio de 82 a 168 litros por ciclo;
- Lavadoras de até 17 kg: gasto médio de 98 a 197 litros.
Fique atento – os ciclos completos de lavagem (em várias etapas) oferecidos pelas máquinas gastam ainda mais água. A temperatura alta também aumenta o gasto energético. O ideal é optar pela água fria ou morna e por processos mais curtos na higienização caseira das peças.
Por sua vez, as secadoras também não são opções nada econômicas. Além do alto consumo de energia, os aparelhos estão relacionados à emissão de gases na atmosfera e levam à necessidade de passar as roupas em seguida. Em casa, prefira secar as peças naturalmente e passe a ferro somente o que for necessário.
A lavanderia, como já mencionamos, é mesmo um caminho mais prático, econômico e positivo na perspectiva da preservação do meio ambiente.
Lavanderia é opção mais sustentável, prática e econômica
Trazendo inovação para um dia a dia mais cômodo, as lavanderias têm se reinventado para aliar sustentabilidade à tarefa tão frequente de lavagem e passadoria de roupas.
Na Lavemcasa, você escolhe o plano que cabe no seu bolso e que mais se adapta às suas necessidades. A tendência, no serviço profissional, é sempre que os recursos naturais utilizados sejam proporcionais à quantidade de peças.
Para além da questão sustentável, o serviço de lavanderia traz outras grandes vantagens, incluindo economia de tempo, maior durabilidade das roupas (que serão higienizadas por profissionais especializados) e grande praticidade no processo, com destaque para a modalidade delivery por aplicativo.
E então, gostou de saber mais sobre como a escolha pelas lavanderias contribui para a preservação do meio ambiente? Esperamos que sim. Para te ajudar a ampliar seus conhecimentos e fazer mais opções sustentáveis no dia a dia, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre pegada ecológica. Confira o conceito e saiba como reduzir seus impactos ambientais!