Posso lavar o tênis branco na máquina de lavar roupas?

Tenis Branco

Qualquer combinação de roupas fica incrível com um tênis branco. Com isso, ele está presente em quase todos os guarda-roupas. 

Porém, ele dá mais trabalho, já que suja e amarela com mais facilidade. Assim, saber se é possível lavar o tênis branco na máquina de lavar roupas pode ajudar você a poupar muito tempo e esforço. 

A realidade é que o tênis branco exige cuidado. Afinal, você usa uma vez e já consegue ver que ele não está mais tão branco quanto antes. E caso você seja daqueles que nunca tiram o tênis do pé, a situação fica ainda mais crítica. Se juntarmos isso à preguiça de lavar o calçado à mão, temos a combinação perfeita para o desastre. 

Mas, existe uma luz ao fim do túnel que muitas pessoas não sabem: você pode falar o seu tênis branco na máquina de lavar roupas!

Esse é o sonho daqueles que amam praticidade igual amam seu tênis branco. Mas, não é simples como jogar o tênis na máquina de qualquer jeito, é necessário que você tome alguns cuidados.

Todo tênis pode ser lavado na máquina?

Diferentes tipos de tecidos, demandam diferentes tipos de lavagem, e seu tênis também segue essa regra. 

O primeiro passo para saber se o seu tênis pode ser lavado na máquina de lavar roupas é ler as instruções do fabricante. Ela é a maior fonte de informação que você terá sobre o seu produto.

Caso ela conste que o tênis não pode ser lavado na máquina, é melhor esquecer a ideia. Um exemplo são os calçados de couro, eles não podem ser imersos em água, com o risco de danificar o material. Então, para eles, a melhor opção é passar um pano úmido com água fria ou morna.

Mas, a boa notícia é que quase todo tênis pode ir na lavadora. Afinal, a maior parte desses calçados são feitos de pano (como é o famoso All-Star) ou de fibras têxteis (temos como exemplo os tênis de corrida).

Passo a passo para lavar o tênis branco na máquina de lavar roupas

A seguir, vamos listar o passo a passo para se lavar o tênis branco na máquina de lavar roupas.

  1. Lave o tênis separadamente: Pode parecer óbvio, mas precisamos ressaltar a importância dessa etapa para que ninguém esqueça. Lavamos o tênis branco separadamente para preservar o próprio tênis e as demais roupas. Misturar o tênis branco com roupas coloridas pode manchar o calçado, e, ao mesmo tempo, danificar as demais roupas. 
  2. Retire o excesso de sujeira: Se o tênis estiver muito sujo, é recomendado que ela seja removida. Por exemplo, imagine que você pisou no barro e precisa lavar seu tênis. Caso o excesso de sujeira não seja removido, é provável que ao lavar o calçado na máquina ele fique nadando naquela sujeira e saia mais sujo do que entrou. 
  3. Água e sabão: você pode escolher o sabão de sua preferência na hora da lavagem. Mas, é sempre melhor optar por lavar o calçado na água fria ou morna, nunca ultrapassando os 30ºC.
  4. Saco especial para lavagens: Por demandar mais cuidados, é recomendado que você coloque seu calçado em um saco especial para lavagens. Eles são feitos de pano e repletos de furos, permitindo que a água e o sabão passem, realizando a lavagem, ao mesmo tempo em que protege o tênis de maiores danos. 
  5. Deixe secar em um local ventilado: Nunca centrifugue seu tênis. A melhor opção é deixar ele secar em um local aberto e que receba bastante ventilação.

Tenis Branco

Dicas para manter o tênis branco 

Após a lavagem, caso o tênis branco ainda apresente manchas, você terá que utilizar produtos mais fortes, como alvejantes e tira-manchas. Neste caso, é preciso aplicar o produto diretamente no local da mancha e deixar ele fazer seu efeito. 

Após a mancha ser removida, lave o tênis novamente para se certificar que não há nenhum resíduo acumulado.

Outra dica para conservar seu tênis branco é aplicar impermeabilizantes no calçado e usar produtos anti mofo. Ambos ajudarão a preservar a peça, sem deixar sujar ou amarelar com tanta frequência.  

Com o passo a passo e as dicas acima, lavar o tênis branco na máquina de lavar roupas será uma atividade simples e fácil. Esses cuidados são muito importantes para manter a integridade e beleza do calçado. Por isso, não pule nenhum passo e se atente a todos os pontos citados aqui.

Ainda com medo de lavar seu tênis na máquina de lavar roupa? Tem medo de colocar muito sabão e estragar o calçado? Então aprenda como tirar o excesso de sabão em pó da máquina de lavar roupas.

 

LAVA EM CASA

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!