Calma para os olhos, respiro no dia a dia, contato com a terra: muito mais do que uma tendência de decoração, falar em plantas para ter em casa é falar em criar uma proximidade simples e necessária com a natureza.
Assim como acontece com a horta caseira, você não precisa ter um jardim ou área externa para se render ao charme de flores e folhagens – e também não precisa ser expert para manter suas plantas vivas e vistosas.
Na prática, com um pouco de pesquisa e cuidado (observando inclusive a quantidade de luz que seus ambientes recebem), é possível escolher entre diversas espécies fáceis de cuidar e com grande impacto visual.
As delícias (e benefícios) de ter plantas em casa
Os benefícios de ter essas companheiras dentro de casa vão muito além da sensação de bem-estar: são comprovados cientificamente.
Um famoso estudo da NASA (realizado em 1989 e revisitado em 2015) confirmou que manter determinadas espécies em ambientes internos melhora significativamente a qualidade do ar.
De acordo com os pesquisadores, muitas plantas para ter em casa são capazes de filtrar substâncias maléficas para a saúde que vêm de tintas, fumaça de cigarro, produtos de limpeza , escapamentos de veículos e outros.
Outros estudos revelaram mais benefícios, incluindo:
- Redução de estresse, fadiga, reforço no sistema imunológico;
- Melhora no humor, produtividade, concentração e criatividade;
- “Limpeza” do ar ao absorver toxinas, aumentando a umidade e produzindo oxigênio.
Não se pode subestimar, ainda, que as plantas concedem vida, cor e aconchego a qualquer espaço – seja no cantinho do home office, no quarto, na sala ou outro lugar da casa.
Por sua vez, a rotina de cuidados de rega, poda e adubação das plantinhas também traz bem-estar e relaxamento para a vida cotidiana, sendo um ótimo “pretexto” para fazer uma pausa necessária entre as tarefas do dia.
Leia Mais: Casa arrumada: como organizar espaços pequenos?
Selvinha urbana: 7 plantas para ter em casa
Bromélia
De visual tropical e flores de cores vibrantes (que variam principalmente entre o amarelo, o vermelho e o laranja), a bromélia é uma ótima escolha tanto para a área externa quanto interna da casa.
Em geral, essa espécie gosta bastante de luminosidade. É importante ter cuidado na rega, mantendo as raízes e o “tanque” central úmidos e com água (cuidado com o excesso!). Nos dias de calor, use o borrifador de água para umeceder as folhas.
Costela de adão
Cada vez mais apreciada para decorar os ambientes de casa, a costela de adão ou monstera é uma planta linda e muito versátil, adaptando-se a diferentes ambientes e contando com bastante resistência.
A planta (com grandes folhas de desenho característico) idealmente deve ser mantida em locais de meia-sombra, que recebem um pouco de iluminação indireta. De toda forma, a monstera sobrevive bem em ambientes de pouca luz e também a baixas temperaturas.
Dica: na decoração, é interessante tanto mantê-la do jeito tradicional (plantada em vaso) ou com uma ou poucas folhas avulsas, mantidas em um recipiente mais alto para decorar móveis.
Leia Mais: Casa minimalista: 7 dicas para transformar seu espaço
Lírio da paz
De bela folhagem verde-escuro e delicadas flores brancas, o lírio da paz purifica o ar e absorve a umidade dos ambientes (sendo muito interessante para climas litorâneos e também para decorar os banheiros).
Por conta desse poder de absorção, a espécie também é uma ótima aliada para combater o mofo. Eis um belo exemplar entre as plantas para ter em casa!
O lírio do vale gosta de sombra e demanda regas frequentes: fora isso, não é uma planta de muitos cuidados! Vale acrescentar: se ingerida acidentalmente, a planta pode causar irritação e náuseas. Se houver crianças ou pets em casa, deixe-as suspensas ou em ambientes restritos aos adultos.
Jiboia
De fácil manutenção, a jiboia é sinônimo de adaptabilidade. Para ficar no interior de casa, ela pode ser plantada em vasos, acomodando-se no espaço pequeno e mantendo folhas menores. A folhagem fica linda suspensa e na decoração de estantes.
Nas áreas externas, essa planta-camaleão pode se comportar como cerca viva ou trepadeira. Quando o assunto são os cuidados, é recomendado regar 2 vezes por semana, intensificando ou diminuindo conforme a estação.
A jiboia é bastante fácil de cuidar. Para deixá-la sempre bonita, no entanto, vale adicionar húmus de minhoca ou compostos orgânicos a cada 3 meses.
Orquídea
Em se tratando de plantas para ter em casa, não há quem não aprecie a beleza de uma orquídea. Ao contrário do que muita gente pensa, a flor não é exigente e não demanda expertise em jardinagem para fazer a manutenção.
Cuidado, porém, para não pecar no excesso de água: regue uma vez a cada 4 dias ou mesmo semanalmente. Outra dica é preferir os vasos de barro, que são mais porosos e faz uma melhor drenagem da água.
A orquídea pode ser colocada em qualquer lugar da casa que receba iluminação indireta.
Leia Mais: Como lavar cortina: dicas e cuidados para cada tipo
Peperômia-melancia
O nome não é casual: essa espécie têm folhas que se assemelham muito à fruta! Graciosa e muito vistosa, a peperômia-melancia fica linda em jardins verticais, mas também é uma ótima escolha para decoração em vasos.
O ideal é manter a terra sempre úmida, regando sempre que perceber um aspecto seco. A peperômia queima se for exposta a muito sol. Por isso, aposte em claridade e no posicionamento próximo a uma janela (que recebe apenas algumas horas de iluminação).
Hera
Quando falamos em hera, a primeira lembrança que vem à mente geralmente é a de muros europeus cobertos dessa folhagem densa e de desenho singular. Os muros, entretanto, não são a única maneira de aproveitar a beleza e o frescor da espécie.
Além da trepadeira, a hera também pode ser encontrada no seu formato de porte “anão”, que pode ser cultivado em vasos e é uma linda opção de planta suspensa.
Boa umidificadora e purificadora do ar, a hera gosta de sol ou meia-sombra. Faça regas constantes, sempre tomando o cuidado para não encharcar o solo. O vaso deve ter boa drenagem.
Além das que listamos acima, é possível escolher entre uma ampla variedade de plantas para ter em casa. Gosto, decoração e necessidades de manutenção à parte, a verdade é que deixar nossos espaços mais verdes faz toda a diferença para dias mais cheios de vida.
Aproveite para conferir nossas dicas para reciclar seu lixo orgânico e fazer compostagem em casa!