Além de ser cansativa e demandar tempo, a tarefa de passar as roupas também exige certa habilidade, o que desanima a grande maioria das pessoas. Com isso, é comum buscar por soluções mais rápidas e práticas, incluindo o passador de roupa a vapor.
Também conhecido como steamer, passadeira a vapor ou vaporizador de roupas, o aparelho promete otimizar o momento de deixar as peças lisinhas e facilitar o transporte. Mas será que é mesmo uma boa opção?
Para esclarecer suas dúvidas, abordamos as vantagens e desvantagens do passador de roupa a vapor a seguir, assim como suas diferenças em relação ao ferro de passar e outras dicas. Acompanhe!
Passador de roupa a vapor: como funciona?
Em primeiro lugar, vale lembrar que o passador de roupa a vapor é um dispositivo para desamassar os tecidos com o uso de vapor d’água e temperatura constante. Muitas vezes, os steamers são encontrados em hotéis e podem até mesmo serem levados na mala.
É importante ter em mente, no entanto, que o portátil é apenas um dos modelos do aparelho: existe também o passador de roupa a vapor profissional, que se apoia no chão e conta com um cabide ajustável para pendurar as peças.
Compactos e práticos, os passadores portáteis são a opção de muitas pessoas, que buscam um aparelho de fácil transporte. Por sua vez, o steamer profissional também pode ser usado em casa, sendo equipado com luva térmica para evitar possíveis queimaduras.
Tal como o ferro a vapor, o passador de roupa a vapor possui um compartimento que deve ser preenchido com água. Menos potente que o eletrodoméstico tradicional, o steamer tem como objetivo remover marcas leves em roupas e tecidos (como as peças que ficaram muito tempo dobradas e não estão profundamente amassadas).
Trata-se também de uma boa opção para finalizar a passadoria das roupas, como um cuidado final para alisar as fibras.
Versão portátil ou modelo de chão: qual escolher?
Afinal, qual dos dois modelos de steamer eleger? Pois bem: as versões menores e portáteis são indicadas para quem deseja levar o aparelho no carro ou na mala, dando toques finais nas roupas para remover marcas pequenas e pontuais.
Já os modelos de chão, que são maiores, são melhores escolhas para quem precisa lidar com um grande número de peças, uma vez que oferecem mais capacidade no compartimento de água e proporcionam mais conforto no uso.
É importante destacar que o mercado disponibiliza aparelhos de diferentes potências e funcionalidades.
Dá para substituir o ferro pelo passador de roupa a vapor?
Já adiantamos a resposta: não, um eletrodoméstico não substitui o outro! Como mencionamos, o passador a vapor tem um efeito mais leve, sendo indicado para desamassar pequenos vincos e marcas – portanto, é ideal para as peças de tecidos delicados e finos, assim como as roupas com detalhes e aplicações.
O steamer também é uma boa pedida para sofás, cortinas, colchas e lençóis.
Caso aplicado em tecidos de fibras mais grossas, com vincos mais profundos (como o jeans), o aparelho tende a não trazer resultados eficazes.
Por sua vez, o ferro de passar consegue desamassar mesmo os tecidos mais pesados – e pode queimar peças mais finas, se não houver cuidado.
Nesse sentido, o passador de roupa a vapor e o ferro não se substituem, mas são complementares. As peças mais finas, que podem ser danificadas com o ferro, são boas opções para o uso do steamer – por outro lado, as mais pesadas geralmente exigem a adoção do ferro tradicional.
É importante ressaltar, entretanto, que ambos os aparelhos têm suas próprias instruções de uso, assim como cada peça conta com suas orientações ideais para passadoria (principalmente temperatura). Fique atento!
Quais são as vantagens do aparelho?
- O passador de roupa a vapor pode ser utilizado em grande parte dos tecidos, sendo ideais para peças delicadas e com bordados, pedrarias, tachinhas e outros;
- Ótima opção para as peças que não podem ser passadas com o ferro tradicional;
- O modelo portátil é muito prático e pode ser levado em viagens;
- Em geral, os aparelhos levam de poucos segundos a um minuto para aquecerem, podendo ser utilizados logo em seguida;
- Não há contato com uma placa quente de metal, o que evita queimar os tecidos (interessante paa quem não tem muita experiência com o ferro);
- A maior parte dos modelos pode ser usada de 30 minutos até 1 hora ininterrupta sem precisar reabastecer o repositório de água;
- Muito prático para as situações em que a roupa amassou com o uso ou quando estava guardada no armário, assim como quando a peça foi utilizada uma vez e deseja-se utilizá-la novamente;
- É uma ferramenta eficiente para higienizar as roupas rapidamente, além de minimizar odores de fumaça, cigarro e outros;
- Os modelos maiores são ótimos para passar vestidos, cortinas e camisas sociais.
Vale ter em mente, aqui, que as vantagens do uso do aparelho dependem do bom uso do mesmo, seguindo-se as orientações do manual e as instruções da etiqueta da peça.
E as desvantagens?
- Como já dissemos, o passador não é eficiente para passar tecidos pesados, a exemplo de jeans, casacos, fronhas e toalhas de mesa. Os vincos mais profundos, portanto, não podem ser passados somente com o steamer;
- Peças de couro não se dão bem com o vapor do aparelho;
- O manuseio do passador (principalmente do modelo de chão) pode ser mais trabalhoso em relação ao ferro tradicional;
- Os modelos de chão demandam mais espaço para serem guardados em casa;
- A aquisição de bons passadores pode envolver custos mais altos, embora os preços tenham se tornado mais acessíveis com as diversas opções de marcas;
- O passador de roupa a vapor, como podemos perceber, não dispensa o uso do ferro tradicional em determinadas situações.
Afinal, vale a pena apostar no passador de roupa a vapor?
Pois bem: como vimos, o passador de roupa a vapor pode atuar como um bom complemento ao ferro de passar, trazendo praticidade e facilidade para muitas situações. Entretanto, se o objetivo for ter um único eletrodoméstico para deixar todas as roupas bem passadas, apostar somente no steamer não é uma boa ideia.
O passador, no entanto, é uma boa escolha se a ideia for investir em um aliado para as roupas mais delicadas ou para finalizar as peças que já passaram pelo ferro e precisam apenas de uma “desamassada” rápida no dia a dia.
Simplifique sua vida com um serviço de lava e passa!
O melhor método de passadoria vai mesmo depender das necessidades de cada tecido e estilo de peça. Por si sós, o ferro de passar e o steamer são indicados para roupas e momentos diferentes, podendo se complementar nas diversas situações.
Nesse sentido, para simplificar toda a tarefa e reduzir o investimento em eletrodomésticos, contar com o serviço de uma lavanderia delivery (que inclui a passadoria das roupas) é a solução mais prática para poupar tempo e garantir que cada peça será não somente lavada, mas também passada da maneira mais adequada.
E então, gostou das dicas? Esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre o passador de roupa a vapor e seus prós e contras! Fique de olho no blog para mais novidades e até a próxima!
Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.
Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto !
[rock-convert-cta id=”4903″]
Créditos da imagem de destaque: pressfoto