O que causa mofo nas roupas: motivos e soluções para o bolor

 

 

Muitas vezes, principalmente na troca de estações, nos deparamos com um problema comum no guarda-roupa: peças emboloradas. Além das manchas em si, o mau cheiro de “tecido guardado” denuncia a umidade do ambiente e outros descuidos de armazenamento – mas as razões pelo inconveniente podem ser outras. Afinal de contas, o que causa mofo nas roupas

A seguir, esclareça essa dúvida e saiba como evitar o problema de uma vez por todas, além de conferir dicas valiosas para remover o bolor das peças. Vamos lá? 

 

Afinal, o que causa mofo nas roupas? 

 

Antes de tudo, é importante lembrar que o mofo ou bolor é causado por fungos, proliferando-se em ambientes úmidos e preferencialmente fechados. Afetando desde objetos, paredes, armários, móveis em geral e até a própria estrutura das casas, esses microrganismos podem provocar grandes estragos – e não seria diferente com as nossas peças pessoais! 

Nesse sentido, quando o assunto é o que causa mofo nas roupas, vale dizer que os mais diversos aspectos podem favorecer o problema: a região em que você mora, a estação do ano, a umidade relativa do ar, o modelo do guarda-roupas, o local da casa em que o guarda-roupas está, a forma como as peças são armazenadas no dia a dia, a presença ou não de bolor nas paredes… são muitos fatores! 

De maneira geral, as principais causas de bolor nas peças são: 

  • guarda-roupa pouco arejado e/ou úmido; 
  • erros no armazenamento, como guardar as peças em sacos plásticos, que não permitem que os tecidos “respirem”;
  • hábito de guardar as roupas ainda úmidas;
  • deixar as roupas “largadas” antes de levá-las para a máquina ou para a lavagem manual;
  • deixar as peças no cesto de roupas sujas por muito tempo (a situação piora quando o cesto fica em local fechado/úmido/pouco arejado);
  • colocar roupas úmidas de suor ou de chuva no cesto de roupas sujas. 

Confira também ? Como secar roupas em dias de chuva: 8 dicas para facilitar

 

Usar “roupa mofada” faz mal? 

 

De fato, não é apenas a questão estética que fica comprometida. Além das manchas características do bolor (e do cheiro desagradável), a verdade é que usar roupas com forte presença de mofo pode trazer problemas – por vezes sérios – de saúde. 

Vale lembrar que as condições que propiciam o mofo também colaboram para a proliferação de ácaros, piorando o contexto. A partir daí, alergias, problemas dermatológicos e respiratórios podem surgir ou se agravarem, principalmente nos casos em que um ou mais ambientes da casa já estão “tomados” pelos microrganismos.  

 

Como evitar mofo nas roupas: 8 dicas valiosas para o dia a dia 

 

Créditos: freepik

 

Como não poderia deixar de ser, saber o que causa mofo nas roupas é o primeiro passo indispensável para descobrir como combatê-lo (e evitá-lo!). 

Em primeiro lugar, fica o alerta: se houver desconfianças nesse sentido, é fundamental investigar se a questão do mofo e da umidade não diz respeito a um problema mais sério na estrutura da casa ou apartamento. Infiltrações, por exemplo, podem comprometer não apenas as paredes e a edificação como um todo, mas também móveis e objetos pessoais. Lembre-se de que a saúde está em primeiro lugar! 

Nesse cenário, ressalva à parte, a boa notícia é que é possível lançar mão de medidas simples no dia a dia para evitar o mofo nas roupas. Confira: 

  • mantenha as portas do guarda-roupa abertas por algumas horas todos os dias, promovendo a ventilação do móvel;
  • sempre que possível, exponha as roupas mais pesadas ao sol. Isso vale para casacos, edredons, cobertores e peças de couro em geral; 
  • mantenha o guarda-roupa sempre limpo e livre de umidade. Além de uma manutenção semanal, é importante investir em uma higienização mais pesada uma vez ao mês. Para isso, uma dica interessante é usar uma solução de água e vinagre, que tem grande poder anti-mofo. Caso já haja bolor, utilize luvas e máscara no processo;
  • não encoste o móvel utilizado para guardar as roupas diretamente na parede. O ideal é manter um espaço de pelo menos 2 cm entre o armário/cômoda e a parede; 
  • jamais guarde peças molhadas ou úmidas. Garanta que elas estejam 100% secas antes do armazenamento; 
  • deixe as roupas muito suadas (como as de academia e esportivas) arejando por um tempo antes de colocá-las no cesto de roupa suja; 
  • invista em desumidificadores e sachês caseiros para os armários e gavetas em que as roupas ficam armazenadas. Sílica gel, pedaços de giz e potinhos de bicarbonato de sódio são boas pedidas; 
  • garanta a limpeza completa das roupas de inverno (e outras peças que ficam muito tempo armazenadas) antes de colocá-las no guarda-roupa. Para protegê-las, opte por sacos de TNT ou algodão (em especial no caso dos itens de couro e camurça). Embalagens a vácuo podem ser utilizadas para edredons, cobertores e peças mais volumosas.
  •  

Como tirar mofo de roupa: dicas rápidas 

 

Agora que você sabe o que causa mofo nas roupas e como evitá-lo, tome nota de alguns truques caseiros para remover as manchas de bolor das peças:

Vinagre branco + pano umedecido 

Umedeça um pano limpo em água e molhe-o em vinagre de álcool branco. Em seguida, esfregue o pano suavemente nas manchas de mofo, repetindo o procedimento se necessário. Para finalizar, deixe a roupa secar à sombra e lave-a como de costume. 

É possível, ainda, deixar a peça de molho na solução de água e vinagre por cerca de 20 minutos (a dica é interessante para as peças de lã e tecidos mais delicados). Ao final, finalize também com a lavagem normal. 

Água sanitária para peças brancas 

Potente, a água sanitária é tiro e queda para remover manchas e eliminar fungos e outros microrganismos. Entretanto, sabemos que o produto é forte e desbota as peças. Nesse sentido, reserve esse truque para as roupas brancas e de tecidos mais resistentes, certo? 

Aqui, você pode optar entre dois métodos. O primeiro é misturar uma xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e deixar a roupa de molho na solução por 30 minutos.

Por sua vez, o segundo método consiste em misturar 100 ml de água sanitária em 5 litros de água, deixando a peça de molho por cerca de 15 minutos. 

Em ambos os casos, enxágue e lave a peça normalmente após o período de molho. 

Bicarbonato de sódio para manchas resistentes 

Essa é uma ótima dica para as manchas mais antigas e resistentes de mofo, especialmente nos casos de peças guardadas há muito tempo. Isso porque o bicarbonato, misturado à água, consegue retirar as marcas das fibras sem agredir o tecido.

Para partir para a receita, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Em seguida, em uma panela grande, coloque a roupa na mistura e ferva a solução. Para concluir, lave a peça normalmente. 

Neste momento, é importante destacar que os truques caseiros costumam ser eficientes, mas exigem cuidados e nem sempre geram os resultados desejados. Por esse motivo, para assegurar que as roupas mofadas sejam devidamente higienizadas e recuperadas (sem riscos de danos ao tecido), o ideal é contar com os serviços especializados de uma lavanderia

Na Lavemcasa, você pode higienizar essas e outras peças da forma mais prática e simples possível, contando com a facilidade do modelo delivery diretamente de um aplicativo no seu celular. 

Esperamos que tenha gostado das dicas! Agora que você sabe o que causa mofo nas roupas e esclareceu outras dúvidas relacionadas, conheça nossos serviços e simplifique sua rotina!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: master1305

 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!