O verão é sinônimo de muitas coisas, como praia, sol, alegria e calor. Muito calor.
Desse modo, sabendo que não podemos evitar a estação mais quente do ano, o que é possível de se fazer é amenizar as altas temperaturas durante o dia a dia. Para isso, é importante que você fique de olho na composição de suas roupas e qual é o material delas. Isso porque alguns tecidos são mais indicados para épocas de calor do que outros.
Durante o verão o que mais vemos nos tecidos são cores vibrantes, estampas e repletos de suor. Isso acontece já que muitas roupas não são feitas com tecidos respiráveis. Assim, essas peças retém o calor e dificultam a transpiração, provocando mais suor e uma sensação de abafamento.
Por isso, para se ter conforto é necessário que o guarda-roupa tenha as peças da estação, como saias, vestidos e camisetas, feitas em tecidos específicos que ajudem a pele a respirar.
Abaixo, conheça nove modelos de tecidos que são indicados para você usar no verão.
Créditos: www.freepik.com/home
Algodão
O algodão é um tecido 100% natural e comum na composição de diversas peças. Ele é ideal para o verão por permitir que a pele transpire, evitando o acúmulo de suor. Além disso, o tecido é macio, durável e se adapta bem a qualquer clima, sendo indicado, principalmente, para os dias quentes e úmidos.
Seda
A seda é um tecido natural e “frio”. Essa qualidade faz com que as roupas feitas de seda sejam uma boa opção para a estação mais quente. Porém, a seda pura pode ter um custo maior que outros tecidos.
Assim, um bom substituto é a cambraia acetinada. Esse tecido é leve, fresco e possui um caimento delicado, além de ser confortável e ideal para a produção de blusas, vestidos e saias.
Tencel
Apesar do tencel não ser muito conhecido, ele é um dos tecidos para se usar no verão. Seu material vem da celulose da polpa de eucaliptos certificados, formando o Lyocell.
O tecido final é considerado mais macio e absorvente que o algodão, sendo ideal para roupas do dia a dia. Afinal, o tencel evita a sensação de umidade e a formação bacteriana, causadora do mau cheiro nas axilas.
Viscose
O tecido em viscose é composto por fibras artificiais à base de celulose. As peças feitas com esse material são leves, macias, bem frescas, além de absorverem bem a umidade e o suor e possuírem boa elasticidade. Porém, um defeito desse tecido é o fato dele amassar com muita facilidade.
Linho
O linho é um tecido antigo e nobre. Normalmente, ele vem em tons crus ou brancos, mas no mercado encontram-se versões tingidas.
Suas principais características são sua durabilidade, maciez, resistência e frescor. Contudo, assim como o tecido de viscose, o linho também amassa com facilidade, o que faz ser necessário passar o tecido constantemente.
Renda
A renda traz feminilidade para a peça de roupa, podendo dar um ar romântico ou, até mesmo, sensual, dependendo de sua utilização.
No verão, as rendas mais finas e naturais são perfeitas para compor um visual com a cara da estação. Mas atente-se, roupas de renda podem possuir forros por baixo, e o material desse tecido pode não ser respirável.
Cetim
O cetim é um tecido que tem como uma de suas principais qualidades o fato de ser liso, brilhante e ter boa qualidade térmica. Desse modo, sua sofisticação o faz ser ideal para compor roupas mais sociais.
O tecido existe em sua versão natural e artificial. Porém, sempre opte pelos modelos naturais. E, caso queira um tecido parecido, escolha o tricoline acetinado.
Crepe
O crepe é um tecido fino que tem modelos feitos em fibras naturais e artificiais. Um de seus charmes, é a sua transparência. Ela é utilizada na confecção de roupas propositalmente para aderir mais elegância e diferenciação às peças.
Porém, em algumas roupas, pode haver um forro por baixo, que, dependendo do material, leva a peça a não ser tão leve quanto deveria.
Laise
Um dos melhores tecidos para se usar no verão e primavera, a laise possui desenhos geométricos e flores vazadas, fazendo a peça parecer que possui vários “furinhos”. O tecido de alto relevo é leve, e seus espaços vazados trazem frescor às peças.
Saber escolher o tecido certo é importante, mas não é o único problema do verão. Outro problema muito comum é lavar as roupas de academia. Afinal, elas precisam ser lavadas constantemente e é necessário lavar da maneira correta para conservar as peças por mais tempo. Saiba como!