Guia para lavar vestido de festa: dicas práticas para cuidar das suas peças

Depois de aproveitar muito aquele casamento ou formatura, chega o momento de ter que lavar vestido de festa e ter aquela série de dúvidas sobre o melhor método de higienização. Afinal, dá para lavar em casa? Como tirar a sujeira da barra sem danificar o tecido? Será que é preciso contar com uma lavanderia? 

As preocupações não surgem por acaso: em geral, os vestidos de festa e gala são fabricados com tecidos mais leves e delicados. Além disso, costumam conter bordados, aplicações e outros detalhes frágeis que exigem bastante cuidado. 

Vale lembrar, ainda, que as manchas são outra questão comum: seja de bebida, comida ou sujeira, elas revelam a diversão da noite mas podem gerar dor de cabeça na hora da limpeza. A seguir, tire suas dúvidas sobre o assunto! 

Como lavar vestido de festa: guia rápido 

lavar vestido de festa
Créditos: svetlanasokolova

Antes de tudo, fique de olho no tecido 

Quando o assunto é lavar vestido de festa, há uma grande variedade de modelos – e o tipo do tecido é o principal fator a ditar o melhor método de higienização. 

Geralmente, as peças feitas de fibras sintéticas (como poliéster, elastano e poliamida) podem até ser lavadas na máquina sem maiores problemas. E isso vale mesmo para os vestidos de gala, desde que não contenham adereços, bordados e aplicações especiais. 

Por sua vez, os tecidos mais sofisticados e naturais em geral – a exemplo de seda, cetim, rendas, linho e organza – são muito mais delicados e exigem cuidado extra. Nesses casos, é preciso investir em uma lavagem totalmente manual ou, ainda melhor, nos serviços profissionais de uma lavanderia. 

Cuidado: a máquina de lavar pode ser uma grande vilã 

Não custa ressaltar: só coloque na máquina os vestidos mais simples e de fibras sintéticas, e mesmo assim não deixe de checar as instruções do fabricante. 

Em geral, a ação mecânica do eletrodoméstico, o nível alto de água e a centrifugação agressiva são o caminho certo para danificar seu vestido. Quebra de aplicações, rasgos, manchas e desfiados podem ser as consequências! 

Aposte em um passo a passo suave de lavagem à mão 

Para lavar vestido de festa em casa, o mais indicado é sempre lavar à mão para evitar problemas. Veja o passo a passo: 

1- Encha o tanque com água e sabão próprio para roupas delicadas (ou sabão de coco natural, que também é bastante suave);

2- Agora, um truque importante: agite a água para formar bastante espuma e mergulhe apenas a barra do vestido na mistura. Esse macete é bem indicado para os vestidos longos, que acabam se sujando bastante nas extremidades. A tendência é que a água fique bem suja rapidamente. Torça delicadamente; 

3- Esvazie toda a água suja da primeira lavagem. Encha o tanque novamente e coloque o sabão. É hora da segunda higienização da barra do vestido. Desta vez, a água ficará mais limpa. Esfregue (com muito cuidado e movimentos delicados!) o tecido. Ao final, a borda estará quase toda limpa;

4- Mais uma vez, esvazie e encha o tanque com o sabão. Agora, mergulhe todo o vestido na água. Esfregue todo o tecido, sempre com o máximo de delicadeza possível. Lembre-se de que as fibras desse tipo de vestido são quase sempre bem leves, então pegue leve também na lavagem; 

5- Para enxaguar, vá trocando a água do tanque e removendo o sabão quantas vezes for necessário, até que a água do tanque fique limpa e não haja mais resquícios do produto;

6- Na hora de torcer, vá dobrando o vestido com muito cuidado, pressionando levemente para tirar o excesso de água;

7- Por fim, pegue um cabide bem limpo e pendure o vestido, deixando-o secar em ambiente ventilado e à sombra. É provável que ele leve ao menos 24hs para secar totalmente. 

Atenção aos vestidos de pedrarias!

As peças que têm pedrarias precisam de cuidado redobrado. Se as aplicações forem de vidro e o vestido soltar tinta, o melhor é encaminhar para uma limpeza a seco na lavanderia, uma vez que os adereços conseguem resistir bem ao solvente utilizado. 

Se o tecido soltar tinta e as pedrarias forem de plástico (ou seja, menos resistentes), é possível fazer uma higienização manual muito cuidadosa em casa. Mais uma vez, porém, o ideal é contar com um serviço profissional, já que as lavanderias têm sistemas específicos e mais suaves de lavagem para todos os casos. 

A opção mais segura: conte com uma lavanderia para lavar vestido de festa

Conhece o ditado “o barato pode sair caro”? Pois bem, ele pode se provar bem verdadeiro em se tratando de lavar vestido de festa. Muitas vezes, na tentativa de lavar em casa, acabamos danificando uma peça cara e/ou muito querida, que guarda muito valor emocional (o que é comum nas peças de festa, que são momentos que queremos manter na memória). 

Por esse motivo, as lavanderias são sempre as opções mais seguras, uma vez que sua peça será cuidada por especialistas e receberá os tratamentos mais adequados de acordo com cada tecido. Nesses serviços, as vantagens incluem: 

  • Uso de solventes apropriados para as necessidades de tecidos finos e leves;
  • Higienização totalmente compatível com as instruções indicadas nas etiquetas;
  • Secagem realizada no tempo indicado e em local adequado;
  • Uso de ferro de passar na temperatura exata indicada, além de cuidado com todas as dobras e camadas do vestido nesse momento. 

Dicas e cuidados extras 

O que fazer se o vestido mofar? 

Para tirar bolor do vestido de festa, deve-se lavar a peça manualmente com produtos específicos tira-mofo ou encaminhar para uma lavanderia especializada. 

Para evitar a ação do mofo, é fundamental nunca guardar o vestido sujo ou sem a devida higienização. Outros cuidados incluem retirar a peça do armário a cada três meses e deixar arejar, além de usar sacos de TNT para armazenamento e sempre checar a presença de umidade no guarda-roupa. 

Seque sempre à sombra 

A luz do sol pode desbotar e amarelar os vestidos de festa, então é importante sempre secar à sombra. Para ser ainda mais cuidadosa, pendure o vestido do avesso no cabide durante o processo. 

Cuidados ao armazenar 

Depois de limpos de maneira adequada, os vestidos devem ser guardados em armários livres de umidade, em cabides e com a proteção de uma capa de TNT. Outra alternativa é armazená-los em caixas com papel de seda. O papel ajuda a proteger da luz artificial, que também pode danificar as fibras. 

Tenha atenção na hora de passar

A depender do tecido, os vestidos de festa podem, sim, ser passados. No entanto, todo cuidado é pouco: cheque a etiqueta e ajuste a temperatura corretamente. Muito calor pode queimar as fibras e arruinar a peça. 

Outra opção é o steamer, um ferro a vapor que tem ação mais gentil. Atente-se também à diferença entre os tecidos do forro e da frente: muitas vezes eles variam, o que também demanda temperaturas e cuidados distintos. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para cuidar dessas peças tão especiais. Agora que conferiu como lavar vestido de festa, veja também como lavar e preservar sutiã do modo adequado! 

Créditos da imagem de destaque: cookie_studio

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!