Lavar tênis na máquina: pode? Quais são os cuidados necessários?

 

Dá para usar no dia a dia, para treinar, correr, trabalhar, sair: os tênis estão entre os calçados mais versáteis e amados, o que acaba resultando em uma sujeira que se acumula rapidamente e muitas dúvidas na hora da limpeza. Afinal, pode lavar tênis na máquina? 

Não por acaso, a pergunta por optar ou não por uma lavadora é tão comum: todos desejam limpar seu par preferido de um jeito prático e sem danificar o calçado. Felizmente, é possível apostar no eletrodoméstico na maioria das vezes, desde que sejam tomados os devidos cuidados. 

Esclareça suas dúvidas a seguir e aprenda a higienizar seus tênis da maneira correta! 

Afinal, pode lavar tênis na máquina? Quais são as exceções? 

lavar tenis na maquina

Sim, como já adiantamos, a maioria dos tênis pode ser lavada na máquina. O mais importante é ficar de olho no material: aqueles que tiverem sua composição em fibras ou tecido (como os modelos de academia e corrida) podem ir para a lavagem automática sem problemas. 

Por sua vez, os tênis de camurça, couro, com detalhes, pedrarias ou mesmo plataformas de corda ou palha (de estilo espadrille, por exemplo) não podem entrar no aparelho. O mesmo vale para os calçados com algum tipo de bordado, logos costurados, apliques e outros. 

No caso desses tênis diferenciados, a melhor escolha é contar com um bom serviço de lavanderia, que conseguirá fazer a higienização adequada e preservar todos os detalhes. Muitas vezes, será necessário lançar mão do método de lavagem a seco.  

Como lavar tênis na máquina: passo a passo prático 

Que boa notícia saber que os modelos mais convencionais de tênis (os esportivos) podem ser lavados na máquina, não? 

Entretanto, não pense que você pode relaxar nos cuidados e simplesmente colocar os sapatos no aparelho. Para evitar danos, é preciso proteger contra os atritos, ficar de olho na temperatura e até na forma mais adequada de secar. Confira o passo a passo: 

1. Remova os cadarços e as palmilhas 

Essas partes deverão ser lavadas separadamente! 

2. Retire o excesso de sujeira 

Essa etapa é especialmente importante se o tênis estiver muito sujo (com lama nas solas e manchas fortes, por  exemplo). Use uma escova de roupas de cerdas firmes, água e sabão para lavar o excesso da sujeira. Se houver manchas resistentes, pode ser interessante usar um produto específico para essa função. 

Para limpar detalhes e áreas menores do tênis, a dica é usar uma escova de dentes antiga. 

Nessa pré-lavagem manual, aproveite para lavar também as palmilhas, esfregando-as com a escova. Atenção: caso sejam lavadas na máquina, essas peças podem encolher e até mesmo deformar, prejudicando o conforto do seu calçado. 

Para limpar os cadarços, é recomendado usar detergente e água, deixando de molho se necessário. 

3. Coloque os tênis em um saco protetor 

Muita gente não sabe, mas lavar tênis na máquina demanda a proteção de um saco especial para lavagem de roupas. Isso irá evitar que as fibras se desgastem e danifiquem com os movimentos do aparelho. 

Vale lembrar uma dica que sempre mencionamos aqui no blog: se não tiver um saco especial em casa, vale usar uma fronha de travesseiro antiga amarrada com um nó. 

4. Ajuste o ciclo de lavagem e opte pela água fria 

Algumas máquinas possuem o programa “tênis” – nesse caso, basta selecioná-lo. Para higienizar esses calçados, você deve escolher o nível extra baixo de água, além de se atentar à temperatura: a água deve ser sempre fria. O calor pode deformar seriamente seu tênis. 

No que diz respeito ao número limite de calçados para se colocar no aparelho, a recomendação é lavar no máximo dois pares de tênis adultos ou três pares de tênis de crianças por vez. Se não houver outros pares, você pode lavar conjuntamente com peças de tecido e cor similares (mas que não sejam delicadas). Os jeans são ótimos “acompanhantes”. 

Outro cuidado importante é não usar a secadora, uma vez que as altas temperaturas do aparelho também podem deformar seus sapatos. O ideal é sempre secar naturalmente, conforme veremos a seguir. 

Dicas para secar os tênis do jeito certo 

Para garantir a durabilidade do seu calçado, não basta saber como lavar tênis na máquina: é preciso investir nos cuidados para secar do jeito certo. 

Nesse sentido, o ideal é sempre colocar os sapatos para secar ao ar livre. Se isso não for possível, um local arejado e à sombra é o suficiente: você pode deixar os tênis na área de serviço, próximos à janela, ao ar condicionado ou ventilador. Lembre-se de evitar o sol, já que a exposição à luz pode desbotar o calçado. 

Vale a pena lembrar, ainda, um truque para acelerar o processo: amasse pedaços de jornal e os coloque dentro dos tênis. O papel ajuda a absorver a água mais rapidamente e é bem eficaz na secagem. 

De toda forma, fica o alerta para planejar a higienização dos tênis com antecedência: a depender do clima, é possível que eles levem mais de um dia para secar completamente. 

Por fim, vale ressaltar que a higienização completa dos tênis de materiais especiais deve ser feita em lavanderias especializadas para um resultado profissional e sem danos à peça. Hoje, é possível contar com toda a praticidade da opção delivery por aplicativo, que oferece ótimo custo-benefício e facilita (muito)a rotina de lavagem de roupas. 

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre lavar tênis na máquina.

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!