Está em dúvida sobre o melhor jeito de lavar roupa de seda? Os pontos altos desse tipo de peça são justamente o motivo para tanta preocupação: sua delicadeza e requinte. Por ser composta de fibras naturais, a seda exige alguns cuidados para manter a beleza e a durabilidade.
Confira nossas dicas a seguir e saiba como acertar na lavagem desses itens tão suaves, macios e especiais do guarda-roupa!
Como lavar roupa de seda: primeiros passos importantes
Dê uma olhada na etiqueta
Determinadas peças de seda só podem ser lavadas a seco, enquanto outras exigem lavagem manual. Por isso, antes de sair colocando sua peça na máquina, não pule a etapa da checagem da etiqueta – ou o resultado pode ser danificar, desbotar ou encolher sua roupa favorita!
Na grande maior parte das vezes, há passe livre para a lavagem manual, que é mais delicada e diminui as chances de erro (portanto, é uma escolha mais segura). Em outros casos, é possível lavar roupa de seda na máquina – mas os cuidados extras são essenciais, incluindo a opção pelo ciclo suave.
Faça o teste de cor
Sua peça de seda é colorida? Então esta dica é fundamental.
Para evitar desbotamento ou mesmo o tingimento de outras roupas, é preciso fazer um teste e verificar se a tinta transfere. Se sim, é o caso para limpeza a seco ou para lavar a peça separadamente. Para isso, há dois métodos:
1. Umedeça um cotonete em sabão neutro e água, esfregando-o delicadamente em uma parte oculta da peça;
2. Passe o ferro em uma parte do tecido (na temperatura branda indicada para seda). Depois, pressione um pano branco umedecido no local e verifique se a tintura sai.
Atenção: as peças que se soltarem tintura nos métodos acima também não devem ser deixadas de molho ou secas ao sol.
Como lavar roupa de seda na máquina?
As instruções permitem lavar na máquina? Se sim, vamos às dicas:
- Coloque a peça em um saco protetor de roupas (ou fronha de travesseiro amarrada com nó) antes de depositá-la na máquina. Dessa forma, as fibras delicadas do tecido ficarão mais protegidas contra os atritos da lavagem;
- Use sabão líquido neutro ou sabão próprio para roupas delicadas/tecidos especiais;
- Configure o eletrodoméstico no ciclo de lavagem suave;
- Não centrifugue e não use a secadora. Quando o assunto é lavar roupa de seda, esses procedimentos são agressivos e podem danificar as fibras.
Dica para secar a peça corretamente: estenda a peça molhada em uma toalha macia e limpa, enrolando-as juntas cuidadosamente. Nunca torça a peça de seda! A ideia, aqui, é que a toalha absorva grande parte da umidade, apenas com uma leve pressão. Se necessário, repita o processo com uma outra toalha limpa.
Depois, estenda a peça em um cabide e deixe secar à sombra.
Como lavar roupa de seda à mão?
Como já destacamos, a opção pela lavagem manual é sempre mais segura (lado a lado com a lavagem profissional nas lavanderias, é claro). E, ao contrário do que muita gente pensa, não é um processo trabalhoso! Tome nota:
- Encha um balde de água fria, dilua sabão neutro/produto para roupas delicadas ou, se necessário, um tira-manchas próprio para tecidos finos;
- Se a peça estiver manchada ou com muita sujeira acumulada, deixe-a de molho por cerca de 30 minutos (não se esqueça de fazer o teste de cor para saber se sua roupa pode ficar de molho!);
- Esfregue a peça com delicadeza para retirar os últimos sinais de manchas e enxágue com água fria;
- Nunca torça a roupa de seda! Para remover o excesso de água, aposte na dica da toalha que explicamos acima. Pendure em um cabide e deixe secar à sombra, em local ventilado.
Considere contar com uma lavanderia
Lavar aquele vestido de seda especial ou a peça de seda pura que é seu xodó certamente vale o cuidado de uma higienização profissional.
Equipadas com os produtos e procedimentos especializados para as necessidades dos diferentes tecidos, as lavanderias podem remover até as manchas e sujeiras mais resistentes, preservando as fibras.
Além de manter a maciez e o toque luxuoso típicos da seda, a limpeza profissional aumenta a durabilidade das peças e oferece um custo-benefício bem vantajoso. No modelo delivery, você pode até mesmo agendar a coleta e a entrega das peças via aplicativo, no local e horário desejados.
Cuidados Extras
Muito além de lavar roupa de seda, é importante ficar de olho em cuidados especiais na hora de passar, guardar e conservar esses itens tão delicados. Acompanhe:
- Como é de se imaginar, a seda não se dá bem com produtos químicos fortes e agressivos. Não use água sanitária na lavagem e evite o contato com itens à base de álcool (a exemplo de sprays de cabelo e perfume). Use esses itens antes de se vestir e limpe os resquícios;
- Para passar sua peça, use a temperatura recomendada na etiqueta ou a mais baixa possível no ferro de passar (alguns aparelhos possuem o modo “roupas delicadas”). Vire a roupa do avesso e certifique-se de que a superfície do ferro está limpa. Para aumentar ainda mais a proteção e evitar danos, coloque um pano limpo de algodão sobre a peça antes de passar, evitando contato direto. Por fim, pendure a peça no cabide;
- Para armazenar as peças de seda no armário, não use sacos protetores de plástico ou outros materiais. Deixe o tecido “respirar”;
- Mantenha essas roupas longe da claridade e do calor (com o tempo, essa exposição pode causar manchas amareladas no tecido);
- Um truque caseiro para evitar esse “efeito amarelado” é despejar meia xícara de vinagre no momento do enxágue. O próprio vinagre e o limão também podem ser aplicados para uma limpeza mais profunda, mas também exigem o teste de cor para evitar manchas e desbotamentos.
E então, gostou do conteúdo? Esperamos que as dicas sejam úteis! Cuidados simples na hora de lavar roupa de seda fazem toda a diferença para garantir a beleza e a durabilidade dessas peças tão especiais.
Aproveite para conferir nossas orientações para tirar as temidas manchas de desodorante das roupas!