Cuidar bem das roupas não é tão simples e pode consumir bastante tempo no dia a dia. Entre decifrar os símbolos de lavagem, tomar os cuidados necessários e inserir a função na rotina da casa e do trabalho, a tarefa demanda o máximo de simplificação possível. Nesse sentido, contar com a ajuda de uma lavanderia e optar pelo ferro a vapor são ótimos caminhos a se considerar.
Quando o assunto é passar as roupas, muita gente torce o nariz. Há quem tolere um pouco de amassado no tecido e quem faça questão de deixar tudo lisinho, mas o fato é que muitas vezes precisamos lidar com uma imensa pilha de peças para passar.
Nesses casos, o melhor é contar com um eletrodoméstico que facilite – e não dificulte – o processo, reduzindo os esforços na passagem e conseguindo o resultado desejado em menos tempo. A seguir, conheça as vantagens do ferro a vapor e por que vale a pena utilizá-lo!
Hora de passar: afinal, quais são as vantagens do ferro a vapor?
Para contextualizar nosso assunto, vale lembrar: o ferro a vapor é aquele que possui um reservatório para água. Quando o ferro de passar roupa é ligado, a água se aquece e vira vapor, que por sua vez permite que as peças fiquem bem passadas sem esforço.
Saiba por que esse aparelho é uma escolha vantajosa:
Economia de tempo e de energia elétrica
Esse tipo de eletrodoméstico faz com que o vapor saia pelos pequenos orifícios da chapa de metal do ferro. Ao entrar em contato com as fibras do tecido, esse vapor torna a peça mais maleável e fácil de ser passada.
É só pensar que, ao passar as roupas, o nosso objetivo é “domar” as fibras para que elas atinjam a forma que desejamos, certo? É isso que o ferro a vapor faz: ao proporcionar calor e a umidade da água vaporizada, as fibras são amaciadas rapidamente.
Isso representa muita economia de tempo e menos esforços necessários para tirar os vincos ao passar aquela camisa social ou qualquer outra peça amassada. Afinal, é muito mais fácil passar uma roupa ainda úmida do que aquela que secou ao sol, por exemplo.
A consequência dessa facilidade e do menor tempo gasto não poderia ser melhor: economia também no consumo de energia e na conta de luz!
Facilidade de transporte
Já percebeu que a maioria dos ferros para viagem funciona no sistema a vapor? Isso não é por acaso! Esse tipo de aparelho é mesmo mais prático e rápido, deixando as roupas bem lisas sem muito trabalho envolvido.
Além disso, é bem mais leve que os ferros tradicionais, o que facilita o transporte e a portabilidade.
Eficácia para desamassar “tecidos difíceis”
Quem nunca, com o ferro na mão, ficou com muito medo de rasgar ou danificar aquela peça delicada? Ou mesmo morreu de frustração depois de passar “horas” tentando passar aquela roupa que não desamassa nunca?
Eis outra grande vantagem do ferro a vapor: ele é o modelo ideal para desamassar aqueles tecidos mais pesados e difíceis, como jeans e gorgurão. O aparelho também consegue passar com sucesso as peças que se amassam com muita facilidade, a exemplo das fabricadas com linho, os vestidos com pregas e as calças sociais.
Com a regulagem da temperatura mínima, o eletrodoméstico também é recomendado para passar roupas de poliéster, nylon e acrílico.
Em se tratando dos tecidos mais finos e delicados, hoje é possível contar com uma tecnologia de ferro de passar a vapor própria para lidar com cetim, seda e até mesmo as fibras impermeáveis. Bem prático, não?
E quanto às possíveis desvantagens do ferro a vapor?
Apesar das muitas vantagens, o ferro a vapor também conta com seus pontos negativos. Talvez a maior dela seja que o reservatório desses aparelhos é pequeno – assim, ele precisa ser reabastecido constantemente com água para funcionar.
Além disso, o eletrodoméstico ganha mais peso quando é carregado com a água, que eventualmente pode derramar e causar pequenos acidentes (podendo inclusive queimar a roupa). Dessa forma, exigem certo cuidado e atenção na hora de passar.
Esse modelo também costuma apresentar um preço mais alto que o ferro a seco. Por fim, fique atento: nem todos os materiais podem ser passados no vapor. É o caso da seda (a não ser que o aparelho tenha a tecnologia especial que mencionamos) e toalhas de banho, por exemplo. Cheque sempre a etiqueta!
Ferro a vapor x ferro a seco
Em relação ao modelo a vapor, o ferro a seco (formato mais antigo e tradicional) possui chapas de diferentes materiais que funcionam “a seco” – basta ligar na tomada e ajustar a temperatura. Cerâmica, durilium e teflon são os principais materiais de fabricação da chapa.
Como benefício, podemos citar a praticidade de não precisar de nenhum líquido para usar esse ferro. Ele também é indicado para passar a seda e tecidos sintéticos, que não podem ser passados com o modelo a vapor.
Por outro lado, o ferro a seco consome mais energia e demora mais tempo para remover vincos e desamassar totalmente os tecidos. O esforço, portanto, é maior. Para esse modelo, uma dica é usar um borrifador com água, que vai facilitar o processo.
Vale lembrar, ainda, do vaporizador de roupas, que também é chamado de steamer. Trata-se de um ferro a vapor vertical e portátil, que é bem mais compacto e ainda mais simples de ser transportado. Embora não seja tão eficaz para as peças mais difíceis e pesadas, consegue agilizar bastante a rotina das roupas básicas, do dia a dia.
Dicas gerais para passar as roupas com sucesso (e facilidade!)
- A atenção começa na hora de colocar a roupa na máquina. Nunca ultrapasse a quantidade de peças indicadas: roupas demais se enrolam e ficam retorcidas, o que danifica os tecidos e dificulta a hora de passar;
- Antes de pendurar as peças para secar, dê aquela boa e velha sacudida, que já é capaz de remover boa parte do aspecto amassado;
- Para secar camisas sociais e camisetas que se amassam com mais facilidade, uma dica valiosa é pendurá-las em cabides para secar, prevenindo deformações e vincos;
- Retirar as roupas do varal assim que secarem (quando ainda estiverem levemente úmidas) facilita bastante a passagem eficaz.
Para finalizar, vale destacar as facilidades dos serviços de lavanderia online, que oferecem planos e preços especiais para lavar e passar roupas com ótimo custo-benefício. Nada como simplificar todo o processo, não?
Esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre as vantagens do ferro a vapor! Aproveite para aprender também truques imbatíveis para remover manchas de vinho das roupas!
Créditos da imagem de destaque: gpointstudio