O que você tem feito para economizar água na sua rotina? Em tempos de mudanças no equilíbrio do ecossistema e a urgência da pauta sustentável, o cuidado é de todos e deve ser um hábito.
Para se ter uma ideia do cenário, um relatório da ONU apontou que o planeta já perdeu 70% das suas zonas naturais úmidas no último século. O impacto desse processo gerou e tem gerado sérias consequências para a estabilidade ambiental e social, além de comprometer profundamente o desenvolvimento econômico.
Para te ajudar a implementar a consciência ambiental na prática, reunimos 7 dicas valiosas para poupar o precioso recurso natural que está cada vez mais escasso – e ainda pagar bem menos na conta no fim do mês. Tome nota!
Guia prático para economizar água em casa
1. Aproveite a “primeira água” do chuveiro
Quando você abre o chuveiro, geralmente espera um tempinho até que a água atinja a temperatura desejada, certo? Ao invés de deixar o recurso natural literalmente escoar pelo ralo, que tal aproveitá-lo e evitar o desperdício?
A dica, aqui, é deixar um balde próximo ao chuveiro para coletar essa água que você não usa no banho para utilizá-la em outras atividades. Regar as plantas, dar descarga, lavar o próprio banheiro… essas são apenas algumas das possibilidades para reaproveitar a água que iria direto para a rede de esgoto!
2. Evite o uso da mangueira: vassoura e baldes são aliados
Você sabia que usar a mangueira por 15 minutos gasta aproximadamente 280 litros de água? Optar por uma rotina mais sustentável, nesse sentido, inclui lembrar que basicamente qualquer tarefa que realizamos com mangueira pode ser feita com o uso de baldes.
Para limpar o quintal e a calçada, é fundamental varrer e descartar toda a sujeira em lugar de apenas ligar o jato d’água e desperdiçar incontáveis litros do precioso recurso.
Outras atividades rotineiras, como regar as plantas e lavar o carro, também podem ser realizadas com o uso de baldes. No caso do carro, o ideal é otimizar ao máximo o uso da água, utilizando bucha e panos. Para a limpeza, você pode inclusive usar a água que sobrou da máquina de lavar roupas, da chuva ou mesmo do chuveiro (como vimos na primeira dica).
Para molhar as plantas e o jardim, prefira usar um regador, baldes ou outros recipientes, priorizando sempre a base dos caules na rega. Caso necessário, utilize um borrifador para molhar as folhas.
3. Considere lavar suas roupas na lavanderia
Uma máquina de lavar roupas de 5kg gasta em média 135 litros de água por lavagem. Impressionante, não? O quadro se torna ainda mais crítico quando pensamos que, na correria, muitas vezes lavamos poucas peças de uma vez e abusamos dos segundos enxágues.
Nesse cenário, contar com os serviços de uma lavanderia profissional, além de mais cômodo e prático, também é mais interessante quando o assunto é economizar água. Isso porque esses estabelecimentos otimizam os processos de lavagem ao máximo, aumentando a eficiência, a rapidez e a consciência no uso do recurso natural.
Para se ter uma ideia, um estudo realizado com base nos dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia) demonstrou que lavar roupas em lavanderias promove uma economia de 40% no consumo de água, além de 21% no gasto de energia elétrica.
Demonstrando o cálculo em litros, foi constatado que uma família de 4 pessoas que lava a roupa em casa gasta cerca de 5400 litros de água/mês. Por sua vez, uma família nas mesmas condições que aposta nas lavanderias consome aproximadamente 2160 litros. O resultado é uma economia de 3240 litros mensais!
Quer lavar suas roupas de forma muito mais fácil e sustentável? Conheça os planos da Lavemcasa e escolha o que mais se encaixa nas suas necessidades!
Vai lavar roupa em casa? Então veja essas dicas!
Caso opte por lavar roupas em casa, alguns cuidados são fundamentais para economizar água:
- nada de lavar poucas peças por vez! Planeje as lavagens e só ligue a máquina quando tiver uma quantidade suficiente de peças para enchê-la;
- se for utilizada a quantidade adequada de sabão e amaciante, não há necessidade de fazer enxágue duplo. Com apenas um enxágue, é possível deixar as roupas bem higienizadas e economizar um volume incrível de água;
- sempre que possível, aproveite a água que sobra do enxágue para outras atividades, como lavar o quintal;
- quando usar o tanque, não se esqueça de fechar a torneira para ensaboar e esfregar as roupas.
Saiba Mais: Como lavar roupa rápido: 7 dicas para poupar seu tempo
4. Fique de olho na descarga
Com o uso correto da descarga, é possível economizar água de maneira surpreendente. O primeiro passo é verificar se a válvula não está com algum defeito ou vazamento. Apertar uma única vez deve ser o suficiente para expulsar os dejetos, sem que haja pressão de mais ou de menos.
Outro cuidado é nunca jogar papel higiênico ou outros objetos no vaso sanitário – nesses casos, o fluxo de água necessário será muito maior e provocará desperdício.
Por fim, uma ótima medida é apostar nas tecnologias de descarga de caixa acoplada (que gasta cerca de 6 litros de água por fluxo) ou sistema dual flush, que conta com um botão de acionamento para líquidos e outro para sólidos. Esses sistemas representam uma economia de cerca de 30% em relação às descargas comuns!
5. Cheque o funcionamento das suas torneiras
Alguma das suas torneiras fica pingando mesmo após o fechamento? Fique atento a possíveis vazamentos: ao longo de um ano, o desperdício de água devido a torneiras danificadas ou mal fechadas chega a 16 mil litros.
Além de prestar atenção nas condições hidráulicas de casa (e investir no conserto adequado), valem os cuidados básicos diários. Manter a torneira bem fechada enquanto se escova os dentes e faz a barba, por exemplo, é uma medida que pode economizar mais de 11 litros de água por vez.
6. Lave louças e alimentos com consciência
Economizar água no dia a dia também passa pela consciência na hora de lavar louças e alimentos. Antes de abrir a torneira, certifique-se de limpar os restos de alimentos de panelas e pratos, descartando os resíduos. O ideal é ensaboar todos os itens com a torneira fechada, para só depois abrí-la e enxaguar todos de uma vez.
Uma dica prática é esquentar um recipiente com água, diluir o sabão na água quente e aproveitar a solução para lavar todos os itens. O cuidado não apenas poupa muita água, mas também facilita a limpeza, já que a temperatura alta remove melhor os resquícios de gordura. Para a lavagem, prefira os detergentes ecológicos e biodegradáveis.
Quando o assunto é lavar verduras, frutas e legumes, utilize também um recipiente com água (ao invés de lavá-los na água corrente). Esse mesmo líquido pode ser reaproveitado para regar as plantas ou limpar o chão.
7. Preste atenção ao tempo gasto no banho
Um banho de 20 minutos gasta, em média, impressionantes 300 litros de água. Por sua vez, um banho de 5 minutos consome aproximadamente 60 litros. Na hora de tomar uma ducha, é importante ter em mente que reduzir um minuto no tempo gasto permite poupar de 3 a 6 litros do recurso natural. Seja consciente!
Medidas simples, como agilizar a higiene e fechar o registro na hora de se ensaboar, já representam uma economia extremamente significativa.
Muito mais do que um conceito da moda, a sustentabilidade é um hábito que deve ser cultivado todos os dias. Agora que você conferiu nossas dicas para economizar água, não deixe de dar uma olhada no nosso guia com 6 práticas simples para ser mais sustentável na sua vida cotidiana!