Cuidados com colchão de mola: como conservar e aumentar a vida útil

Quando falamos de cuidados com colchão de mola, uma das principais preocupações é como aumentar a vida útil do objeto e conservar o aspecto (e o conforto!) de um produto novo. Ter boas noites de sono, afinal, é um pilar fundamental para manter a saúde em dia – investir em um bom colchão é investir em qualidade de vida. 

Nesse sentido, inclusive considerando o valor desembolsado, é natural querer aumentar a durabilidade da peça. Há fabricantes que dão garantias de até 10 anos na compra – e os modelos de mola são mais resistentes do que os de espuma -, mas vale reforçar: na recomendação dos especialistas, o colchão deve ser trocado, em média, depois de 5 anos. 

A seguir, tome nota de dicas valiosas para conservar, proteger e higienizar seu colchão de mola! 

Por que é tão importante manter os cuidados adequados com o colchão? 

A famosa frase é verdade: passamos cerca de 1/3 da vida dormindo. Além da importância-chave de boas noites de sono para nossa saúde, disposição e bem-estar, ficar de olho nos cuidados com colchão de mola também evita a proliferação de microrganismos e desgastes na peça. 

No que diz respeito à limpeza, vale resgatar uma informação alarmante: após 2 anos de uso, os ácaros (que podem desencadear um grande número de doenças alérgicas, como dermatite, asma e rinite) representam cerca de 10% do peso do colchão! 

Por sua vez, a estrutura de molas também não pode ser negligenciada – sem cuidados, as consequências são deformidades na superfície, dores e até problemas na coluna. Manter o colchão “novo” e em boas condições, como podemos perceber, vai muito além da questão estética! 

Cuidados com colchão de mola: 7 dicas para preservar e prolongar a vida útil 

cuidados com colchao de mola
cuidados-com-colchao-de-mola2

Em primeiro lugar, é interessante destacar algumas das vantagens do colchão de mola: além de ser mais durável, como já mencionamos, ele é um modelo que garante extremo conforto e se adapta melhor ao formato do corpo. É também mais indicado para dividir, já que conta com boa tolerância para a diferença de peso. 

Mas afinal, o que fazer para manter o objeto limpo, com aspecto de novo e de modo a garantir qualidade do sono por mais tempo? 

É o que veremos nas próximas dicas. Vamos lá: 

Mantenha o ambiente arejado: nada de umidade perto do colchão! 

Como se sabe, a umidade é amiga de fungos, ácaros e bactérias – uma combinação nada desejável para o colchão. Se houver algum tipo de infiltração no quarto, é importante manter a peça afastada da parede afetada (além de resolver o problema, que também faz mal para a saúde, é claro). 

Outra dica é arejar o colchão com frequência, um cuidado que ajuda bastante na durabilidade. Antes de trocar a roupa de cama ou arrumar a cama, é aconselhável deixar o colchão “respirar” sem lençóis por algum tempo, abrindo bem as janelas e favorecendo a circulação do ar. 

Use toda a área útil do colchão 

É comum ter um lado preferido na cama, que acaba sendo usado muito mais que o restante. Quando falamos sobre os cuidados com colchão de mola, no entanto, esse costume deve ser evitado!

O ideal é usar toda a área útil do objeto, dormindo no centro e não somente em uma ou nas duas laterais. Dessa forma, o peso fica distribuído de forma uniforme e é possível evitar as deformações. 

Higienize regularmente 

Sim, o colchão deve ser limpo com regularidade, principalmente para a remoção do excesso de poeira e de resquícios de pele (que é um verdadeiro chamativo para os ácaros). No processo, o aspirador de pó é um grande aliado. 

Em uma frequência mensal, aspire toda a extensão do colchão com o aparelho (após retirar os lençóis e a capa protetora). Se houver manchas, uma receita caseira valiosa é polvilhar os locais mais sujos e encardidos com bicarbonato de sódio, deixando agir por 30 minutos. 

Em seguida, use uma escova de roupas para esfregar o produto no colchão, esperando mais meia hora. Por fim, bastas aspirar o bicarbonato com a ajuda do aspirador. 

Atenção: a lavagem com água não deve ser realizada em nenhuma hipótese. Apostar nesse caminho por conta própria pode danificar permanentemente as estruturas do colchão, principalmente porque o processo de secagem é complexo. 

Para uma higienização profunda, é preciso contar com empresas especializadas. Fazer uma limpeza eficiente – sem prejudicar o material – é um trabalho para profissionais! 

Aposte em uma capa protetora 

A capa protetora reforça bastante a proteção contra acúmulo de suor, resquícios de pele e poeira. Além disso, esses objetos são simples de serem lavados e valem muito a pena. 

Na compra de um novo colchão, o ideal é adquirir também duas capas: dessa forma, a peça não fica desprotegida mesmo quando uma das capas for removida para higienização. 

Troque a roupa de cama toda semana 

Esse é um cuidado básico na rotina de tarefas da casa, mas que faz toda a diferença para a conservação do colchão. Lençóis e fronhas devem ser trocados todas as semanas! 

Além de deixar uma sensação agradável na cama e garantir a higiene, a medida também evita o acúmulo e a proliferação de bactérias, fungos e ácaros. 

Não exponha o colchão diretamente ao sol 

Ao contrário do que diz uma famosa crença popular, o colchão não deve ser exposto ao sol de forma direta. Na verdade, o período de exposição não pode ultrapassar os 10 minutos. 

Um “banho de sol” prolongado pode fazer com que as molas e as outras partes da estrutura interna se danifiquem, o que vai reduzir consideravelmente o conforto e a durabilidade do objeto. 

O ideal, como já mencionamos, é fazer a limpeza simples todo mês e arejar com frequência. 

Evite sentar nas bordas

Sentar no colchão para usar o computador, assistir televisão, amarrar os sapatos… o colchão foi feito para o sono, mas esse é um hábito comum para muitas pessoas. 

Pois bem: no caso do colchão de molas, essa atitude também faz com que o peso se concentre em uma área pequena da superfície, o que pode causar deformidades. Evite ao máximo!

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que o conteúdo te ajude a tomar os devidos cuidados com colchão de mola – e mantê-lo conservado e protegido por muito mais tempo. Aproveite para saber também como lavar roupa de cama com o máximo de eficácia e cuidados de conservação! 

Créditos da imagem de destaque: yanalya

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!