Na hora de tirar os casacos do armário (ou mesmo da máquina de lavar), nada é mais frustrante do que encontrar as temidas bolinhas no tecido. Afinal de contas, esses pontinhos dão uma textura desagradável à peça, sem falar no aspecto de gasto e antigo que acaba com a beleza da roupa. Mas será que é possível remediar a situação? Como tirar bolinhas do casaco?
Vamos lá: o problema ocorre devido ao atrito entre as fibras do tecido durante o uso e principalmente na lavagem. No processo de esfregar, bater, centrifugar e até entrar em contato com o sabão em pó, as fibras podem se soltar e se tornar visíveis na superfície, formando os nós de tecido que chamamos de “bolinhas”.
Nesse sentido, a boa notícia é que você pode lançar mão de alguns truques para resolver o problema, além de tomar os devidos cuidados para evitar que ele aconteça. Confira a seguir!
Como tirar bolinhas do casaco: 6 métodos fáceis e eficazes
Pente fino
Sim, o pente fino pode ser um grande aliado quando o assunto é como tirar bolinhas do casaco. Como as cerdas do pente são bem unidas, passá-las pelo tecido é capaz de remover as incômodas pontinhas salientes, deixando a superfície lisa.
Esse método, no entanto, é mais efetivo para as bolinhas maiores: as menores, que ficam bem rente ao tecido, podem “resistir” à técnica.
Fita adesiva ou rolo adesivo
Muito usados para retirar pelos e fiapos das roupas, a fita e o rolo adesivos também podem ser boas pedidas para acabar com as bolinhas. Não tem mistério: para enrolar a fita nos dedos e pressionar toda a extensão do casaco (ou passar delicadamente em toda a extensão do tecido, no caso do rolo).
Pedra-pomes
Por essa você provavelmente não esperava! A pedra-pomes, que tem uma superfície porosa e é muito utilizada para esfoliar os pés, é mais um item da lista que é poderoso para tirar as bolinhas e, mais uma vez, os pelos do tecido.
Vale lembrar, afinal, da função dessa pedra, que é capaz de gerar descamações sem agredir. De toda forma, passe a pedra no tecido do casaco com delicadeza, com movimentos contínuos e no mesmo sentido. A tendência é que as bolinhas e os pelos se “desprendam” – depois, basta retirá-los com as mãos.
Aparelho “papa-bolinhas”
O papa-bolinhas ou tira-bolinhas, como não poderia deixar de ser, é um pequeno aparelho movido a pilhas e especialmente pensado para a função. Na prática, ele funciona como um “aspirador” no tecido – além das bolinhas, também é útil para remover pelos e fios do casaco.
Lâmina de barbear (com muito cuidado!)
A dica da lâmina de barbear para tirar bolinhas do casaco é bastante comum, mas é importante fazer uma ressalva: a técnica funciona, mas exige MUITO cuidado. Se você fizer muita força ou mesmo for descuidado no processo, as chances de danificar e rasgar o tecido são altas!
Em primeiro lugar, deve-se usar uma lâmina nova, que esteja bem afiada. Depois, estique bem o casaco sobre uma superfície reta, garantindo que o tecido fique plano (isso impede acidentes e cortes indevidos na peça).
Por fim, vá passando a lâmina nas bolinhas com o máximo de cuidado e delicadeza. Com a ação, a lâmina vai acumulando os fios proeminentes, que podem posteriormente ser removidos com a mão.
Lixa de unha
Eis mais um objeto facilmente encontrado em casa e que é um caminho em se tratando de como tirar bolinhas do casaco: a lixa de unha.
Valer, porém, fazer o mesmo alerta que fizemos para a lâmina: sem os devidos cuidados, você vai acabar desfiando ou danificando o tecido do seu casaco.
A lixa funciona como uma pequena vassoura: com o passar a parte áspera no tecido, as bolinhas e fiapos vão se acumulando em montinhos, que você pode retirar facilmente no final.
Bolinhas nunca mais: como evitar o problema nos casacos e roupas em geral?
Para aumentar a durabilidade e prolongar o aspecto “novo” das peças, não basta saber como tirar bolinhas do casaco: é preciso evitar o problema. Acredite: alguns cuidados práticos e rápidos no dia a dia podem fazer maravilhas pelo tecido das suas roupas favoritas.
Acompanhe as dicas:
Aposte na lavagem manual sempre que possível e necessário
Algumas peças simplesmente não podem ser lavadas na máquina. Determinados tecidos são delicados e podem já adquirir as temidas bolinhas na primeira lavagem. Lã, tricô, linho, seda e até o algodão mais frágil são exemplos de fibras que podem se desgastar nas lavadoras: o ideal é higienizar manualmente e com água fria.
Ainda que a roupa possa ser lavada na máquina, esse cuidado é sempre uma forma de garantir que não haverá estragos no tecido.
Vire as peças pelo avesso
Outro truque simples e valioso para prevenir o surgimento das bolinhas e fiapos é sempre virar as peças do avesso antes da higienização.
Isso porque o atrito provocado pelos movimentos da máquina é um dos principais vilões desses desgastes nas fibras – com o tecido do lado contrário, é possível reduzir bastante as chances de bolinhas.
Tome nota: essa dica vale para todos os tipos de tecido e até mesmo para as lavagens à mão!
Prefira o sabão líquido
Ao contrário do sabão em pó, que é mais agressivo e abrasivo, o sabão líquido é uma melhor escolha para uma lavagem mais delicada e que gera menos impactos nas fibras do tecido.
Use sacos protetores
Os sacos protetores próprios para lavagem também são sempre uma opção interessante para minimizar os atritos e desgastes. Muito usados na higienização de lingeries, eles são igualmente úteis para evitar bolinhas em casacos e tecidos mais frágeis.
Fica a dica: se não tiver um saco protetor específico em casa, você pode usar uma fronha antiga e amarrá-la com um nó.
Não exagere no número de peças na máquina
Este é um erro bastante comum: com a intenção de poupar tempo e otimizar a limpeza das roupas, coloca-se muito mais peças na máquina do que a capacidade máxima do eletrodoméstico.
Com o excesso de peças, o resultado é um atrito mais intenso na lavagem, o que aumenta as chances de formação de bolinhas. Além disso, esse descuido também pode danificar seriamente a lavadora.
Por fim, vale lembrar que contar com um serviço profissional de lavanderia é sempre o melhor caminho para atender às necessidades de cada tecido com o máximo de cuidado.
Agora que você sabe como tirar bolinhas do casaco, conheça o funcionamento e as vantagens da lavanderia delivery, uma forma de facilitar a rotina e garantir a durabilidade das suas roupas!
Créditos da imagem de destaque: topntp26