Peça coringa para eventos formais e o ambiente de trabalho, a camisa social costuma trazer alguma dor de cabeça quando o assunto é deixá-la lisinha e com o melhor aspecto possível. Com isso em mente, o artigo de hoje visa responder uma das maiores dúvidas sobre esse item especial do armário: afinal, como passar camisa social do jeito certo?
Realmente, esse tipo de peça conta com um tecido mais difícil de desamassar, além de partes rígidas que dificultam o processo, como o colarinho. Todo o cuidado é pouco para garantir uma aparência impecável para aquela reunião ou evento importantes!
A boa notícia é que existem truques práticos para facilitar o processo. Confira nosso guia simples e aprenda agora como passar camisa social!
Como passar camisa social: guia prático em 8 passos
1. Antes de tudo, lave e seque com cuidado
Sim, como não poderia deixar de ser, os cuidados para uma camisa social bem passada já começam na lavagem e na secagem. Caprichando nessas etapas, as camisas já ficam bem menos amarrotadas, o que poupa um bom tempo na hora de passar.
Por serem mais delicadas, as peças devem ser lavadas preferencialmente sozinhas na máquina, ou com roupas igualmente delicadas. Prefira usar um sabão neutro ou menos agressivo no processo, com o sabão líquido. O uso de amaciante também é essencial! No ciclo de lavagem, evite a centrifugação, que pode danificar a peça.
Depois, verifique se a camisa está realmente limpa: possíveis manchas remanescentes podem se fixar em definitivo na hora de passar! Para secar, dê uma boa sacudida na camisa e pendure-a com cuidado em um cabide antes de colocar no varal – essas medidas já ajudam bastante para que ela seque “mais lisa”.
2. Cheque a etiqueta (e a temperatura ideal!)
Não caia no erro de pular esta etapa! Se as instruções das etiquetas são importantes para passar qualquer roupa, elas são ainda mais valiosas para peças delicadas como as camisas sociais.
É ali que você vai encontrar orientações específicas sobre o tecido, incluindo tipo de lavagem, produtos a serem evitados e temperatura máxima para passar. De fato, tecidos como o algodão podem ser passados a ferro quente, enquanto o poliéster demanda uma temperatura mais baixa. Na dúvida, comece com o ferro mais frio e aumente o calor se perceber que as dobras e vincos não estão desaparecendo.
Lembre-se: regular a temperatura certa do ferro evita que sua camisa seja danificada ou mesmo queimada.
Saiba Mais: Símbolos de lavagem das roupas: desvende sua etiqueta
3. Umedeça a camisa
Em se tratando de como passar camisa social, um truque interessante é umedecer levemente a camisa com um borrifador com água. Dessa forma, você “amacia” o tecido e facilita bastante o processo. Borrife a água mais vezes nas partes mais amassadas.
4. Comece pelo colarinho
Outra dica essencial é passar a camisa por partes, garantindo que você dará a atenção necessária para cada fragmento da peça e evitando retrabalhos. Nesse sentido, comece com as extremidades ou partes menores.
Passe o colarinho aberto, indo do centro até as pontas, por dentro e por fora. Vire a camisa e repita o processo. Capriche nessa etapa: o colarinho fica próximo ao rosto, sendo bastante visível.
Saiba Mais: Como lavar roupa preta (sem perder a cor)
5. Vá para as mangas e punhos
Com os botões dos punhos abertos, passe dos dois lados, contornando com cuidado os botões. Passe primeiro a parte interna e depois a externa.
Ao passar as mangas da camisa, garanta que elas estejam bem retas na tábua. Afinal, você vai passar duas camadas de tecido de uma só vez nessa etapa. Siga a linha da costura, usando-a como referência, e desamasse delicadamente com as mãos antes de vir com o ferro. Mais uma vez, passe primeiro a parte interna da manga e depois a parte externa.
6. Passe os ombros da camisa
Os ombros são uma das partes têm mais facilidade em amassar, exigindo cuidado extra. Coloque um dos ombros no lado mais fino da tábua de passar e comece pela costura entre o colarinho e o resto da peça. O ferro deve ir em direção ao centro das costas (na parte de trás) e depois em direção ao meio da camisa (na parte da frente).
7. Passe o “corpo” da camisa
Para finalizar o processo, desabotoe a camisa. Nesse momento, “vista” a tábua de passar com um dos lados da peça, começando pela parte da frente. O ferro deve ir desde a gola até a parte de baixo, sempre contornando os botões com o lado mais fino do ferro.
Na tábua, vá virando a camisa (sem precisar retirá-la), passando a parte das costas e depois a outra metade da frente.
Saiba Mais: Lavanderia online: 6 vantagens imbatíveis do serviço
8. Abotoe e pendure a camisa logo em seguida
Para evitar o surgimento de qualquer pequeno amasso, abotoe toda a camisa (até o colarinho) logo depois de passar e pendure-a no cabide. Se você já for usar a peça, deixe-a esfriando por uns minutos antes de vestir – isso impede que se formem pequenas rugas e vincos com o tecido ainda quente no corpo. Voilà, está feito!
Quer agilizar e caprichar no processo? Conte com um app de lavanderia!
Que tal otimizar seu tempo gasto “preparando” as camisas sociais para o trabalho ou caprichar naquela camisa impecável para um evento especial? Na correria da rotina, pode ser difícil tirar o tempo necessário para lavar e passar peças delicadas do jeito certo.
Com a facilidade das lavanderias online, você agenda um horário para a coleta e a entrega das suas roupas no local desejado com toda a praticidade de um aplicativo!
Na Lavemcasa, você usufrui de planos específicos para ternos/peças sociais e recebe suas roupas passadas e penduradas com todo o cuidado no conforto de casa ou no trabalho, a ótimo custo-benefício e descontos exclusivos. Conheça nossos serviços e baixe agora o app! 😉
E aí, gostou das dicas? Esperamos que a partir de agora você domine o processo e deixe suas peças nos trinques! Agora que você aprendeu como passar camisa social de um jeito simples, aproveite para conferir truques imperdíveis para caprichar na lavagem do terno com nosso manual prático. Até a próxima!
Créditos da imagem de destaque: pressfoto