Quem nunca passou pelo dilema da bagunça no guarda-roupa? Entre a correria do dia a dia e as tarefas “maiores” da casa (que sempre parecem mais importantes…), a falta de ordem das peças no armário acaba se transformando em um eterno “não consigo achar nada!”. E aí, que tal aprender como organizar guarda-roupa?
A verdade é que manter as coisas organizadas não apenas facilita e agiliza nossa rotina, mas também colabora para um ambiente mais tranquilo, mais prático e menos estressante.
A seguir, tome nota de 7 dicas inteligentes para uma organização eficiente (e duradoura) do seu guarda-roupa!
Como organizar guarda-roupa: 7 dicas para uma arrumação funcional
1. Esvazie o guarda-roupa: é hora de “destralhar”!
Sabemos bem: pode ser bastante desanimador retirar todas as coisas do armário e ter que encarar a montanha de peças e objetos. Começar esvaziando o móvel, no entanto, é o jeito mais eficaz de entender exatamente quantas e quais peças você tem, além de possibilitar uma etapa importante: separar tudo aquilo que você não usa mais e que pode ser passado para frente.
De fato, sem essa etapa do “destralhamento”, nenhuma organização é realmente eficaz – não faz sentido organizar o que está ali para só ocupar espaço, certo?
À medida em que for analisando e dobrando as peças e objetos, vá separando os itens em pilhas do que você quer manter, o que você vai desapegar (doar/vender/descartar) e aquilo sobre o qual ainda está em dúvida, para analisar depois.
Ah: aproveite para colocar para lavar tudo o que estiver sujo/empoeirado, além de higienizar o próprio guarda-roupa.
Leia Mais: Slow fashion: o que é e como adotar a moda consciente?
2. Organize e, se possível, padronize os cabides
Quando o assunto é como organizar guarda-roupa, a disposição/arrumação dos cabides conta muito mais do que muita gente pensa! De acordo com os especialistas da organização, o ideal é ter cabides iguais (de mesma cor e modelo), pois isso melhora a visualização dos itens, além de ser esteticamente agradável.
No entanto, você também pode simplesmente organizar seus cabides por tipo, agrupando-os de acordo com seu material e sua cor – e sempre deixando-os virados para o mesmo lado!
3. Defina o que será pendurado
O próximo passo é decidir o que será pendurado. A recomendação é dar prioridade para as roupas que amassam (o que pode inclusive dispensar o ferro de passar). Lembre-se de que o excesso de peças nos cabides causa poluição visual, além de atrapalhar a visão das suas roupas.
Fique atento, ainda, à distribuição do peso: se for pendurar casacos e calças jeans, por exemplo, coloque-os nos cabides mais resistentes, como os de madeira.
Leia Mais: Aprenda como lavar casaco de lã batido: passo a passo simples
4. Defina o método de organização que mais combina com você
“Certo, mas e quanto à melhor maneira de dispor minhas roupas?”, você pode se perguntar. Pois bem: não há uma resposta única. Você certamente já viu pessoas organizando suas peças por cor, enquanto outras preferem ter um armário arrumado de acordo com as estações do ano, por exemplo.
Nesse sentido, a arrumação é bastante pessoal. O ideal é que ela se adapte mais ao seu estilo de vida, além de ser algo que você ache fácil manter no dia a dia. Em se tratando de como organizar guarda-roupa, as estratégias mais comuns são:
- organização por cores, criando um “efeito degradê” (essa é uma boa ideia para as pessoas mais visuais, facilitando também a escolha das roupas do dia);
- organização por categorias: aqui, as blusas são armazenadas com blusas, vestidos com vestidos, calças com calças e por aí vai. É possível também agrupar por tipo de peça, como reunir as camisas de tecido fino, vestidos de festa, calças jeans, calças de tecido, agasalhos de tricô etc;
- organização de roupas por estação: esse é outro método bastante comum e intuitivo. Nesse raciocínio, você pode agrupar as blusas de meia estação, casacos pesados e roupas leves de verão, sempre privilegiando o acesso às peças mais usadas em cada época.
5. Aposte em uma arrumação funcional
Sim, é claro que você está livre para escolher o método de como organizar guarda-roupa mais compatível com seus gostos e seu estilo.
Vale a pena, no entanto, respeitar duas regrinhas básicas e lógicas que facilitam muito o dia a dia:
- As roupas mais versáteis/que você mais usa devem ter acesso mais fácil, ficando sempre à mão;
- Organize as peças “da parte de cima” (blusas, camisas, tops) na parte superior do armário e as peças de baixo nas gavetas/espaços inferiores. Pode parecer besteira, mas manter a simples lógica cima/baixo facilita na hora de se vestir.
Leia Mais: Como tirar pelo de roupa: 9 truques que funcionam
6. Crie espaço e ganhe visibilidade com organizadores
De fato, quando paramos para pensar, não tem desculpa para deixar o armário caótico: hoje em dia, é possível contar todo um universo de opções de organizadores, cestos e dispositivos para facilitar o processo.
Para as gavetas, o uso desses itens é especialmente recomendados: com nichos, organizadores do tipo “colmeia” e outros separadores, é possível visualizar todas as peças com facilidade, além de manter as roupas bem dobradinhas.
Nesse sentido, vale acrescentar que investir nos organizadores é uma ótima ideia quando o assunto é como organizar guarda-roupa pequeno.
As caixas para guardar acessórios, por exemplo, podem ser empilhadas e liberar espaço no móvel (use etiquetas para descrever o conteúdo). Roupas podem ser armazenadas em nichos e cestos, desde que eles se mantenham abertos para garantir a ventilação.
DICA: sapateiras podem ser penduradas e utilizadas também para guardar moletons e blusas enroladas.
7. Atenção às roupas de cama
As roupas de cama também merecem atenção especial na hora de organizar. Para evitar perder todo aquele tempo procurando as fronhas e lençóis do mesmo jogo, a dica dos especialistas é já guardar todos esses itens juntos e dobrados.
Para formar um único “pacote”, use o lençol de cima para embalar as fronhas e o outro lençol, deixando tudo bem arrumado e pronto para uso.
E aí, gostou das nossas recomendações? Agora que você sabe como organizar guarda-roupa, vale a pena aproveitar o embalo para conferir nosso guia para caprichar na arrumação do seu home office. É só clicar aqui e conferir!