Casa arrumada: como organizar espaços pequenos?

“Como organizar espaços pequenos?”: com a tendência dos apartamentos cada vez menores, essa é uma dúvida bastante comum – e a tarefa é mesmo um desafio. Ajeitar móveis, organizar objetos, deixar tudo funcional, não comprometer a estética… dentre tantas demandas, os ambientes pequeninos da casa exigem uma atenção especial. 

Afinal de contas, se a organização é fundamental para qualquer espaço, é ainda mais valiosa para os cômodos (e imóveis!) diminutos. Em locais menores, qualquer bagunça é maximizada, o que acaba afetando o bem-estar dos moradores. 

Para te ajudar nessa tarefa, listamos dicas incríveis sobre como organizar espaços pequenos, sem abrir mão do charme e da decoração. Confira! 

Afinal, como organizar espaços pequenos? 

Desapegue! 

Não tem jeito: a prática do desapego é benéfica em qualquer situação, sendo especialmente interessante quando se trata da organização de pequenos ambientes. O primeiro passo para deixar tudo em seu lugar, afinal, é saber a quantidade exata de coisas com que estamos lidando – e tudo o que não é mais útil deve ser descartado

Roupas, calçados, utensílios de cozinha, itens de escritório, objetos em geral: selecione aquilo que realmente faz sentido manter e encaminhe tudo aquilo que está apenas entulhando sua casa (ou o ambiente pequeno em questão). Sempre que possível, doe. 

Vale destacar: o hábito do desapego deve ser constante. O simples costume de fazer rondas diárias na sua casa e descartar aquilo que está apenas ocupando espaço faz maravilhas pela organização e pela limpeza. 

Seja prático: guarde aquilo que não é usado com frequência 

É claro que não estamos dizendo que você deve comprometer o senso estético dos espaços e criar um ambiente puramente utilitário. Objetos de decoração e que contribuem para um clima agradável podem continuar expostos, mas com moderação. 

Tenha em mente, aqui, que deixar muitos itens à vista causa poluição visual em espaços pequenos, transformando a bagunça em uma bola de neve e acumulando poeira. 

A dica, assim, é guardar tudo aquilo que não é usado com frequência, incluindo utensílios de cozinha, produtos de higiene/beleza e itens de escritório. Tudo aquilo que não é utilizado no dia a dia deve ser armazenado em categorias, de um modo que facilite o acesso, quando necessário. 

Organize por categorias, não por localização

É comum que alguns objetos da mesma categoria (como livros, revistas e mesmo roupas e toalhas) sejam guardados e expostos em locais diferentes da casa, principalmente no caso dos apartamentos pequenos. 

Nesse sentido, na hora de organizar e fazer o descarte daquilo que não é mais usado, evite o impulso de organizar por localização (uma única estante, um único baú de roupas) e junte todos os itens da mesma categoria. 

Dessa forma, fica mais simples ter uma visão completa do que você possui em cada grupo de pertences, facilitando a organização e o desapego. 

Aproveite os espaços verticais 

como organizar espacos pequenos
Créditos: freepik

Quando o assunto é organizar espaços pequenos, as paredes valem ouro! É interessante destacar que manter a boa locomoção, nesses casos, é essencial. Móveis grandes ou em demasia dificultam a passagem e fazem o local parecer ainda mais apertado. Em cômodos enxutos, o ideal é explorar menos o chão e mais o espaço vertical. 

As possibilidades, aqui, são múltiplas: prateleiras, nichos, armários suspensos e jardins verticais são ótimas pedidas.

Versáteis, as prateleiras e nichos são adequados para todos os ambientes e facilitam o acesso a itens usados com frequência, além de serem grandes aliados da decoração (com diferentes cores e formatos). 

Na cozinha, além dos tradicionais armários suspensos, aproveite as paredes para pendurar utensílios e panelas, dando um toque especial ao local. No quarto, uma opção super charmosa são as arandelas, luminárias suspensas que favorecem o aproveitamento do espaço. Para a sala, prefira a televisão de tela plana, que pode ser fixada em painel ou na parede. 

Aposte em móveis planejados e multifuncionais 

Na busca por manter espaços pequenos organizados, o investimento em móveis planejados sempre vale a pena, quando possível. A marcenaria sob medida permite escolher o formato e tamanho ideais de acordo com cada canto da casa, promovendo o melhor aproveitamento possível. 

A multifuncionalidade é outra verdadeira carta na manga para evitar sobrecarregar o ambiente. Bancos que também funcionam como baús, sofá-cama, mesas que são facilmente desmontadas e guardadas, camas com compartimentos, dentre outros, são excelentes opções para manter o espaço funcional e sempre em ordem. 

Invista em caixas e cestos organizadores 

Não dá para subestimar a incrível capacidade de organização que cestos e caixas podem trazer para espaços pequenos. Além de serem ótimos porta-trecos, esses itens são grandes aliados para armazenar diferentes categorias de objetos e ainda dar um toque de decoração aos ambientes. 

Vale lembrar que o uso das cestas e caixas organizadoras pode ir muito além dos espaços internos. As estantes da sala e do quarto, por exemplo, podem ganhar o dobro do tamanho com esses itens. Banheiro, despensa e cozinha também podem se beneficiar muito da medida. 

A dica, mais uma vez, passa pela categorização dos objetos: toalhas, roupas de cama, tipos de alimentos, contas da casa… os organizadores facilitam o acesso a utensílios do dia a dia, liberam espaço e otimizam até mesmo os menores armários. 

Aproveite as possibilidades dos porta-sapatos 

Essa é uma dica-chave quando a dúvida é como organizar espaços pequenos! Os porta-sapatos, que geralmente são pendurados em portas de quartos e armários, podem e devem ser aproveitados para organizar os mais diversos objetos. Exemplos são os produtos de limpeza na área de serviço, cabos e outros itens eletrônicos no home office, temperos na cozinha, bijuterias… a imaginação é o limite! 

Ocupando espaços verticais e “negativos” da casa (que não seriam usados de outra forma), os porta-sapatos também têm a vantagem de serem totalmente adaptáveis, funcionando bem em qualquer cômodo da casa. 

Como organizar espaços pequenos: dicas extras 

Para além da organização propriamente dicas, alguns truques de decoração fazem toda a diferença para ampliar espaços enxutos: 

  • crie uma unidade visual, utilizando móveis e objetos da mesma tonalidade no ambiente (especialmente nas cores claras);
  • prefira tintas claras e que refletem mais a luz para as paredes, em especial as de acabamento com brilho;
  • espelhos com posicionamento estratégico são grandes aliados para criar a “ilusão” de espaços bem mais amplos. Se possível, aposte em um espelho de parede inteira; 
  • persianas e cortinas transparentes favorecem a entrada da luz, o que também “alonga” os cômodos pequenos. Prefira os modelos que ficam rente à janela, ocupando o mínimo possível do espaço. 

E então, o que achou das dicas sobre como organizar espaços pequenos? Esperamos que o conteúdo te ajude na sua rotina! Continue a acompanhar o blog para ficar por dentro das novidades e saiba agora como otimizar a limpeza de casa! 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!