Como organizar a geladeira: 7 dicas funcionais

Se o assunto é como organizar a geladeira, já vale dizer que essa tarefa (apesar de parecer cansativa) traz duas grandes vantagens para a sua rotina: em primeiro lugar, é uma questão de saúde; em segundo, facilita muito a sua vida na hora de cozinhar e até de faxinar. Afinal, itens organizados e dentro da validade deixam tudo mais higiênico e prático! 

Já te convencemos a tirar um tempinho para dar uma caprichada no eletrodoméstico? Se não, aqui vai um dado: existem cerca de 250 doenças causadas por contaminação de alimentos. Se a sua geladeira está uma bagunça, é provável que você esteja pecando na conservação da comida – e colocando a saúde em risco. 

Sem mais delongas, listamos 7 etapas fáceis e eficientes para te ajudar a organizar a geladeira, eliminando bactérias e odores desagradáveis. Vamos lá? 

Saiba como organizar a geladeira em 7 passos simples 

como-organizar-a-geladeira
Créditos: freepik

1. Limpeza geral: comece tirando e separando todos os alimentos 

Não dá para organizar o que não está limpo, certo? Comece esvaziando todo o conteúdo da sua geladeira – isso vai te ajudar a higienizar e também saber tudo o que está lá dentro. Ao retirar os alimentos, separe-os por categorias (congelados, bebidas, verduras, legumes etc). 

Se houver panelas com sobras de comida, guarde-as em vasilhas para ganhar espaço. Analise tudo o que está vencido e estragado, descartando o que for necessário. 

Depois, parta para a limpeza do eletrodoméstico. Limpe portas, prateleiras, lave gavetas e descongele, se for necessário.

2. Disponha garrafas, bebidas e potes na porta

Lembre-se de que o movimento da porta pode fazer com que os recipientes se quebrem. Nessa parte da geladeira, coloque as garrafas, bebidas em geral (latas de suco, refrigerantes, água etc) e também os alimentos que vêm em potes e sacos plásticos (molhos, vinagre, maionese, ketchup etc). 

Aqui, é interessante observar a questão das bandejas de ovos: há até pouco tempo, grande parte dos modelos de geladeira fabricados reservavam uma parte específica da porta para elas, mas esse não é o armazenamento mais adequado. Além de um possível (e chato) acidente de ovos se quebrando com o abrir da porta, o compartimento também não oferece a melhor refrigeração para o alimento. Deixe a porta somente para os outros itens que já citamos!  

3. Coloque frios e laticínios no compartimento superior 

Sabe aquele compartimento superior da geladeira, que fica acima das prateleiras e mais próximo do congelador? É ele que vamos organizar agora. 

Essa parte da geladeira (também chamada de “compartimento extra frio”), fornece a refrigeração adequada para guardar frios e derivados de leite como queijo, iogurtes, salaminho e outros alimentos embutidos. Guarde os itens adequadamente. 

Vale lembrar que esse compartimento também é uma boa opção para quando você quiser gelar bebidas mais rápido, sem o risco de congelar. 

Saiba Mais: Como limpar azulejo de cozinha: 9 truques fáceis  

4. Organize os ovos, restos de comida e manteiga na primeira prateleira 

É hora de passar para a primeira prateleira da geladeira (de cima para baixo, logo abaixo do compartimento superior). Lembra que falamos que a porta não é o lugar ideal para os ovos? Pois bem, eles ficarão aqui. 

Na porta, de fato, os ovos acabam sofrendo variações de temperatura com o movimento de abrir e fechar, e podem acabar se estragando. 

Além dos ovos, disponha nessa prateleira os restos de alimentos que você armazenou em potes plásticos com tampa (as panelas não são recomendáveis), assim como a manteiga e/ou margarina. 

5. Segunda prateleira: armazene enlatados, doces, leite e outros 

Na segunda prateleira, logo abaixo, é interessante guardar os itens que não precisam de refrigeração máxima para se manterem conservados. É o caso das caixas de leite, garrafas de vinho e suco, bolos/doces e alimentos enlatados. Organize tudo. 

Saiba Mais: 7 dicas rápidas para otimizar a limpeza de casa 

6. Parte inferior: guarde verduras, frutas e legumes na gaveta 

Na parte de baixo da geladeira/na gaveta, você deve armazenar as frutas, legumes e hortaliças. Um modo higiênico para armazenar os itens é reservá-los em sacos plásticos novos (preferencialmente que não sejam os que vieram do supermercado, pois estes podem ter se contaminado). Só guarde na geladeira as frutas que ainda não amadureceram ou que já estão cortadas/parcialmente consumidas. 

Uma outra dica eficiente para armazenar as hortaliças (como folhas de alface e couve) é lavá-las e secá-las, dispor um papel toalha no recipiente e colocar os vegetais. Se quiser colocar em maior quantidade, vá fazendo camadas com o papel toalha e colocando as hortaliças. Isso vai garantir que elas se mantenham viçosas e “sem escurecer” por muito mais tempo. 

7. Armazene carne, peixe, sorvetes e congelados no freezer

No freezer ou congelador, organize os alimentos congelados (como pizzas, lasanhas e outros), além de carnes, peixes e sorvetes. Para armazenar as carnes e peixes, uma dica interessante é colocá-los em potes com boa vedação, impedindo a exalação de cheiro/vazamentos e garantindo a refrigeração. 

Para colocar essa medida em prática, no entanto, verifique se o pote utilizado é resistente a baixas temperaturas. Recipientes de plástico e vidro mais frágeis podem estourar com o congelamento. 

Saiba Mais: Casa arrumada: como organizar espaços pequenos?

Como organizar a geladeira: dica extra para a limpeza 

como organizar a geladeira
Créditos: freepik

Agora que você sabe como organizar a geladeira de um jeito prático, higiênico e que conserva seus alimentos, é importante ficar de olho na limpeza periódica do seu eletrodoméstico. 

O ideal é apostar na limpeza completa uma vez por mês, além de fazer uma “faxina rápida” semanal com um pano úmido em vinagre de álcool ou desinfetante próprio. Para a higienização mensal mais pesada, esvazie a geladeira e use uma esponja com detergente neutro para esfregar as superfícies. 

No processo, não se esqueça de limpar as prateleiras e as gavetas, retirando-as. Para retirar os resquícios de sabão, use um pano umedecido, repetindo essa etapa até limpar todo o produto. Depois, é só terminar com um pano limpo e seco. 

Por fim, para caprichar ainda mais na faxina da geladeira, vale apostar em uma receita caseira antibactericida: prepare uma solução de vinagre de álcool com bicarbonato – uma colher de sopa do último para 100ml do vinagre – e espalhe por todo o eletrodoméstico. 

E então, gostou de saber como organizar a geladeira e mantê-la sempre limpa? Se tiver alguma dica para compartilhar com a gente, deixe seu comentário! Para saber mais sobre como otimizar a rotina da casa, confira nossas dicas para lavar roupa mais rápido (sem deixar de caprichar)!

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!