Está em busca de dicas de como organizar a casa? De fato, essa tarefa aparentemente simples pode ser um grande desafio na correria do dia a dia. Além da falta de tempo, outros problemas comuns são a quantidade de coisas acumuladas e as dúvidas sobre onde começar. Manter tudo arrumado não é brincadeira!
É aí que entram em cena as técnicas de organização que prometem simplificar o processo e facilitar a manutenção na rotina. Para te ajudar, reunimos algumas dessas técnicas a seguir, assim como dicas extras para dar o pontapé inicial na arrumação e facilitar o processo. Confira!
Como organizar a casa: 3 técnicas para colocar em prática
Método Marie Kondo
Popularizado pelo best-seller A Mágica da Arrumação (que virou série da Netflix), o método Marie Kondo de organização tem inspirado muitas pessoas a colocarem ordem nos seus ambientes.
Entre os ensinamentos mais célebres da organizer japonesa, está o desapego de objetos da casa, sobre os quais você deve se perguntar: “isso me traz felicidade?”. Caso sim, mantenha o item. Se não, descarte-o, mas não sem antes manifestar gratidão pelo tempo de uso.
O método está dividido em 5 categorias (livros, roupas, papéis, objetos de valor sentimental e komono, que inclui itens variados de banheiro, cozinha e garagem). Veja algumas das dicas da técnica de Marie Kondo:
- para organizar guarda-roupas compartilhados (comuns entre casais), o ideal é separar áreas diferentes para as pessoas, sendo que cada uma se responsabiliza pelo seu espaço;
- reúna todos os livros em um só lugar;
- reúna todas as suas peças de roupa em um monte e analise cada uma, verificando o que pode ser mantido e o que pode ser descartado. Isso também permite ter uma melhor noção sobre a quantidade de roupas que se possui;
- use e abuse de caixas organizadoras dentro das gavetas;
- separe os papéis em 3 categorias: documentos importantes (que precisam ser mantidos para sempre); documentos pendentes (como contas e cartas a serem respondidas) e documentos variados, que são consultados com regularidade (como receitas);
- na hora de analisar o que pode ser descartado, deixe os itens de valor por último, já que isso pode dificultar e atrasar todo o processo de organização da casa.
Método FlyLady
Essa técnica de organização, fundada pela americana Marla Cilley no início dos anos 2000, tem apresentado um boom recente na rede social Pinterest, rivalizando nas buscas com a própria técnica de Marie Kondo.
Nesse cenário, o método FlyLady propõe rotinas de organização e limpeza categorizadas pelos cômodos da casa, com direito a lembretes diários e um app que pode ser baixado no site oficial.
A seguir, confira algumas das etapas-chave desse sistema para começar a desvendar o mundo da organização:
- Crie uma rotina para quando acordar e outra antes de dormir, otimizando o tempo e garantindo que você não irá se esquecer de tarefas importantes;
- Faça o “destralhe” (declutter) de objetos que já não servem para mais nada. Todos os dias, programe 15 minutos no timer, pegue uma sacola e dê uma volta pela casa para recolher embalagens vazias, lixos e coisas que podem ser descartadas em geral;
- Divida sua casa em “zonas”, sendo zona 1 (sala de jantar, entrada e varanda), zona 2 (cozinha, quintal e área de serviço), zona 3 (segundo quarto e banheiro), zona 4 (quarto principal) e zona 5 (sala de estar). No FlyLady, a ideia é focar em uma zona em cada semana do mês. Dessa forma, não é preciso limpar tudo de uma vez – e a casa permanece limpa com o passar do tempo;
- Faça a “missão do dia” definida pelo método, que pode ser acompanhada via e-mail ou ser conferida no próprio site. Cada missão diária é uma tarefa simples (normalmente pode ser concluída em 15 minutos), que ajuda a manter a casa limpa e organizada sem muito esforço.
Método do Calendário
Quando falamos sobre como organizar a casa, uma das dúvidas mais comuns diz respeito à frequência de realização das tarefas. Manter os espaços limpos e arrumados, como se sabe, é um trabalho que não tem fim!
Por esse motivo, a técnica de organização por calendário pode ser uma grande aliada para organizar e descomplicar a rotina doméstica. Tome nota:
Tarefas diárias
- Fazer a cama;
- Lavar a louça utilizada;
- Realizar a limpeza rápida do banheiro (pia e vaso);
- Separar a roupa para lavar e as peças que podem ser guardadas;
- Providenciar as refeições.
Tarefas semanais
- Trocar as toalhas e a roupa de cama;
- Fazer a faxina da casa;
- Limpar vidros e janelas;
- Fazer a limpeza completa do banheiro;
- Lavar roupa.
Tarefas quinzenais
- Limpar o micro-ondas e o forno;
- Se estiverem em uso constante, limpar o ventilador de teto e/ou o filtro de ar condicionado;
- Higienizar a geladeira (esta tarefa pode ser quinzenal ou mensal, a depender do uso do eletrodoméstico).
Tarefas mensais
- Fazer uma limpeza do guarda-roupa e de armários de roupas de cama/mesa/banho;
- Limpar os armários da cozinha e/ou da despensa;
- Limpar estantes de livros e de objetos em geral na sala;
- Limpar portas, interruptores e maçanetas.
Tarefas semestrais
- Fazer uma análise de roupas, sapatos e acessórios em geral (pessoais e de cozinha/banheiro) para ver o que pode ser passado para frente;
- Limpar objetos e acessórios de prata.
Dicas extras para simplificar a rotina de organização
As metodologias acerca de como organizar a casa costumam ser de grande ajuda para quem não tem muito tempo e quer otimizar as tarefas domésticas (que não são poucas!).
Além das técnicas acima, super aprovadas por seus adeptos, tome nota também das nossas dicas extras para manter a arrumação nos trinques:
- Liberte-se da ideia de que você precisa organizar completamente a casa de um dia para o outro, resolvendo tudo simultaneamente. Tente manter o foco e atente-se a um cômodo ou tarefa por vez. Um cronograma pode ajudar bastante;
- Tenha em mente que você não pode organizar aquilo que é “tralha”. No processo de “destralhar” ou “desentulhar” a casa, uma dica é reservar uma caixa de coisas para doar, outra para descartar e outra para guardar;
- Um método interessante a se testar é separar um dia da semana para cômodo, distribuindo e suavizando as tarefas;
- Terceirize o que pode ser terceirizado. Uma dica de ouro é contar, por exemplo, com um bom serviço de lavanderia. Essas empresas garantem qualidade na lavagem e poupam tempo ao realizar uma das tarefas mais desgastantes e demoradas da rotina.
Esperamos que este conteúdo seja útil na sua rotina! Agora que você conheceu metodologias e orientações sobre como organizar a casa, confira também nossas dicas para fazer uma organização inteligente da geladeira!