Como lavar terno do jeito certo: manual prático

Os ternos com certeza estão entre as peças mais caras e especiais do armário masculino. Não por acaso, a preocupação é maior em garantir a durabilidade e a qualidade da lavagem da roupa. Mas afinal, como lavar terno do jeito certo? 

Se apostar no profissionalismo das lavanderias é a escolha de muitos homens (principalmente os que utilizam o traje com maior frequência, como no trabalho), a dúvida sobre como fazer a higienização em casa é bastante comum. 

É importante destacar que os ternos são peças formais, utilizadas em contextos que exigem boa aparência e capricho na apresentação pessoal. A preocupação com a limpeza adequada, aqui, é mais do que justificada! 

A seguir, saiba sobre como lavar terno do jeito certo e tome nota das nossas dicas de conservação para cuidar da peça do melhor maneira no dia a dia! 

Como lavar terno: afinal, pode lavar na máquina? 

A resposta é um sonoro NÃO! Os ternos são peças de tecidos complexos e mais delicados – a máquina, mesmo no ciclo leve ou delicado, tende a danificar e deformar as fibras, principalmente em partes específicas como as ombreiras e o colarinho. 

Costura solta, perda de cor, encolhimento: essas são apenas algumas das consequências de lavar o terno na máquina. Por esse motivo, é importante priorizar sempre a lavagem a seco das lavanderias e, se não for possível, lavar à mão com cuidados específicos. 

Por que o ideal é lavar ternos na lavanderia? 

 

Como mencionamos, o tecido e a estrutura mais rígida de paletós e calças sociais são específicos e, como tal, demandam uma limpeza específica. Vale lembrar, ainda, que cada terno tem suas necessidades de limpeza – o que é tirado de letra pelos especialistas. 

Nas lavanderias, os ternos são devidamente lavados a seco, com produtos e procedimentos padrões seguidos pelos profissionais. Além da remoção de manchas ou sujeiras mais persistentes e pontuais, a higienização técnica oferece um outro nível de limpeza que promove uma lavagem completa da peça, sem qualquer risco de danos às fibras, à cor e ao formato do tecido. 

Quando lavamos em casa, mesmo que com cuidado, muitas vezes focamos apenas em uma dada mancha e pecamos na limpeza mais profunda de suor ou sujeira na roupa. Como são peças de alto investimento (e que não precisam e nem podem ser lavadas com muita frequência), vale muito a pena contar com uma lavanderia para assegurar a durabilidade e a boa aparência dos ternos! 

Leia Mais: Lavanderia online: 6 vantagens imbatíveis do serviço

Dá para lavar em casa? Como fazer? 

Sim, é possível – mas é preciso tomar muito cuidado e fazer uma limpeza delicada. Como já dissemos, nunca, em hipótese alguma, lave o terno na máquina. Em casa, você deve apostar em uma lavagem manual. 

De maneira geral, você vai precisar de: 

  • um balde ou bacia grande;
  • sabão para peças delicadas (prefira sempre os líquidos ou naturais, como o sabão de coco); 
  • escova macia para roupas; 
  • amaciante. 

Como lavar terno na mão?

Primeiro, confira a etiqueta da peça para verificar se o tecido do seu terno tem alguma necessidade específica, incluindo temperatura da água. Não deixe também de checar os bolsos da calça e do paletó à procura de algum objeto perdido. Se houver linhas ou fiapos soltos, retire-os com a escova. A seguir, siga o passo a passo: 

1. Encha o balde com água fria, dilua o sabão e mergulhe as peças na solução;

2. Deixe o terno de molho por 30 minutos;

3. Use a escova macia para limpar as áreas manchadas ou que estiverem mais sujas, com destaque especial para o colarinho, a região das axilas, os pulsos e as barras da calça; 

4. Enxágue com água fria e corrente para remover o sabão;

5. Deixe o terno novamente de molho por alguns minutos em nova água com um pouco de amaciante; 

6. Faça um novo enxágue com água corrente. Depois, retire o excesso de água ao apertar delicadamente as peças. 

Lembre-se: ao fazer o procedimento, lave sempre o paletó junto com a calça. Isso evita que as peças fiquem em tons diferentes após a lavagem. 

Processo de secagem 

Nada de pendurar o paletó e a calça diretamente no varal! Para secar o terno de um modo estruturado, em seu formato adequado, coloque cada uma das peças em um cabide próprio, para só depois pendurá-las. Dessa forma, você evita marcas indesejadas de pregador. 

Na hora de estender o paletó e a calça nos cabides, tome cuidado para deixá-los bem alinhados, ajeitando os forros, os bolsos (que podem ser colocados do lado de fora para secar mais rápido) e o colarinho. Isso tudo vai facilitar (e muito) na hora de passar. 

Dica: o ideal é colocar o terno para secar em ambiente arejado e com sombra, ao abrigo do sol. 

Como passar o terno? 

Mais uma vez, dê uma olhada na etiqueta da peça para verificar as instruções para passar. Dessa forma, você confere a temperatura ideal e ajusta o ferro do modo adequado. Uma dica interessante é passar o terno do avesso, utilizando ainda um pano limpo sobre a roupa para evitar o contato direto com o ferro. 

Para otimizar o processo, é interessante começar pelas extremidades, como o pulso do paletó e a barra da calça. 

Leia Mais: Saiba como lavar roupa preta (sem perder a cor) 

Ternos duráveis e mais bonitos: dicas de conservação 

  • O terno não deve ser higienizado com muita frequência, pois isso faz com que ele perca sua durabilidade. Para uma limpeza rápida de manchas, poeira e fiapos superficiais, use a escova macia com um pouco de sabão;
  • Evite usar o mesmo terno 2 dias seguidos. É importante que a peça tenha um tempo para “respirar”;
  • Após o uso, nunca guarde o terno diretamente no guarda-roupas. Pendure-o em cabide e deixe-o em local arejado por algumas horas para ventilar;
  • Para desamassar a peça ou mesmo desodorizar, uma dica é pendurar o terno no banheiro durante um banho quente. O vapor criado fará o serviço – mas não deixe a roupa muito perto do chuveiro! 

Como lavar terno do jeito certo: aposte na praticidade do app de lavanderia! 

Como vimos, o processo para lavar terno em casa é cuidadoso e demorado. Se você está sem tempo na rotina ou mesmo deseja uma higienização profissional, que vai promover uma limpeza profunda de acordo com as necessidades da sua peça, o app de lavanderia é a escolha mais prática e acertada! 

Na Lavemcasa, lavamos seus ternos, blazers, calças e camisas sociais com toda a dedicação necessária e em esquema delivery – basta baixar nosso aplicativo e agendar um horário para buscarmos e entregarmos suas roupas, com ótimo custo-benefício! 

E aí, gostou das dicas? Esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas sobre como lavar terno do jeito certo! Fique de olho no blog para mais novidades e aproveite para saber como agilizar a lavagem das suas roupas (sem deixar o capricho de lado)!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!