Se você tem dúvidas sobre como lavar sutiã, saiba que não é a única: essas peças delicadas e especiais exigem mesmo cuidados específicos na hora da higienização. Tudo parece ficar mais complicado quando consideramos os diferentes modelos – com bojo, sem bojo, com arame, de renda, esportivo…
De fato, não é uma questão de simplesmente “jogar na máquina”. A grande maioria dos sutiãs não podem ser lavados a altas temperaturas ou serem centrifugados, por exemplo. Isso porque o tecido desses itens costuma ser bastante frágil, quer seja ou não uma lingerie mais refinada.
Para te ajudar, montamos um guia prático abaixo com os principais questionamentos sobre o assunto. Confira e aumente a durabilidade das suas peças!
Afinal, qual é a frequência certa para lavar sutiã?
No primeiro momento, vale a pena abordar essa dúvida que também é bastante comum – a frequência da lavagem. Como é de se imaginar, não há uma regra fixa. Quem transpira muito, por exemplo, pode sentir a necessidade de higienizar a peça a cada uso. Os sutiãs básicos que são usados por dias seguidos também são itens que precisarão ser lavados mais vezes.
Por sua vez, aqueles de tecido sintético, como o poliéster, devem ser usados no máximo duas vezes antes de lavar, pois não deixam a pele respirar e podem acarretar a proliferação de bactérias. Por esse motivo, é interessante preferir sutiãs de algodão no dia a dia.
Vale notar, porém, que a lavagem excessiva danifica as estruturas da peça e causa um rápido desgaste. Além de priorizar os materiais que “respiram”, os especialistas recomendam fazer um “rodízio” entre os itens, evitando a lavagem contínua.
Sim, o melhor é sempre lavar à mão
Não tem jeito: muita gente acha a lavagem manual pouco prática, mas já vamos adiantar que esse é sempre o método mais seguro e suave de higienizar a peça.
O processo não tem muito mistério. Se o sutiã precisar de um capricho na limpeza, vale deixar a peça de molho por cerca de 30 minutos em sabão líquido, sabão para roupas delicadas ou sabão de coco.
Em seguida, é só esfregar suavemente e enxaguar bem. Você pode pressionar delicadamente o sutiã para remover o excesso de sabão da espuma, além de usar uma toalha para ajudar a secar o bojo. Prefira usar água fria.
Como lavar sutiã na máquina (sem estragar)?
Mas calma! Com exceção dos sutiãs muito rendados, de tecidos sofisticados e cheios de detalhes (que de fato podem estragar), é possível lavar na máquina com alguns cuidados:
- Primeiro, observe a etiqueta para procurar possíveis instruções específicas de lavagem. Aproveite para fazer também uma triagem por cor, separando os sutiãs mais claros dos mais escuros;
- Abotoe os fechos do sutiã, evitando que eles se enrosquem em outras peças ou mesmo se danifiquem;
- Sempre use um saco protetor de lavar roupas antes de colocar as peças na máquina. Se não tiver esse objeto em casa, uma dica é usar uma fronha antiga, amarrando-a com um nó. Esse cuidado protege os sutiãs dos atritos da lavagem, inclusive aqueles com bojo e arame;
- Prefira sabão líquido e para roupas delicadas, com o mínimo possível de substâncias químicas;
- Ajuste o ciclo de lavagem para roupas delicadas, sempre com água fria e centrifugação leve.
Como lavar sutiã de bojo?
Aqui, a preocupação principal é não deformar e danificar a estrutura do bojo e do aro da lingerie, que dão sustentação à peça. Como vimos, é até possível lavar sutiãs de bojo na máquina (desde que em sacos protetores e com os cuidados que mencionamos acima).
Mais uma vez, porém, vamos destacar que a lavagem à mão é a única forma de garantir maior controle sobre a estrutura do sutiã e do tecido, evitando desgastes. Pode ficar tranquila: é possível molhar e deixar esses itens de molho tranquilamente.
Por outro lado, os sutiãs de bojo demandam alguns pontos de atenção:
- Não lave em água quente (isso pode deformar a estrutura);
- Use sabão de coco ou sabão neutro para lavar;
- Não use alvejantes;
- Jamais torça a peça. Para remover o excesso de água, faça uma leve pressão na peça use uma toalha para absorver a umidade;
- Não use secadoras, seque naturalmente.
Como lavar sutiã de renda?
Os sutiãs de renda tendem a ser ainda mais delicados e de tecidos finos. Antes de tudo, dê uma olhada na etiqueta e cheque as instruções de lavagem.
Nesses casos, o ideal é lavar à mão em água morna ou fria, com uso de sabão neutro, sabão de coco ou produto para roupas delicadas. Se necessário, você pode deixar a peça de molho por cerca de meia hora. Seque naturalmente à sombra e em local ventilado.
Como lavar sutiã push up?
Geralmente, os modelos push up (que elevam os seios) contam com espuma na sua estrutura. Nesses casos, há grandes chances de a máquina de lavar deformar e estragar a peça. Por isso, a praticidade do eletrodoméstico costuma não valer a pena.
Para preservar sua peça, lave à mão conforme as orientações que já destacamos acima.
Como lavar top esportivo?
De maneira geral, os tops esportivos podem ser lavados tranquilamente na máquina. As únicas ressalvas são sempre preferir a água fria e evitar o uso de amaciantes. Isso porque essas peças costumam ser feitas de spandex, que pode esgarçar e danificar em altas temperaturas.
Outro adendo: se o top contar com almofadas de bojo e elas forem removíveis, é interessante retirá-las para lavar à parte. Esses itens tendem a acumular muito suor!
Dicas para secar do jeito certo
- Quando o ciclo de lavagem terminar, retire os sutiãs imediatamente da máquina;
- Independentemente do modelo do sutiã, evite o uso de secadora. Para preservar sua lingerie, seque de forma natural;
- O ideal é secar as peças na sombra e em local arejado. Os sutiãs devem ser pendurados pelas alças.
Por fim, aqui vai uma dica para armazenar essas peças: no caso dos sutiãs de bojo, coloque um bojo dentro do outro, otimizando o espaço em fileiras. Os sutiãs sem bojo e aro podem ser dobrados normalmente. Fica a dica: uma maneira valiosa para organizar as lingeries são os nichos de gaveta.
E aí, gostou das dicas sobre como lavar sutiã? Esperamos que sim! Para ganhar mais tempo na rotina e agilizar a lavagem de roupas, saiba como funciona e conheça os benefícios da lavanderia delivery por aplicativo!
Créditos da imagem de destaque: rawpixel.com