Como lavar roupas do bebê pela primeira vez?

roupa de bebe

 

Ter um bebê a caminho é uma grande alegria para a família. Mas, com isso vem algumas preocupações, especialmente para os pais de primeira viagem. Muitas dúvidas podem surgir e é normal ficar um pouco desnorteado. Uma das dúvidas mais comuns é a respeito de como se deve lavar as roupas do bebê. 

Por ter a pele mais sensível e ser mais vulnerável a microorganismos e bactérias, as  roupas do bebê merecem um cuidado especial em sua higienização para evitar possíveis alergias, irritações e, até mesmo, o desenvolvimento de dermatites. 

Por ser um processo mais delicado, é importante saber o que se deve fazer e o que é ideal evitar, principalmente na primeira lavagem. Assim, a Lavemcasa vai falar um pouco sobre como você deve lavar as roupas do seu bebê pela primeira vez. 

 

Quando devo começar a lavar as roupas do bebê? 

 

Ao comprar as roupas e o enxoval do bebê temos a sensação que tudo está 100% limpo. Afinal, quando tratamos do enxoval, em sua maioria, as peças vêm embaladas, e as roupinhas sempre parecem estar higienizadas. 

Mas, assumir isso e não falar todas as peças que terão contato direto com o bebê é um erro. Qualquer peça deve ser devidamente lavada, da maneira correta. Mesmo estando novas elas ainda acumulam poeira e outros resíduos que podem ser prejudiciais para a saúde e bem-estar do seu bebê.

Então, entendemos que lavar as peças de roupa e enxoval antes do bebê chegar é uma necessidade. Mas quanto tempo antes? 

Bem, recomenda-se que tudo seja bem higienizado durante o 8º mês de gestação, que gira em torno da 32ª semana. Assim, as roupas não correm o risco de ficarem guardadas por muito tempo e voltarem a acumular sujeiras indesejadas. O objetivo é que elas fiquem prontas para a chegada do novo integrante da família. 

 

lavar roupa de bebe

Lavar as roupas do bebê na mão ou na máquina? 

 

Por ser um processo delicado, muitos pais de primeira viagem acreditam que a única opção é lavar todas as peças na mão. Mas isso não é uma regra. 

É importante ler as instruções disponíveis nas etiquetas de todas as roupas e peças do enxoval. Apenas assim, papais e mamães terão certeza das características de lavagem de cada peça. 

Caso alguma peça especifique que a lavagem na máquina não é indicada, a única opção será a lavagem manual. Mas, caso não exista nenhuma restrição, fica a critério dos pais escolher se vão lavar as roupinhas na mão ou na máquina. 

Contudo, alguns cuidados são necessários em ambos os casos, como a utilização de produtos específicos para recém-nascidos, uma vez que eles deixam menos resíduos nas peças.

A maneira com a qual as peças são guardadas também merece atenção. É ideal que todas as peças, após sua higienização, sejam guardadas em sacos plásticos individuais, como forma de evitar o contato com possíveis sujeiras antes que o bebê tenha a chance de entrar em contato com a peça.

Lavando na mão 

 

Se você optar por lavar as roupas do bebê na mão, o primeiro passo necessário é deixar as roupas de molho por volta de 2 horas. Isso facilitará hora de remover as sujeiras. 

Após esse tempo, esfregue cada peça de maneira suave, de forma a remover as impurezas sem danificar o material e enxague abundantemente. Lembre-se de remover qualquer resíduo de sabão das peças. 

 

Lavando na máquina 

 

A lavagem na máquina demanda alguns passos a mais, como forma de manter a integridade das peças de enxoval e das roupinhas do bebê. 

A primeira etapa, assim como em qualquer lavagem, é separar as roupas brancas das coloridas para evitar que as peças fiquem manchadas. Você também não pode lavar as roupas do bebê com as roupas de outras pessoas. As roupas do recém-nascido devem ser lavadas separadamente.  

Por serem peças delicadas, elas não exigem um ciclo longo ou forte. Por isso, durante a lavagem das roupas, escolha na sua máquina a opção de “lavagem suave” e use um ciclo menor. Assim, as roupas ficarão limpas sem nenhuma danificação ou estrago.

A chegada de um bebê é um caminho de aprendizagem para os pais. Se você gosta de ideias sustentáveis e gostaria de implementar isso no seu enxoval, uma boa ideia é começar a usar fraldas ecológicas. Não conhece? Saiba mais sobre!

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!