Cada tecido tem uma determinada resistência e necessidades diferentes de higienização, passadoria e até armazenamento. Não por acaso, uma das dúvidas mais comuns na hora de limpar as peças diz respeito ao que pode e não pode ser feito a depender do tipo da roupa – será que mancha? Será que o tecido vai encolher? Como limpar de forma delicada? Para te ajudar, o tema do artigo de hoje é como lavar roupas de lã, linho e modal.
De fato, essas três composições exigem cuidados e muita atenção às instruções das etiquetas para evitar danos. Um ciclo de lavagem inadequado na máquina, a temperatura incorreta da água e até o uso de produtos muito fortes pode desgastar ou deformar as peças de maneira irreversível.
A seguir, acompanhe nossas dicas simples e práticas sobre como lavar roupas de lã, linho e modal para preservá-las por muito mais tempo!
Como lavar roupas de lã: manual prático
De fibras 100% naturais, a lã sem dúvidas é um dos tecidos mais tradicionais e democráticos – e, com a proximidade do friozinho, já se prepara para voltar ao nosso guarda-roupas do dia a dia.
Embora a manutenção desse tipo de peça não seja difícil, ter cuidados extras é extremamente importante – se houver erros na higienização, as roupas de lã podem perder seu formato original e encolher.
Tome nota das dicas e saiba como lavar roupas de lã:
1. Não exagere na frequência da lavagem
Para preservar as características das fibras e evitar desgastes, a lã não deve ser lavada com muita frequência. Nesse sentido, o ideal é aguardar que a peça esteja realmente suja. Até a lavagem, um truque é arejar a roupa e tratar pequenas manchas localizadas após cada uso.
2. Higienização suave: como lavar roupas de lã à mão?
Embora determinadas peças de lã possam ser lavadas na máquina (para saber, verifique sempre os símbolos da etiqueta), a higienização manual é sempre a opção mais segura, suave e recomendada de lavagem para evitar danos e desgastes.
Aqui, o passo a passo é simples:
- primeiro, encha um balde ou o tanque com água morna ou fria (não use água quente, que pode encolher as fibras);
- no recipiente, dissolva detergente neutro, sabão líquido ou sabão para roupas delicadas;
- remova as possíveis bolinhas maiores da lã e mergulhe a peça na água;
- esfregue delicadamente a roupa no balde, evitando usar força, amassar e esticar as fibras;
- deixe de molho por cerca de 15 minutos;
- para retirar o excesso de água da peça, embrulhe-a em uma toalha e aperte o tecido, sem torcer;
- esvazie a primeira água com sabão e encha o recipiente novamente para remover os resíduos de sabão da roupa de lã.
3. Como lavar roupas de lã na máquina? É possível?
Sim. Como mencionamos, algumas peças permitem a lavagem na máquina – e isso estará explicitado nas instruções das etiquetas. Se não houver instruções ou estiver na dúvida, opte sempre pela higienização manual, certo?
De todo modo, se o item puder seguir para o eletrodoméstico, vale a pena ficar de olho em cuidados extras para aumentar a durabilidade e evitar desgastes e deformações:
- use sacos protetores para as peças de lã antes de colocá-las na máquina;
- programe o ciclo de lavagem suave;
- prefira sabão líquido, produtos naturais e sabão próprio para roupas delicadas;
- se possível, pule a etapa da centrifugação, que promove uma agitação maior e pode danificar as fibras da lã, além de gerar as temidas bolinhas.
4. Atenção: cuidados para secar roupas de lã
Quando o assunto é como lavar roupas de lã, a secagem é tão importante quanto a própria higienização. Isso porque as fibras molhadas desse tecido ficam ainda mais propensas a se esticarem e deformarem devido ao peso da água.
Por esse motivo, o mais indicado é mesmo começar evitando a centrifugação e remover o excesso de água com a ajuda de uma toalha limpa (enrole e pressione levemente a toalha sobre a peça). Dispense a secadora, certo?
O próximo passo é evitar pendurar a roupa. Para prevenir desgastes e a perda de formato da peça, o ideal é deixá-la secando horizontalmente sobre uma toalha limpa e branca, impedindo também a formação de manchas. Apostar no varal de chão é outra opção interessante!
Confira também: Aprenda como lavar casaco de lã batido: passo a passo simples
Como lavar roupas de linho?
Elegante e atemporal, o linho também é um tecido delicado que pode encolher e se danificar caso não haja os cuidados necessários. Vamos às dicas:
Sempre que possível, lave à mão
Assim como as roupas de lã, as peças de linho exigem uma lavagem mais delicada – o ideal, portanto, sempre será lavar manualmente.
Para esse momento, duas recomendações são extremamente importantes: não use água quente e dispense o uso de detergentes biológicos. Na higienização, seja à mão ou na máquina, prefira a água fria e sabão orgânico ou neutro (o sabão de coco natural é uma ótima opção).
Vale destacar que a água quente está vetada porque as altas temperaturas podem encolher e degradar as fibras da roupa de linho. Por fim, se houver manchas na peça, faça uma pré-lavagem com produtos específicos.
Na máquina, opte pelo ciclo delicado
Mais uma vez, a lavagem na máquina é liberada desde que permitida pelas instruções da etiqueta. Nesse caso, valem as regras do ciclo suave de higienização, o uso de água fria/morna e o sabão neutro. Para a maior durabilidade da peça, evite a centrifugação.
Apostar nos sacos protetores (ou em uma fronha antiga amarrada) também é recomendado para minimizar os desgastes da movimentação do eletrodoméstico.
Cuidados de secagem
Secadora jamais! O grau de calor e a rotação desse equipamento são extremamente nocivos para as fibras delicadas do linho, que podem ser danificadas de forma irreversível. Após o enxágue, prefira secar a roupa em local plano e à sombra – como no caso das roupas de lã, o varal de chão e o truque da toalha horizontal são boas pedidas.
Outro cuidado é não usar prendedores de roupa: esses objetos podem marcar e deformar o tecido na secagem.
Como lavar roupas de modal?
Assim como a viscose, o rayon e o lyocell, o modal é um tecido fabricado a partir de fibras de celulose derivadas da polpa de madeira, que são tratadas com produtos químicos.
Resistente a vincos e de acabamento liso e lustroso, o tecido frequentemente é misturado a spandex, lã e algodão. Confira as orientações:
- de maneira geral, roupas de fibras 100% modal podem ser higienizadas do mesmo modo que as peças de algodão e a maioria das roupas de cama. A água pode ser utilizada em diferentes temperaturas, mas fique atento às instruções da etiqueta, principalmente se houver decorações ou outros tipos de tecido na composição;
- evite o uso de alvejantes à base de cloro e água sanitária. Potentes, esses produtos podem enfraquecer as fibras e provocar manchas. Para clarear sujeiras e manchas já existentes, prefira alvejantes à base de oxigênio;
- as peças de modal que também contam com lã, seda ou outros tecidos misturados à composição devem ser higienizadas conforme as instruções para as fibras mais delicadas. Portanto, tenha cuidado redobrado;
- para lavagem na máquina, se a mesma for liberada pelas instruções, opte sempre pelo ciclo de lavagem suave, usando cerca da metade da capacidade do tambor. Não centrifugue.
De fato, higienizar as roupas de modo a preservar sua aparência e durabilidade não é tão simples quanto pode parecer! Seguir corretamente as instruções do fabricante, assim como entender as especificidades de cada tecido, são etapas-chave para manter suas peças bonitas por muito mais tempo.
Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre como lavar roupas de lã, linho e modal com qualidade! Para simplificar a rotina e garantir que suas peças especiais de tecidos delicados recebam o tratamento adequado, saiba mais sobre nossos serviços de lavanderia delivery por aplicativo!
Créditos da imagem de destaque: freepik