Como lavar roupa colorida para não desbotar: manual prático

 

Vibrantes e marcantes, as peças coloridas e estampadas têm um lugar especial no gosto e no guarda-roupa de muita gente. Existe, no entanto, um ponto negativo importante: a falta de cuidado na lavagem pode fazer com que os tecidos percam a cor e adquiram um visual gasto muito rapidamente. Eis o “x” da questão: como lavar roupa colorida para não desbotar? 

Além do cuidado básico para fazer a triagem das peças por cor, vale lembrar também que determinados itens soltam tinta e podem exigir atenção especial na higienização, inclusive a opção por uma lavanderia

Para te ajudar, listamos dicas valiosas para não errar na tarefa, desde o momento da pré-lavagem até o jeito correto para secar. Vamos lá? 

Como lavar roupa colorida para não desbotar? 

como lavar roupa colorida para não desbotar
Créditos: wayhomestudio

1. Antes de tudo, atenção à separação por cores 

Para evitar manchas e desbotamento (além de manter a integridade das fibras), a separação por cores é um dos cuidados mais importantes na pré-lavagem! Nesse sentido, não custa reforçar a regra: separe as roupas de tonalidade clara (brancas, beges e cinza claro), as escuras (pretas, azul marinho, chumbo) e então as de cores mais vivas, estampadas e vibrantes (vermelho, amarelo, laranja, roxo etc). 

É interessante destacar, ainda, que as roupas também devem ser separadas por tipos. Não é porque sua roupa de cama /ou banho é colorida que ela pode ser lavada juntamente com blusas e/ou roupas íntimas do mesmo tom, certo?  

Além da questão de manter a durabilidade das cores, esse cuidado básico também evita a formação de bolinhas e fiapos. 

Outra recomendação: separe também as roupas coloridas que estiverem muito sujas ou manchadas, pois elas deverão passar por uma higienização prévia antes de ir para a máquina. 

2. Para manter a integridade da peça, cheque sempre a etiqueta 

Se checar as instruções de lavagem é sempre fundamental, essa regra se torna ainda mais necessária em se tratando das peças de cores vivas e estamparias. Ali, você pode conferir informações-chave sobre temperatura para lavar/passar, se a peça solta tinta, se é preciso lavar à mão, se a secadora é permitida ou não… 

De fato, manter todos os cuidados indicados é a melhor forma de proteger a cor das suas roupas, além de aumentar sua vida útil!

2. Faça o “teste da desbotamento” 

Quando o assunto é como lavar roupa colorida para não desbotar, é claro que a questão do “solta ou não solta tinta?” é um ponto importante. Muitas vezes, como já mencionamos, essa informação já consta na etiqueta. De todo modo, se houver dúvida, vale colocar em prática o seguinte teste de descoloração: 

  • escolha uma parte pequena e pouco visível da peça;
  • umedeça o local com água quente;
  • posicione um pano claro por cima do tecido molhado e passe a área a ferro em alta temperatura;
  • pronto! Se a peça soltar tinta, a cor ficará marcada no pano. Nesses casos, é indicado lavar a peça à mão e separadamente. 

3. Invista na pré-lavagem de manchas e não exagere ao deixar de molho

As peças com manchas ou sujeiras muito intensas devem ser tratadas antes de entrar na máquina de lavar (ou antes da higienização manual, se for o caso). 

Para remover as marcas, o ideal é apostar em sabão de coco ou neutro para retirar o “grosso”, ou ainda um produto tira-manchas próprio para roupas coloridas. Se a roupa estiver muito suja, vale deixar de molho por cerca de 30 minutos (máximo de uma hora).

Atenção: não exagere ao deixar de molho, ok? Ao ultrapassar esse tempo, a peça pode perder a coloração, em especial se for do tipo que solta a tintura. 

4. Vire as peças do avesso 

Para evitar ainda mais o desgaste da coloração das peças, vire-as do avesso antes de lavar. Caso for usar a máquina, fique de olho na capacidade do eletrodoméstico: roupas demais prejudicam a qualidade da limpeza, além de poderem danificar os tecidos. 

5. Prefira o sabão líquido 

Se a dúvida é como lavar roupa colorida para não desbotar, o sabão em pó não é uma escolha interessante. Isso porque o produto tende a formar manchas esbranquiçadas nas peças e até a se acumular nos tecidos, criando aquele efeito desagradável pós-lavagem. 

Nesses casos, prefira o sabão líquido, que ajudará a conservar os tons brilhantes e a aparência de “nova” da peça. No mercado, é possível encontrar alternativas especiais para roupas coloridas. 

6. Aposte no truque do sal 

Quer saber como lavar a roupa com sal para não desbotar? Sim, esse truque é famoso e bastante eficaz! 

O processo é simples: adicione 5 colheres de sopa de sal na máquina a cada ciclo de lavagem. O sal deve ser colocado no próprio tambor da máquina e não no compartimento de sabão, certo? 

Além de manter as cores mais vivas, o sal também impede que as peças soltem tinta. Vale acrescentar que os resultados são melhores nas roupas mais novas, mas o truque costuma também ajudar a restaurar a cor das mais antigas. 

7. Acerte na temperatura e no ciclo de lavagem 

Outra dica eficiente para evitar que as peças se desgastem e percam a cor é apostar no ciclo de lavagem suave/delicado, além de água na temperatura 30°. Se as roupas estiverem com um nível normal de sujeira, não é necessário ir além disso: programar ciclos de 35 a 45 minutos na máquina é suficiente. 

8. Tire as roupas da máquina e pendure imediatamente 

Sabe aquela “enrolada” comum para pendurar as peças para secar após a lavagem? Pois é, não convém abusar com as roupas coloridas. Deixá-las “esperando” dentro do eletrodoméstico muitas vezes resulta em manchas. Seja rápido! 

9. Evite a secadora e seque à sombra

Embora sejam práticas, as secadoras não são a melhor pedida para manter as roupas duráveis, coloridas ou não. Nesse sentido, o melhor é evitar o aparelho e deixá-las secar naturalmente em local ventilado e ao abrigo do sol – uma luz solar muito forte tende a acelerar o desbotamento e pode até mesmo danificar as fibras das peças. 

Para preservar ao máximo as cores das roupas, convém também secá-las do avesso. 

Como lavar roupa colorida para não desbotar: dúvidas rápidas 

Como lavar roupa colorida com vinagre?

Assim como o sal, o vinagre também tem propriedades fixadoras, ajudando a manter a vivacidade e o tom das roupas coloridas. 

A dica é adicionar meia xícara do produto a cada ciclo de lavagem, despejando o líquido na água do tambor da máquina. O vinagre ainda funciona como amaciante, além de não deixar cheiro nas peças! 

Como lavar roupa colorida que solta tinta?

Antes de tudo, é interessante checar o que diz o fabricante na etiqueta. Em muitos casos, as peças que soltam tintura demandam cuidados em diversas lavagens até que possam ser misturadas a outras roupas. 

Pois bem: aqui, o ideal e mesmo lavar a peça separadamente e à mão, com o uso de sabão neutro líquido ou sabão próprio para roupas coloridas. Você pode, ainda, apostar no truque do sal ou do vinagre na máquina de lavar, que vão ajudar a fixar a tinta nas peças. 

Por fim, vale lembrar que a escolha por uma lavanderia delivery por aplicativo é sinônimo de qualidade e praticidade para lavar roupas de todos os tipos, cores e tecidos. Ao facilitar a rotina e poupar tempo, você ainda consegue manter suas peças duráveis com a garantia de que todos os cuidados necessários serão tomados. 

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre como lavar roupa colorida para não desbotar. Continue a acompanhar o blog para mais dicas especiais!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: teksomolika

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!