Macia e muito confortável, a manta de microfibra ganhou um lugar especial no enxoval de casa, seja para os dias frios ou para dormir com mais aconchego. E não é por acaso! O material – que é feito de fibras sintéticas de poliamida, viscose, poliéster ou acrílico – tem uma série de vantagens, incluindo a alta durabilidade e a facilidade para lavar. Mas você sabe como lavar cobertor de microfibra?
De fato, o tecido não amassa e seca bastante rápido, tornando todo o processo mais prático. No entanto, é preciso ficar de olho em certos cuidados para manter seu cobertor bonito e quentinho por mais tempo.
A seguir, saiba como lavar cobertor de microfibra do jeito certo!
Como lavar cobertor de microfibra?
Lave isoladamente
O ideal é lavar seu cobertor separadamente – misturar a microfibra com outros tecidos pode prejudicar a composição do material e sua boa durabilidade, quebrando seus fios suaves. Nesse sentido, procure higienizar somente com outras peças de microfibra.
Caso precise lavar em conjunto, escolha as roupas delicadas!
Opte pelo ciclo de lavagem suave na máquina
Sim, o cobertor de microfibra tem sua vida útil prolongada caso seja lavado manualmente. Entretanto, a peça é composta por fios sintéticos, com boa resistência. Por isso, é possível higienizar na máquina sem maiores problemas!
Para evitar desgastes e a formação de bolinhas na manta, opte sempre pelo ciclo de lavagem de roupas delicadas (rotação lenta e água fria ou morna).
Seque o cobertor à sombra
Em se tratando de como lavar cobertor de microfibra, uma das principais vantagens com certeza é a secagem rápida! Dessa forma, não há necessidade de expor a peça ao sol, evitando também desbotamento e danos ao tecido. Não tem mistério: basta estender à sombra no varal.
Se você está em dúvida sobre o uso da secadora, saiba que o eletrodoméstico não é indicado nesse caso, uma vez que pode encolher a manta (e, como vimos, não há necessidade). Entretanto, caso for utilizar o aparelho, mantenha as temperaturas baixas.
Leia também ? Como tirar cheiro de roupa guardada: 6 truques infalíveis
Como lavar cobertor de microfibra: o que NÃO fazer?
Como vimos, o passo a passo para lavar microfibra é bastante simples! No entanto, há cuidados específicos que devemos tomar no processo – na verdade, são regrinhas do que NÃO fazer. Acompanhe:
Não use amaciante ou alvejante
É isso mesmo: o cobertor de microfibra é macio por si só. Além de ser dispensável, a verdade é que o uso de amaciante pode até mesmo obstruir os fios e reduzir sua permeabilidade, o que prejudica a limpeza e até mesmo quebra as fibras.
Por sua vez, os alvejantes também podem danificar o tecido e estão proibidos. Portanto, você já sabe: fique longe do amaciante e das composições com água sanitária!
Não centrifugue!
Quando o assunto é como lavar cobertor de microfibra, você também pode pular a etapa da centrifugação da lavagem na máquina. Além de secar naturalmente com bastante agilidade, o material pode ter suas fibras sintéticas danificadas com o atrito da máquina de lavar.
Não torça, apenas pressione com cuidado
Prosseguindo na temática da secagem, vale a pena lembrar: não se deve torcer o cobertor de microfibra. Do mesmo modo que a centrifugação, o gesto pode danificar as fibras e deformar o material.
Ao invés de torcer, aperte o tecido levemente com as mãos.
Quer mais dicas sobre a secagem de roupas? ? Veja 8 dicas para secar suas peças em dias de chuva!
Dicas extras para armazenar seus cobertores do jeito certo
Além de saber como lavar cobertor de microfibra, é importante prestar atenção ao modo de armazenamento dos mesmos, assim como outros tipos de mantas, xales e cobertores. Embora sejam utilizados com maior frequência por serem mais leves, o usual é que as peças de microfibra sejam guardadas no armário com a vinda das altas temperaturas, juntamente com as outras roupas de inverno.
Nesse momento, a correta limpeza prévia deve entrar em cena, assim como determinados cuidados para evitar poeira, mofo e mau cheiro. Tome nota:
- Lave os cobertores e mantas antes de guardá-los (não pule esta etapa!);
- Guarde em locais arejados e livres de poeira, umidade e incidência do sol. De tempos em tempos, é indicado abrir armários e baús para promover a circulação do ar;
- Enrole os cobertores de microfibra e guarde-os em sacos de TNT (que permitem o tecido “respirar”) ou em embalagens a vácuo.
Embora os cuidados acima sejam importantes, vale a pena mencionar que os cobertores de microfibra também têm vantagens em relação aos outros tipos de tecido. Além de serem mais maleáveis e menos volumosos, tendem a acumular menos poeira e, em consequência, micro-organismos, reduzindo a ocorrência de alergias.
E então, gostou das nossas dicas para cuidar desses queridinhos dos dias de aconchego? Agora que você sabe como lavar cobertor de microfibra, veja também nossas orientações para higienizar todos os tipos de cobertores!