Como desencardir meias: manual completo para salvar suas peças


Em meio aos desafios e grandes dúvidas da hora de lavar roupa, com certeza uma das principais perguntas é: afinal, como desencardir meias? Se o hábito de andar somente com elas, sem sapatos, pode agravar o problema (em especial para quem tem crianças em casa), a verdade é que muitas parecem encardir com o simples uso – principalmente se falamos das meias brancas. 

Já adiantamos, aqui, que esfregar as peças não funciona: a fricção só vai desgastar as fibras e gerar bolinhas no tecido. Deixar as meias sujas por muito tempo e fazer uma lavagem “meia boca” são outros erros que acabam piorando as manchas. 

Para te ajudar, elencamos dicas e truques caseiros realmente eficientes para deixar as peças como novas. Preparado(a)? Vamos lá! 

Como desencardir meias: dicas-chave para deixar as peças como novas 

como desencardir meias

Antes de passar para as dicas, vale destacar que o método “deixar de molho” é o mais eficaz em se tratando de como desencardir meias. No entanto, em todos os truques a seguir, use sempre baldes individuais para separar as meias brancas das coloridas, ok? 

1. Receita infalível com água quente, bicarbonato e limão 

Esse é um truque tiro-e-queda, bem ao estilo das “dicas da vovó”. Você vai precisar de: 

  • sabão de coco ou sabão em pedra comum; 
  • 5 litros de água quente;
  • suco de 1 limão;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. 

Primeiro, despeje a água quente em um balde e dissolva o bicarbonato e o suco do limão no conteúdo. Umedeça as meias encardidas na solução. 

Em seguida, esfregue as solas e os calcanhares das meias com o sabão de coco ou em pedra. Retorne as peças para o balde e deixe-as de molho na mistura preparada por cerca de 3 horas. 

Depois, é só jogar as meias na máquina e lavar normalmente, colocando para secar preferencialmente ao sol. 

Vale lembrar que os ingredientes dessa “receita” têm um potente efeito clareador nas fibras naturais (linho ou algodão). Vale muito a pena quando o assunto é como limpar meias encardidas

Observação: o truque também traz ótimos resultados para clarear os panos de prato. 

2. Truque do vinagre 

Não tem bicarbonato e/ou limão em casa? Nesse caso, você pode apostar em outro ingrediente coringa da cozinha: o vinagre. 

O passo a passo é simples. Comece colocando 1 litro de água quente em uma bacia (a alta temperatura ajuda no efeito clareador de manchas). Depois, dilua uma colher de chá de vinagre no recipiente.  

A partir daí, basta deixar as meias de molho por aproximadamente 30 minutos e depois lavar como de costume, à mão ou na máquina. Se for lavar um volume maior de peças, aumente a quantidade da solução na proporção indicada (1 litro de água quente para 1 colher de chá de vinagre)

3. De molho no bicarbonato de sódio 

Essa é uma dica mais simples e suave, mas que traz ótimos resultados para as meias que não estiverem tão encardidas. Vale a pena, ainda, inserir esta etapa na pré-lavagem sempre que for higienizar as meias, melhorando a limpeza.

Mais uma vez, você vai precisar de 1 litro de água quente. Na água, dissolva 2 colheres de sopa de bicarbonato e 2 colheres de sopa de sabão líquido. Agite a solução com as mãos para misturar os componentes e deixe as meias de molho por cerca de uma hora. 

Pronto! Depois é só lavar normalmente e pendurar para secar. 

4. Peças brancas: como desencardir meias com água sanitária 

Ah, as meias claras encardidas… essas peças, principalmente quando pertencem às crianças, podem se tornar um verdadeiro pesadelo na hora da lavagem. 

Nesse sentido, quando o assunto é como desencardir meia branca e como lavar meias brancas muito sujas, é possível apostar no grande aliado caseiro do clareamento: a água sanitária. 

Vale lembrar, afinal, que o produto potente é altamente abrasivo e muito indicado para remover as bactérias e o mau cheiro. Além disso, como não poderia deixar de ser, é super eficiente para remover os “encardidos” com rapidez. 

A mistura é a seguinte: 250 ml de água sanitária diluídos em 1 litro de água quente. Agite a mistura, coloque as meias brancas de molho por 1 hora e lave as peças como de costume para finalizar. Nesse momento, usar o sabão de coco é a melhor pedida. 

Confira também: Como lavar roupa branca: guia para caprichar na lavagem

5. Água quente + limão 

Quer mais uma dica express de como desencardir meias? Aqui vai: você precisará apenas de água quente e limão. 

Esprema o suco de limão na proporção desejada e deixe as meias imersas na solução por uma ou duas horas antes de lavar como sempre. 

Vale destacar que a fruta ácida é ótima para acabar com os odores desagradáveis e remover as sujeiras impregnadas nas peças, atuando como tira-manchas natural. 

6.  Água quente + sabão de coco 

Outro truque super simples para saber como desencardir meias que não têm manchas super profundas é investir na dupla água quente e sabão de coco.

Dissolva um pouco do sabão na água e misture até formar espuma. Em seguida, mergulhe as meias e deixe agindo por cerca de uma hora. Finalize com uma limpeza manual (esfregando levemente) ou na máquina. 

7. Como desencardir meias com tira-manchas tradicional 

Se as manchas nas suas meias forem muito intensas (ou persistirem mesmo após os truques caseiros acima), é interessante apostar em um produto tira-manchas convencional. 

Aplique a substância diretamente nas áreas encardidas e esfregue com uma escova para roupas. Depois, é só deixar agindo por cerca de meia hora e lavar normalmente com o sabão. Se preciso, você pode repetir o processo. 

Como lavar meias com sucesso: dicas extras 

Além de saber como clarear meias encardidas, é importante também ficar atento a uma boa higienização dessas peças, evitando manchas profundas, desgastes e impregnação da sujeira: 

  • assim como as outras peças, as meias devem ser separadas em brancas, pretas e coloridas antes da lavagem; 
  • se você quer aprender como desencardir meias, não demore para lavá-las! As peças (em especial as que estão muito sujas) devem ser higienizadas o quanto antes para evitar que as manchas fiquem impregnadas no tecido; 
  • não esfregue demais ou com muita força! Ao contrário do que se pode pensar, esfregar muito para desencardir não é uma boa pedida, já que isso pode danificar as fibras das meias e comprometer/relaxar o elástico. Para tirar manchas, o indicado mesmo é deixar de molho e depois lavar do jeito tradicional; 
  • não lave as meias do avesso. Como a parte externa é a que costuma estar mais  suja, é melhor deixá-la exposta na hora de higienizar; 
  • na hora de secar, evite torcer ou apertar as meias, já que isso pode afrouxar o elástico;
  • para guardar, não é bom fazer as famosas “bolinhas” com as peças – isso também tende a prejudicar o elástico com o tempo. O ideal é dobrá-las em pares

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Agora que você sabe como desencardir meias, continue de olho nas atualizações do blog para mais truques eficazes para a sua rotina! 


[rock-convert-cta id=”4903″]

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!