Aprenda a separar as roupas para uma lavagem correta

A vida adulta demanda uma série de aprendizados para que uma pessoa não passe pelos famosos “perrengues”. Um deles é aprender a separar as roupas antes de colocá-las para lavar. Afinal, todos querem que suas roupas durem mais. 

A princípio, é mais simples colocar todas na máquina de qualquer jeito e deixar que o eletrodoméstico faça a sua função. Mas, apesar de prática e bastante funcional, a máquina não cuida das suas roupas, esse é um trabalho seu. Desse modo, para evitar o desgaste das roupas, e o gasto que você terá ao longo do tempo para repor peças que desbotaram ou mancharam por falta de atenção e cuidado, siga as dicas abaixo. 

 

 

Como separar as roupas

O primeiro passo é separar as roupas. Afinal, cada roupa tem sua peculiaridade e devemos estar atentos a isso. 

Começamos separando as roupas novas das mais antigas. Isso deve acontecer, pois, apesar de serem da mesma cor ou material, elas carregam mais tinta, uma vez que não passaram pelo ciclo de lavagem. Desse modo, elas devem ser lavadas separadamente, seja à mão ou na máquina para não correr o risco de manchar outras peças.

As roupas brancas são as que mais geram problemas para aqueles que ainda estão se acostumando com a lavagem das roupas. Quantas vezes já ouvimos alguém falar que acidentalmente lavou uma peça branca com uma vermelha e ela ficou rosa.

Por isso, roupas brancas só podem ser lavadas com outras roupas brancas. Nenhuma mistura com outra cor deve acontecer para evitar que as peças saiam manchadas. 

Ademais, essas peças podem, se necessário, serem colocadas de molho e na água quente para tirar sujeiras mais intensas. 

Em contraponto, as peças coloridas não podem ficar de molho, pois elas desbotam. Porém, um ponto positivo é que não há necessidade de separar cor por cor na hora de fazer a lavagem, contanto que todas as peças tenham tecidos semelhantes. Assim, todas as roupas coloridas de tecidos parecidos são lavadas juntas. 

Peças de lã, cetim e lingeries são consideradas roupas delicadas e demandam uma atenção especial. Afinal, por conta de sua delicadeza também correm maior risco de serem danificadas durante a lavagem. 

O ideal é que essas  peças sejam lavadas a mão para serem conservadas. Caso isso não seja possível, elas nunca devem ser lavadas com roupas pesadas, como jeans, edredons e moletons. A melhor opção é lavar elas junto às roupas regulares, dentro de um saquinho protetor, que ajudará a conservar as peças. 

 


Escolhendo a intensidade na hora de lavar

Boas práticas de lavagem ajudam a conservar as roupas. Por isso, é importante que todos entendam a máquina de lavar que possuem. Afinal, máquinas diferentes possuem opções de lavagens diferentes. Assim, ler o manual do fabricante é sempre importante.

Porém, algumas dicas são tão universais que podem ser implementadas em qualquer situação. Desse modo, é bom ter esse conhecimento para colocá-lo em prática em qualquer ocasião.

Assim, atente-se ao nível de sujeira das roupas. Quanto mais sujo as peças estiverem, mais longo deverá ser o programa de lavagem, e, muito provavelmente, necessitará de ficar de molho e passar por um processo de agitação.

Ademais, roupas delicadas devem ser lavadas no modo lavagem suave, que visa o cuidados com tecidos mais frágeis. E para as roupas regulares o modo de lavagem rápido é o ideal, pois foca na economia de energia na máquina de lavar, além de preservar a integridade das roupas a longo prazo. 

Gostou das dicas? Todas as peças demandam cuidados especiais e ficar atento a isso é essencial para preservar as roupas. Contudo, as peças íntimas precisam ser esterilizadas antes de serem colocadas para lavar. Saiba mais! 

LAVA EM CASA

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!