Por deixar as peças mais cheirosas e macias ao toque, o amaciante de roupa é considerado por muitos um item indispensável na hora da lavanderia. Hoje, no entanto, as utilidades do produto vão além do tradicional. Entre tantas opções de uso, marcas e mesmo variações de preço, fazer uma boa escolha no supermercado pode ser um tanto complicado!
É preciso ter em mente, aqui, que a seleção do melhor amaciante de roupas vai depender de alguns critérios importantes. Enquanto um bom produto pode ajudar a aumentar a durabilidade das peças, outros químicos podem até mesmo danificar e desbotar as fibras.
A seguir, confira como não errar na hora de escolher um bom produto, além de dicas extras de uso!
Amaciante de roupa: como funciona e quais os tipos?
Saber para que serve o amaciante de roupa pode parecer óbvio, mas não é bem assim. Isso porque, além de amaciar e dar aquele toque perfumado ao tecido, o produto também revitaliza as fibras e impede quebra e outras deformações.
Vale mencionar, ainda, que o amaciante tem uma atuação parecida ao condicionador de cabelos: seus elementos, de base oleosa, penetram nas fibras dos tecidos e criam uma camada protetora que promove maciez e também facilita o momento de passar.
Outra vantagem é a prevenção de amassados e vincos nas roupas, evitando também desgastes e a formação das temidas bolinhas.
Tipos do produto
Como dissemos, hoje é possível escolher entre múltiplas marcas de amaciante, com as mais diversas fórmulas e versões. Fragrâncias, formato concentrado/diluído, líquido, em pó, com ou sem efeito desodorizante… são muitas alternativas!
De maneira geral, no entanto, as categorias do produto são três:
- Normal (diluído): são aqueles que já vêm prontos para uso. Embora sejam mais práticos, esses itens ocupam mais espaço na despensa e costumam ter embalagens menos sustentáveis, além de serem mais pesados;
- Concentrados: de rendimento e resultado semelhantes ao amaciante diluído, esses produtos exigem menos quantidade no uso, uma vez que são mais potentes. As embalagens são menores e mais ecológicas;
- Amaciantes em pastilha: novidade no mercado, esses produtos são mais caros, mas ocupam bem menos espaço e não deixam marcas/manchas nas peças (muitas vezes ocasionadas devido ao excesso no uso).
Amaciante de roupa: 6 dicas para acertar na escolha
Embora tragam muitos benefícios para a higienização das roupas, os amaciantes também trazem algumas desvantagens. Além da possibilidade de causar manchas, determinadas fórmulas podem causar irritações e reações alérgicas. As peças de bebês e crianças menores também exigem produtos especiais para essa faixa etária.
É interessante destacar também que existem versões voltadas para roupas brancas e coloridas, enquanto outras se destinam a tipos específicos de peças. Por esse motivo, ficar de olho na hora de eleger um bom produto faz toda a diferença. Tome nota das dicas para escolher o melhor amaciante:
1. Fique de olho na fórmula
A fórmula é certamente um dos critérios mais importantes para escolher um bom amaciante de roupa. Pessoas com peles sensíveis e com alergia a determinados componentes devem ficar especialmente atentas!
De fato, embora seja possível encontrar produtos de base mais natural e com menos chances de gerar reações, grande parte das fórmulas conta com uma grande variedade de elementos químicos.
O mesmo vale quando o assunto é o amaciante para bebê e crianças pequenas. Nessas situações, o ideal é optar por um produto hipoalergênico, que tem formulação suave e também traz ótimos resultados para tecidos delicados e pessoas com propensão a problemas dermatológicos.
2. Prefira produtos com óleos essenciais para roupas de cama e banho
Para as toalhas, lençóis e outras peças de cama e banho, a maciez e a fragrância agradável são ainda mais importantes, não?
Nesses casos, a dica é optar pelo amaciante de roupa à base de óleos essenciais, que confere conservação extra da maciez até as próximas lavagens e tem grande poder de hidratação das fibras.
O produto também é uma boa pedida para capas de sofá, cortinas e cobertores em geral.
3. Observe o peso líquido para calcular o custo-benefício
Para estimar o custo-benefício entre diferentes marcas, um cuidado importante é observar o peso líquido da embalagem de amaciante. A maior parte das empresas oferece embalagens de 500 ml até 1 litro, mas é possível encontrar produtos de até 5 litros.
Vale a pena checar, ainda, se a etiqueta informa a quantidade de lavagens que podem ser realizadas com o conteúdo. Determinados amaciantes concentrados podem ser diluídos, o que aumenta o rendimento.
4. Para as roupas do dia a dia, prefira as fórmulas com óleos
É importante ter em mente que as roupas que são utilizadas com mais frequência (e lavadas com maior frequência) também se desgastam mais rapidamente.
Nesse sentido, assim como no caso das roupas de cama e banho, o ideal é optar por fórmulas mais suaves e naturais, que preferencialmente contem com óleos na sua composição (a exemplo do óleo de argan).
Esse tipo de produto é capaz de fornecer lubrificação e maleabilidade às fibras do tecido, mantendo o aspecto das roupas e sua durabilidade por muito mais tempo.
5. Atenção à concentração
Como já mencionamos, há amaciantes que exigem a diluição da fórmula para uso, o que pode representar um bom rendimento do produto.
A alta dose de concentração de químicos, entretanto, pode não ser uma boa ideia para as pessoas com peles mais sensíveis. A quantidade de uso exata indicada pela embalagem deve ser respeitada todas as vezes – caso contrário, as peças podem ficar “encharcadas” com o amaciante (o que vai demandar mais tempo e esforços no enxágue) e a concentração da substância pode continuar bem forte, prejudicando as roupas e a saúde da pele.
Dessa forma, a dica, mais uma vez, é ficar de olho nos componentes e priorizar os produtos com menor concentração de substâncias químicas.
6. Considere os amaciantes antibacterianos para as roupas de ginástica
Como acumulam mais suor e bactérias, as roupas esportivas e de ginástica podem ser mais trabalhosas na hora da higienização, inclusive na etapa do amaciante.
Aqui, uma boa pedida é apostar nos produtos com efeito antibacteriano e/ou desodorizante, que ajudam a manter o cheiro agradável nas peças por mais tempo. Mas atenção: a limpeza prévia (com destaque para a área das axilas) deve ser muito bem feita, certo?
Dicas extras para não errar no uso do amaciante de roupa
- Se você é uma das pessoas que “capricha” na dose do amaciante de roupa para deixar as peças mais cheirosas, abandone o mau hábito! Em excesso, o produto surte o efeito contrário e desgasta as fibras, diminuindo a durabilidade dos tecidos;
- O momento certo de colocar o amaciante na máquina é depois que a primeira etapa da lavagem acabar (quando o aparelho começa a se encher novamente de água). Sempre coloque o produto no compartimento indicado para a função (se não houver, dilua na própria água limpa – sem resquícios de sabão);
- Sempre evite os produtos com muitos agentes químicos, preferindo os naturais. As fórmulas mais suaves são benéficas para as roupas e para a saúde (principalmente de bebês e crianças).
E aí, gostou das informações para escolher o melhor amaciante de roupa? Esperamos que sim! Acompanhe as atualizações do blog para mais dicas para o dia a dia e até a próxima!
[rock-convert-cta id=”4903″]
Créditos da imagem de destaque: wayhomestudio