Companheiros inseparáveis das crianças, os bichinhos de pelúcia também dão um toque especial na decoração de muitas pessoas. Fofuras à parte, não é novidade que esses itens acumulam uma grande quantidade de poeira, fungos e ácaros – o que é um “prato cheio” para os alérgicos. Mas como lavar bicho de pelúcia do jeito certo?
De fato, é comum ter medo de estragar o ursinho, perder a maciez da pelúcia e até deformar o brinquedo. Outras perguntas incluem “será que dá pra lavar na máquina?” e “como limpar à mão”?.
Se a lavanderia profissional é a mais apropriada para muitos casos (e facilita a limpeza em 100% das vezes), é possível lançar mão de alguns cuidados especiais para ter o máximo de sucesso na tarefa.
Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto a seguir!
Como lavar bicho de pelúcia: dicas gerais
Fique de olho na frequência da limpeza
Hoje, a maioria dos bichinhos de pelúcia é fabricada em material antialérgico, o que colabora para a manutenção da limpeza. No entanto, não dá para negligenciar a higienização regular! Esses itens ficam expostos ao ambiente, retendo pó, sujeiras e abrindo espaço para a proliferação de microrganismos.
Caso se trate de um brinquedo frequente dos pequenos, o cuidado deve ser redobrado!
Fique atento: o indicado é lavar a cada 6 meses ou mesmo antes, a depender do estado do bichinho.
Cheque as necessidades de cada pelúcia
Assim como as roupas, os itens de pelúcia são fabricados em diferentes fibras e têm suas particularidades – por esse motivo, checar a etiqueta à procura das instruções de lavagem continua sendo um cuidado importante!
Enquanto alguns ursinhos vão exigir a lavagem a seco na lavanderia, outros podem ser colocados na máquina e/ou vão demandar uma cuidadosa lavagem manual. Bichinhos com muitos detalhes e/ou que contam com baterias ou pilhas, por exemplo, devem ser analisados com ainda mais atenção.
Como lavar bicho de pelúcia na máquina de lavar?
Antes de tudo, verifique na etiqueta se o bichinho pode mesmo ser lavado na máquina! Aqueles que contam com bateria ou pilhas, como já mencionamos, não podem. O mesmo vale para as pelúcias que contam com muitos detalhes, que possam se desprender no eletrodoméstico.
Outro ponto de atenção, ainda, diz respeito aos bichinhos que têm preenchimento, que pode ser de isopor, algodão e outros materiais. Não pule a etapa das instruções, certo?
Caso esteja tudo certo para lavar no eletrodoméstico, vamos ao passo a passo de como lavar bicho de pelúcia na máquina:
1. Retire as roupinhas e acessórios
Antes de colocar na máquina, remova todas as possíveis roupinhas e acessórios que tenham vindo com o bichinho. Essas pequenas peças devem ser higienizadas à parte.
Observe também se a pelúcia apresenta algum dano, como costuras desfeitas e furos que estejam deixando o enchimento escapar.
Nesse último caso, é melhor fazer o reparo e/ou lavar a pelúcia à mão, já que ela pode se desgastar ainda mais com os movimentos da máquina de lavar.
2. Se preciso, faça a pré-lavagem de manchas
Usando produtos para roupas delicadas ou itens naturais (como sabão neutro e de coco), trate as manchas e deixe a substância agir por alguns minutos.
3. Use sacos protetores e separe por cores
Para evitar quaisquer desgastes à pelúcia, o ideal é colocar os bichinhos em sacos protetores utilizados para peças delicadas.
Se não tiver os protetores em casa, um ótimo truque para improvisar é usar fronhas de travesseiro antigas como sacos, amarrando as pontas.
Tenha em mente também que os bichinhos podem desbotar, principalmente se tiverem cores vivas. Nessa situação, faça a separação por cores do mesmo modo aplicado para as roupas!
4. Escolha o ciclo suave de lavagem e use água fria
O tipo do sabão utilizado pode ficar a seu critério, mas não se esqueça de regular a máquina no modo próprio para roupas delicadas e usar sempre a água fria. Dessa forma, você garante que a centrifugação e a temperatura não vão danificar os ursinhos.
5. Seque à sombra e na vertical
Depois que a máquina concluir seu trabalho, é só deixar os bichinhos secarem em posição vertical e ao abrigo do sol, em ambiente bem arejado.
Atenção: quando o assunto é a secagem dos bichos de pelúcia, o cuidado deve ser especial. Você pode tanto pendurá-los verticalmente no varal ou deixá-los em um local fresco e arejado.
O mais importante, aqui, é garantir que o enchimento da pelúcia está mesmo totalmente seco antes de guardar ou devolver à criança. Sem esse cuidado, há grandes chances de formação de mau odor e mofo. Para facilitar, o ideal é mesmo lavar as pelúcias em dias de alta temperatura e tempo seco.
Como lavar bicho de pelúcia à mão?
A lavagem à mão é sempre uma boa escolha para as pelúcias mais delicadas e com mais detalhes. O processo é bem simples:
- Encha o tanque ou bacia de água com sabão diluído (preferência para o sabão próprio para roupas delicadas);
- Mergulhe o bicho de pelúcia na solução e massageie, com suavidade, todo o tecido para a remoção das sujeiras e manchas;
- Enxágue o sabão e os resíduos formados;
- Repita o procedimento, desta vez usando o amaciante;
- Faça um novo enxágue para remover o excesso do produto;
- Deixe o bichinho secar conforme explicamos acima. Pronto!
Cuidados do dia a dia com as pelúcias
Além de saber como lavar bicho de pelúcia (o que deve ser feito em menor frequência), é importante também não descuidar de pequenas ações diárias para manter os bichinhos mais limpos e livres de ácaros. Tome nota:
- Caso surjam furos ou buracos na costura, remende rapidamente para evitar o escape do enchimento e dificuldades na limpeza;
- Deixe os brinquedos “arejando” em ambiente ventilado por cerca de 15 minutos ao dia, evitando mau cheiro e mofos;
- Para uma remoção mais rápida da poeira no dia a dia, é interessante usar o aspirador. No entanto, para evitar danos às fibras da pelúcia, o ideal é usar uma meia calça ou tecido delicado no bocal;
- Para prevenir a proliferação de ácaros e alergias, outro truque valioso é “congelar” as pelúcias, colocando-as em sacos plásticos bem vedados e mantendo-as no freezer por 24 horas.
Conte com uma lavanderia para facilitar todo o processo!
Para manter suas pelúcias brilhando como novas (e livres de quaisquer sujeiras), o mais prático e eficaz é mesmo contar com o apoio de uma lavanderia profissional.
Além de cuidar de todos os tipos de roupas com os métodos adequados para cada tecido, essas casas especializadas também são referência em higienizar peças como estofados, cortinas, tapetes e os queridos bichinhos de pelúcia, prolongando sua durabilidade.
E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem bastante! Agora que você sabe como lavar bicho de pelúcia, continue acompanhando as novidades do blog para descomplicar sua rotina!
[rock-convert-cta id=”4896″]
Créditos da imagem de destaque: pvproductions