Com a chegada do verão e das altas temperaturas, também entra em cena a umidade característica dessa época do ano no Brasil. É aí que a temporada instaura um dilema na vida doméstica: afinal, como secar roupa em dias de chuva?
Vale lembrar: mesmo quem tem secadora em casa costuma enfrentar o problema, já que nem todas as peças podem ir no eletrodoméstico (sem falar na alta da conta de luz!).
Por esse motivo, ter cartas na manga para agilizar o processo e evitar cheiros desagradáveis é extremamente útil.
Confira nossas dicas e acerte na secagem das roupas mesmo nos dias chuvosos!
Como secar roupa em dias de chuva: facilite e agilize o processo
1. Faça uma seleção das peças para lavar
É claro que o ideal é lavar e secar roupa em dias ensolarados. Por esse motivo, o primeiro cuidado para saber como secar roupa em dias de chuva é selecionar apenas o mais importante para higienizar.
Para esses momentos, foque somente nas roupas de dia a dia, que são usadas com maior frequência (como roupas de ginástica, pijamas e uniformes).
Roupas de cama e banho, como lençóis, toalhas e tapetes de banheiro, são mais pesadas – não é a hora de lavá-las! Separe essas peças no cesto e espere por um dia de tempo aberto.
É interessante dizer que esse cuidado de separar as peças mais urgentes também significa menos roupas para secar no varal depois, o que facilita bastante.
2. Evite usar amaciante
Essa é uma dica de ouro para evitar o famoso cheiro ruim ao lavar roupa em dia de chuva.
O truque é bastante simples: não use amaciante. Você pode substituir pelo vinagre de álcool claro, que é bastante eficiente para amaciar as fibras, sem deixar odor.
Para uma máquina cheia, use duas xícaras de vinagre.
3. Aproveite os benefícios da centrifugação
Se for lavar na máquina, aposte na centrifugação, que torce e remove todo o excesso de água das peças. Além de agilizar a secagem, enxugar bem a roupa também evita a formação de mofo e fungos nos tecidos, que pode acontecer em dias de muita umidade.
No entanto, fique atento: nem todas as peças podem ser centrifugadas, e outras ainda exigem a lavagem manual. Secar mais rápido não é sinônimo de desrespeitar as instruções da etiqueta, certo?
4. A peça não pode ser centrifugada? Faça o truque da toalha
Se a roupa não pode ir para a secadora ou passar pelo processo de centrifugação, torça ao máximo as roupas com as mãos, retirando o máximo possível da água.
Nesses casos, temos outro truque bem eficaz quando o assunto é como enxugar roupa em dia de chuva: use uma toalha!
Basta colocar a roupa úmida (ja torcida) estendida em uma toalha seca e limpa. Faça um “rocambole” com ambas as peças, pressionando levemente por um tempo para que a toalha absorva bem a água. Ajuda bastante!
5. Tenha um cuidado especial ao pendurar no varal
Antes de tudo, dê aquela boa sacudida nas peças, esticando-as bem para evitar amassados e remover ainda mais água.
Depois, uma dica fundamental em se tratando de como secar roupa em dias de chuva é não sobrepor as peças. Para ajudar na circulação de ar, é bem importante pendurar as roupas com uma distância entre elas (o ideal é manter o espaço de um palmo).
O uso de cabides é bem interessante, especialmente para roupas mais estruturadas (como as camisas sociais) e os tecidos que absorvem mais água, como a malha. Dessa forma, as correntes de ar vão transitar mais facilmente pelas peças.
Outra orientação é deixar as roupas mais pesadas mais próximas da janela ou da ventilação disponível (tome cuidado para que não fiquem expostas à chuva!).
6. Aposte no varal móvel
O varal móvel (ou de chão) é um grande aliado para os dias de maior umidade. Como você pode imaginar, é impensável secar as roupas em ambientes fechados e sem ventilação!
Por isso, para agilizar a secagem, você pode posicionar seu varal móvel nas áreas mais arejadas da casa, como próximo às janelas ou em sacadas/varandas cobertas.
Caso esteja lavando um volume de roupas maior do que o suportado pelo varal de chão, priorize as peças mais pesadas ou difíceis de secar (e deixe o restante no varal comum).
7. Conte com a ajuda de um ventilador ou secador de cabelo
Precisa que uma peça seque com mais urgência? Acontece! Nesses casos, contar com o apoio de um ventilador ou secador de cabelos pode agilizar bastante o processo. Os eletrodomésticos também podem entrar em cena para dar aquela força na ventilação do ambiente.
Certifique-se de deixar os aparelhos agindo dos dois lados da peça para secar por inteiro, ok?
8. Invista na praticidade da lavanderia delivery
Para ter as roupas bem limpas e cheirosas mesmo nos dias de maior temporal, nada como a praticidade de uma lavanderia delivery. Com o serviço, basta agendar um horário para a coleta e a entrega das suas peças pelo aplicativo, poupando muito tempo e trabalho.
Outra vantagem – além do custo-benefício que cabe nas necessidades de cada perfil – é que não há restrições de roupa: lave mesmo cobertores, toalhas, casacos e edredons nos dias de chuva.
Como secar roupa em dias de chuva: cuidados extras
- Na hora de passar as peças, elas não podem estar molhadas (somente secas ou levemente úmidas). Passar roupas molhadas pode danificar bastante as fibras do tecido;
- Se o seu ferro for a vapor, dispense o uso do vapor nesses dias – ele apenas vai umedecer ainda mais as roupas;
- Mesmo com todos os cuidados, é possível que reste um odor de umidade nos tecidos. Para acabar com ele, é interessante usar uma solução perfumada no momento de passar (que também ajuda a deslizar o ferro pelas roupas). Só fique atento para não molhar demais as peças;
- Outro ponto importante relacionado a como secar roupa em dias de chuva é nunca guardar as peças que ainda não estão completamente secas. Além do mau cheiro, as chances de proliferação de ácaros e mofo são altas!
Esperamos que tenha curtido nossas dicas – e que elas sejam bastante úteis na época de maior umidade. Agora que você sabe tudo sobre como secar roupa em dias de chuva, veja também nossas dicas de secagem das peças durante o inverno!
Créditos da imagem de destaque: bearphotos