Entre emoções e expectativas, a espera de uma criança gera muitas dúvidas sobre os cuidados especiais com o pequeno. Entre elas, está como higienizar as pecinhas de roupa do jeito certo. De fato, lavar roupa de bebê demanda o dobro de atenção!
Para os recém-nascidos, que ainda têm um sistema imunológico vulnerável, a preocupação deve ser ainda maior. Nesse caso, qualquer sinal de ácaros ou poeira nos tecidos pode causar alergias e irritações.
Para te ajudar nesse momento especial de preparação para a chegada do novo membro da família, respondemos às principais perguntas sobre a limpeza dos delicados itens dos bebês. Saiba como acertar na higienização e preservar a saúde e o bem-estar do seu pequeno!
Antes do nascimento: como higienizar as roupinhas para o primeiro uso?
Sim, todas as peças do bebê (incluindo mantas, toalhas e fraldas de pano) devem ser corretamente higienizadas antes do primeiro uso. Quer o item seja novo ou de segunda mão, é preciso ter em mente que ele ficou exposto na loja, foi armazenado por um bom tempo e/ou manuseado muitas vezes antes da compra.
Nesse sentido, a recomendação é começar a lavar os itens do enxoval por volta do sétimo mês de gravidez ou a partir da 30ª semana de gestação.
Para facilitar o processo, indica-se também começar pelas peças maiores e mais volumosas, a exemplo de lençóis, cobertores, mantas, chales, fraldas de pano e toalhas.
Em seguida, pode-se lavar as roupas do bebê, que nessa fase são nos tamanhos RN e/ou P.
Nesse momento, a lavagem deve ser a mais delicada, natural e cuidadosa possível. O ideal é separar um balde apenas para os itens do pequeno e lavar as peças à mão, com sabão neutro ou de coco. Dessa forma, é possível fazer uma limpeza mais minuciosa.
Outro detalhe importante: nada de usar amaciante, alvejante, tira-manchas ou quaisquer outros produtos agora. Ainda assim, capriche no enxágue para não deixar resquícios do sabão e seque bem. Para finalizar, passe todas as peças a ferro quente.
Pode lavar roupa de bebê na máquina? Como fazer?
Como mencionamos, o ideal é mesmo lavar roupa de bebê à mão. Isso porque a higienização manual é mais detalhada, permitindo caprichar na limpeza de vincos e dobras. Além disso, o cuidado aumenta a vida útil das peças.
No entanto, não há nenhuma contraindicação quanto ao uso da máquina (exceto nos primeiros meses do pequeno). Posteriormente, o eletrodoméstico pode ser utilizado, desde que alguns cuidados sejam seguidos:
- Faça uma higienização prévia da máquina. Você pode usar o recurso autolimpante (caso seu aparelho possua) ou mesmo lavar o tambor com bucha e o mesmo sabão neutro/de coco que usar para as roupas do bebê. Outra opção é higienizar a máquina com um pouco de água sanitária e efetuar um ciclo normal de lavagem. Nesse caso, faça um enxágue extra para garantir que nenhum resquício do químico fique para trás;
- Encha a máquina de água e acrescente sabão neutro líquido ou um produto próprio para higienizar as roupas de bebê (a partir da idade recomendada);
- Ajuste no ciclo delicado de lavagem;
- Use sacos protetores nas peças.
Como lavar roupa de bebê à mão?
Como se pode imaginar, a lavagem manual não tem mistérios – e é sempre o método mais seguro de lavar roupa de recém-nascido. Vamos lá:
Em um balde ou bacia separados especialmente para a função, misture água ao sabão neutro/de coco e coloque as peças. Esfregue delicadamente e com movimentos circulares. Para finalizar, deixe as roupas de molho por cerca de 15 minutos (importante para o caso de manchas).
Finalmente, preste atenção redobrada ao enxágue: é fundamental que a peça seja limpa de qualquer resto de produto. Vale destacar que esse cuidado evita possíveis reações alérgicas e dermatites na pele sensível do bebê.
Enxágue com abundância em água corrente e estenda para secar.
Afinal, qual melhor sabão para lavar roupa de bebê?
A questão do melhor sabão com certeza está no topo da lista das dúvidas mais comuns!
Pois bem, a resposta é simples: sabão neutro e o mais natural possível. Por esse motivo, o sabão de coco 100% natural é uma ótima opção.
Atualmente, existem muitas opções de produtos especiais para bebês no mercado, mas é preciso cautela: fique de olho nas composições e evite itens muito perfumados.
Pode lavar roupa de bebê com sabão em pó?
Nem todos os bebês apresentarão alergias ou outras reações com o uso de sabão em pó após os primeiros 6 meses. Entretanto, o mais recomendado é esperar ao menos o primeiro ano de vida da criança para que suas peças sejam lavadas com o sabão comum ou em pó utilizado para os outros integrantes da casa.
Pode lavar roupa de bebê com amaciante?
O indicado é não usar (para recém-nascidos, é proibido!). O amaciante contém outros químicos e substâncias em sua composição e muitas vezes é dispensável para as roupas de bebê – o sabão neutro apropriado já consegue deixá-las macias.
Se fizer muita questão do produto, espere ao menos que a criança complete 6 meses e invista somente em formulações próprias para bebês.
Qual a melhor temperatura para lavar roupa de bebê?
Não há uma regra geral. De fato, a água morna e em temperatura mais alta ajuda a esterilizar as peças e a remover possíveis manchas, mas não é necessária na rotina de higienização.
Na prática, é preciso ficar de olho nas etiquetas para verificar as instruções de temperatura da água e outras recomendações especiais para cada peça.
Produtos para lavar roupa de bebê: precauções
Não use amaciantes, sabão em pó comum, alvejantes ou quaisquer itens que contenham água sanitária ou cloro na fórmula. Já falamos sobre o uso pontual de alguns desses produtos (com restrições) acima.
De maneira geral, a “regra” é simples: use sabão neutro, em barra ou líquido. Com o sabão de coco natural, não há erro.
Dicas gerais para lavar as roupas do seu pequeno
- Separe baldes especiais para lavar somente as roupas do bebê. Mesmo que você opte pela máquina, você pode precisar desses utensílios para deixar as peças de molho;
- Lave os itens do pequeno de forma separada, sem misturar com as demais peças da família;
- Sempre cheque as instruções de lavagem de cada peça. É possível que elas exijam cuidados especiais, orientações específicas para temperatura de água, lavagem manual ou a seco etc. Isso é indispensável para a durabilidade dos itens, especialmente os que contam com bordados, detalhes e estampas;
- Capriche no enxágue das roupas para evitar alergias ou dermatites;
- Passe todas as peças do bebê a ferro (em temperatura média ou quente, a depender das instruções). Isso mata possíveis germes e microrganismos que tenham restado;
- Separe as roupas brancas das coloridas, seguindo os mesmos cuidados para evitar manchas tomados com as demais peças da casa.
A chegada de uma criança é um percurso cheio de surpresas e delícias. Esperamos que as dicas para lavar roupa de bebê te ajudem a se preparar ainda mais para esse momento especial com todos os cuidados necessários.
E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para dar uma olhada no nosso guia prático para lavar diferentes tecidos de roupa!
Créditos da imagem de destaque: valeria_aksakova