Em se tratando dos cuidados de lavanderia, a higienização dos diferentes tecidos de roupa estão no topo das dúvidas de todos. Linho, viscose, malha, tricô, seda… será que encolhe? Será que preciso lavar a seco? Será que pode ir na máquina? Será necessária uma lavagem profissional? As perguntas são muitas!
Vale lembrar, ainda, que os próprios símbolos de lavagem nas etiquetas continuam um mistério para muita gente – e são parte importante de uma limpeza bem feita que vai garantir a durabilidade e a beleza das peças.
Para diminuir a confusão e te ajudar com os questionamentos mais frequentes sobre os principais tecidos de roupa, elaboramos um guia rápido no artigo de hoje. Tome nota e acerte na próxima lavagem!
Tecidos de roupa: como lavar cada um e preservar suas peças?
Antes de tudo, os cuidados básicos: etiqueta e separação
Cada tipo de tecido conta com uma resistência específica das fibras, uma coloração e cuidados especiais que devem ser considerados. Para todos eles, entretanto, valem as dicas básicas: separe as roupas mais delicadas das pesadas (como jeans e casacos de frio), além de isolar as peças coloridas/estampadas, as pretas/escuras e as brancas.
Em seguida, não há como escapar: dê uma olhada nas instruções da etiqueta. Mesmo uma camiseta mais básica que parece perfeitamente poder ser “jogada” na máquina pode demandar lavagem à mão e/ou soltar tinta que pode manchar outras peças. Fique de olho!
Prefira produtos menos agressivos
Outro cuidado básico que vale para todos os tecidos de roupa é priorizar os sabões neutros e menos abrasivos, preferencialmente os que têm base natural e são líquidos. Isso evita as famosas manchas brancas devido ao acúmulo de sabão em pó, além de manter a maleabilidade dos tecidos.
O uso do amaciante também deve ser cuidadoso, sempre com moderação. Por fim, evite sempre usar alvejantes que contêm cloro.
Como lavar roupa de algodão?
Versáteis e confortáveis, as peças de algodão têm boa resistência e normalmente são usadas durante todo o ano. A higienização, aqui, não tem muito mistério. Na primeira lavagem, porém, é ainda mais importante separar as peças coloridas das brancas (incluindo os lençóis), porque há possibilidade de soltura de tinta.
Lave as peças do avesso e, se necessário, deixe a roupa de molho antes de colocar na máquina. Se houver manchas ou “encardido”, uma dica é adicionar uma colher de bicarbonato para cada litro de água.
Para as peças mais delicadas de algodão, a recomendação é lavar à mão. Na máquina ou manualmente, use sempre a água fria.
Como lavar roupa de seda?
A seda é um tecido natural muito suave e agradável em contato com a pele. Justamente por ser bastante delicado, a recomendação para a imensa maioria das peças com esse tecido é a lavagem manual.
Em alguns poucos casos, porém, a roupa de seda pode ser lavada na máquina no ciclo suave – por esse motivo, sempre cheque a etiqueta. Na dúvida, lave à mão!
Outro ponto importante é que a seda não pode permanecer muito tempo de molho ou imersa na água. Lave rapidamente, use sabão neutro/especial para peças delicadas e água em temperatura morna.
Ao final da higienização, enrole a peça em uma toalha e pressione com cuidado para remover o excesso de água (não torça). Para secar, prefira ambientes ventilados e à sombra – o sol pode desbotar a seda.
Como lavar linho para não encolher?
Quando o assunto são as peças de linho, uma grande preocupação é a possibilidade de encolhimento. Mais uma vez, vale a regra de tirar a dúvida na etiqueta: algumas peças desse tecido podem exigir cuidados específicos.
De maneira geral, porém, existem algumas regras de ouro para higienizar roupas de linho:
- não use água quente, que pode danificar e deformar as fibras de linho;
- não use secadora, que pode estragar definitivamente sua peça;
- lave à mão com água fria e sabão/detergente neutro, esfregando com delicadeza;
- se necessário, deixe a peça de molho por no máximo 20 minutos.
Torça e estenda a roupa como de costume. Caso a peça possa ser lavada na máquina, opte sempre pelo ciclo suave e não use produtos fortes e agressivos.
Como lavar viscose para não encolher?
A viscose é outro exemplo de tecido que gera muitas dúvidas quanto à sua possibilidade de encolher. De fato, isso pode acontecer se não houver os cuidados certos! Vamos lá:
- Primeiro, como sempre, cheque a etiqueta. Algumas peças de viscose precisam ser lavadas a seco;
- Para lavar na máquina (se isso for permitido), agrupe peças do tecido para que sejam lavadas juntas e programe o ciclo de lavagem suave, optando pela água fria;
- lave as peças de viscose dentro de sacos protetores ou mesmo fronhas antigas, protegendo-as do contato com outras roupas e dos movimentos da máquina de lavar;
- evite torcer as roupas de viscose para não deformá-las. O ideal é pressioná-las levemente com o uso de uma toalha.
Como lavar roupa de poliéster?
Elástico e sintético, o poliéster pode ser encontrado em roupas de academia e peças esportivas em geral. A boa notícia é que a lavagem é bem simplificada: basta usar o modo delicado da máquina de lavar. Em outras palavras, essas peças não se dão bem com altas temperaturas e forte centrifugação.
Como lavar tricô?
Lindos e aconchegantes, os tricôs exigem um manejo bastante delicado para serem preservados. O ideal é sempre lavar à mão com sabão natural ou neutro (como o de coco). Evite o sabão em pó, que pode endurecer e encolher essas fibras.
Na hora de higienizar, esfregar não é o mais indicado. É melhor ir pressionando o tecido com cuidado, e o mesmo vale para a hora de torcer. Aqui, também se aplica a dica de retirar o excesso de água com uma toalha.
Depois de remover a sujeira e o sabão, vale aplicar um pouco de amaciante, continuando a pressionar as fibras com cuidado. Quando o assunto é o tricô, a forma de armazenamento também é essencial: nunca pendure essas peças em cabides. Isso pode esticar e deformar as fibras, estragando sua roupa de forma definitiva. A recomendação é dobrar e guardar em sacos de TNT para proteção.
Como lavar roupa de lã?
Como o tricô, a seda e outros tecidos de roupa delicados, a lã também exige cuidados redobrados na higienização. Mais uma vez, trata-se de um tecido que pode ou não ser lavado à máquina: verifique as instruções da etiqueta!
Na dúvida, lembre-se de que o mais indicado é sempre lavar à mão, evitando o desgaste das fibras. A dica é preparar uma solução de sabão líquido/natural e água, deixando a peça de molho por cerca de 3 minutos.
Evite esfregar, fazendo movimentos delicados para extrair a sujeira. Ao final, enxágue bem e seque com a técnica da toalha.
Para higienizar todos os tecidos de roupa com o máximo de cuidado, conte com ajuda profissional!
As lavanderias contam com especialistas na higienização de todos os tecidos de roupa, mantendo os cuidados necessários para remover sujeiras e manchas, preservar a estrutura das fibras e aumentar a durabilidade das peças.
Para uma lavagem profissional das roupas do dia a dia e/ou de peças especiais, conte com a praticidade e a qualidade de uma lavanderia delivery!
Esperamos que nossas dicas para cuidar dos diferentes tecidos de roupa te ajudem no dia a dia. Aproveite para conferir também 7 mitos sobre lavagem de roupas e higienização a seco!