Não é novidade para ninguém que cortinas de todos os tipos acumulam poeira e precisam ser higienizadas periodicamente. Mas se os modelos de tecido em geral podem ser lavados do jeito comum, limpar persiana ainda gera muitas dúvidas.
Elegantes, discretas e práticas, as persianas são uma ótima escolha para compor ambientes clean. Além disso, também se sujam menos que as cortinas de pano, sendo uma boa opção os alérgicos. Ainda assim, também exigem cuidados de limpeza, que variam de acordo com seus diferentes tipos (vertical, horizontal, de madeira, de PVC…).
Para te ajudar, selecionamos dicas práticas a seguir. Confira!
Dicas básicas para limpar persiana
Antes de passarmos para os cuidados específicos para cada modelo de persiana, é importante ressaltar algumas etapas básicas que não devem faltar na higienização. Vamos lá?
Limpe o pó com frequência (e evite que a poeira acumule!)
Como protegem as janelas, é natural que as persianas fiquem expostas às correntes de ar – e isso resulta em muito pó acumulado. Para evitar ter muito trabalho nas faxinas, o recomendado é limpar a poeira uma vez por semana, utilizando um aspirador de pó ou pano seco (que podem ser usados em todos os tipos de persiana).
Atenção aos produtos utilizados
Não são todos os produtos de limpeza que podem ser usados nas persianas. Fique longe dos que contêm cloro e álcool, que são muito abrasivos e podem danificar a peça.
O ideal é optar por soluções suaves e neutras, como a tradicional mistura de água e sabão e outros produtos caseiros, como o coringa vinagre branco. Um bom truque é diluir esse tipo de vinagre em água e aplicar o líquido com um borrifador. Dessa forma, você limpa, desinfeta e também desengordura as persianas.
Limpar com água? Nem sempre
Fique atento: misturas com água podem ser usadas em muitos casos (como nas persianas de PVC), mas não todos. Se alguns modelos podem até mesmo ser lavados, outros (como o de madeira e o double vision) não podem receber muita umidade.
A seguir, confira as dicas para os principais modelos de persiana!
Como limpar persiana vertical?
As persianas verticais são os modelos mais comuns, mas exigem um trabalho extra. Para higienizá-las, remova todas as lâminas, tomando cuidado para não danificá-las.
Em seguida, prepare uma mistura de água e sabão comum e deixe as lâminas de molho por cerca de 10 minutos. Esfregue uma a uma, utilizando uma escova de cerdas macias. Depois, basta secar com um pano limpo e devolver as persianas ao trilho para que sequem completamente.
Embora exija uma limpeza individual de cada lâmina, a persiana vertical pode ser lavada com menor frequência: uma vez a cada 6 meses. A exceção é a da cozinha, que absorve mais gordura. Nesse caso, recomenda-se a limpeza mensal.
Como limpar persiana horizontal?
Esses modelos geralmente são fabricados em PVC e alumínio. O primeiro passo é remover o pó, utilizando o aspirador ou pano levemente umedecido. No caso do aspirador, escolha o bocal mais adequado para a tarefa, ou seja, aquele se encaixa melhor para alcançar entre as lâminas.
Em seguida, faça uma solução de água e sabão ou detergente neutro. Você pode aplicar a mistura com a ajuda de uma esponja, flanela ou mesmo de um limpador de persianas (utensílio especial similar a um pegador de saladas). Limpe cada lâmina dos dois lados. Uma alternativa ao sabão é o vinagre branco.
Essa higienização pode ser realizada a cada 20 dias ou mês.
Como limpar persiana de madeira?
Quando o material da persiana é a madeira, o mesmo passo a passo das persianas horizontais pode ser seguido. A diferença fica por conta da finalização: passe um lustra-móveis para dar brilho e aumentar a durabilidade do material natural.
Como limpar persiana double vision?
A chamada double vision é uma persiana de rolo, que sobe e desce pela janela e intercala tecido e tela em seus painéis.
Atenção: esses modelos não podem ser limpos com água direta, vapor e (nunca!) máquina de lavar. Para a higienização, aposte apenas em aspirador de pó, espanadores ou um pano limpo levemente úmido.
Como limpar persiana de rolô?
A persiana de rolô tem o mesmo mecanismo da double vision, mas é formada por painéis de tecido especial. Esse tecido é sensível e pode acumular muita poeira – para a limpeza, use apenas o aspirador de pó uma vez por semana.
Vale lembrar, no entanto, que a peça exige uma limpeza mais profunda de tempos em tempos. Nessas situações, conte com o trabalho de uma empresa especializada.
Como limpar persiana romana?
A limpeza semanal da poeira pode ser realizada tranquilamente com um aspirador de pó, utilizando-se o bocal mais apropriado. A higienização mais cuidadosa, porém, vai depender do material da persiana.
Poliéster, pvc e nylon são materiais sintéticos e podem ser limpos com pano úmido em água e um pouco de sabão neutro. Depois, é só remover o excesso com outro pano úmido e deixar secar bem, evitando possíveis manchas.
Por sua vez, a persiana romana de tela solar não recebe bem a umidade: higienize com um pano ou flanela secos e sabão neutro.
Os modelos fabricados com tecidos naturais demandam ainda mais cuidado, pois podem se manchar ou encolher facilmente na lavagem. De toda forma, cheque as instruções do fabricante: se possível, lave na máquina. Se não, convém contar com uma empresa especializada na limpeza ou apostar na lavagem a seco, usando o vapor e evitando “encharcar” as fibras com muita umidade.
Por fim, vale lembrar que manter as persianas sempre limpas faz toda a diferença para afastar os ácaros, bactérias e outros microrganismos no ambiente, preservando a saúde dos moradores e evitando crises alérgicas. A frequência de higienização também colabora para facilitar a manutenção, que se torna muito mais simples ao longo do tempo.
E então, gostou das nossas dicas para limpar persiana? Esperamos que sim! Se forem bem cuidadas, elas podem durar muitos anos e permanecerem bonitas na sua decoração. Aproveite também para tirar outra dúvida comum de muita gente: como tirar cola de roupa de um jeito simples e prático!