A ideia de conciliar a preservação dos recursos naturais e o corte de custos na conta de luz parece ótima? Pois essa é uma ação possível, e que pode ser colocada em prática com alguns cuidados simples no dia a dia. Se você quer conferir iniciativas que realmente fazem a diferença para economizar energia, este artigo é para você!
A seguir, confira nossas dicas para diminuir seu consumo energético em casa, otimizar o orçamento doméstico e ainda adotar práticas mais sustentáveis!
8 práticas simples e eficientes para economizar energia
Troque suas lâmpadas
Quando o assunto é economizar energia, uma recomendação comum mas bastante importante é apostar nas lâmpadas de LED. Essas peças, além de poderem representar uma economia de energia de quase 30%, não perdem vida útil ao serem ligadas e desligadas com frequência.
Para se ter uma ideia, as lâmpadas incandescentes gastam seis vezes mais que os modelos de LED, enquanto as eletrônicas consomem duas vezes mais. O investimento vale a pena para todos os cômodos da casa!
Otimize o consumo da geladeira
A geladeira pode ser uma grande vilã em se tratando de poupar energia. Afinal, trata-se de um eletrodoméstico que precisa estar “trabalhando” 24 horas por dia, todos os dias do mês. O cuidado, aqui, deve ser investir em um uso inteligente do aparelho. Confira as dicas:
- regule o termostato de acordo com as estações, ajustando a temperatura conforme a necessidade. No inverno, o aparelho não precisa operar no máximo;
- cheque a borracha de vedação da geladeira. Se ela estiver em mau estado, o esforço para manter a temperatura é maior e o consumo energético também;
- não use forros nas prateleiras do aparelho, tendo em vista que eles interferem na circulação correta do ar;
- fique de olho na disposição da cozinha: não posicione a geladeira muito perto do fogão. A proximidade da fonte de calor prejudica o funcionamento adequado do aparelho e resulta em mais gasto de energia.
Investigue possíveis problemas na fiação
Essa dica vai para as pessoas que desconfiam que seu consumo é menor do que consta na conta de luz! Isso porque problemas na parte elétrica, como é de se imaginar, podem estar causando “fuga” de energia.
Para fazer o teste, tire todos os eletrodomésticos e aparelhos elétricos da tomada e apague as luzes da casa. Caso tudo esteja certo, o medidor de luz vai parar. Se ele continuar rodando, é possível que haja danos na fiação. Chame um eletricista!
Fique de olho na máquina de lavar e considere um serviço de lavanderia
A máquina de lavar é outro eletrodoméstico que deve estar na mira para reduzir conta de luz. Nesse sentido, a primeira precaução é não lavar poucas roupas de cada vez. Embora seja mais rápido e prático, o hábito consome muito mais energia e água.
Assim, defina um dia da semana para lavar roupas e espere acumular as peças, higienizando o maior número possível de itens, sempre respeitando a capacidade do aparelho. Garanta, ainda, que a sua máquina esteja sempre em bom estado. De tempos em tempos, faça a limpeza do filtro e cheque o funcionamento de todas as etapas do ciclo.
Para cortar ainda mais o consumo e reduzir sua conta, uma estratégia valiosa é contar com um serviço de lavanderia. Além da praticidade, apostar na higienização profissional é sinônimo de economizar energia, água, sabão e outros produtos de limpeza.
Aliando bom custo-benefício, corte na conta de luz e sustentabilidade, lavar roupas na lavanderia representa uma economia de 21% no gasto de energia elétrica, assim como de 40% no consumo de água. Os dados são da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).
Deixe o sol entrar: aproveite a iluminação natural
Parece simples e óbvio, mas faz toda a diferença no final do mês. Além de mais econômica, a iluminação natural também é mais saudável. Quem vai reformar ou construir, pode priorizar esse aspecto ao pensar a parte estrutural da obra (investindo em janelas amplas e claraboias).
Outras dicas incluem colocar mesas de trabalho próximas a janelas ou em varandas, por exemplo, além de usar cortinas leves e de cores claras.
Por fim, quanto mais clara for a tinta das paredes, mais ela refletirá a luz solar. Com isso, gasta-se menos energia.
Tem ar-condicionado? Mantenha os filtros sempre limpos
Quem tem ar-condicionado e quer economizar energia deve ficar muito atento à manutenção periódica do aparelho. Deixar os filtros sujos faz com que o temporizador precise ser acionado mais vezes para acertar a temperatura, o que se reflete diretamente na conta de luz.
Vale lembrar que a parte externa do eletrodoméstico deve ser protegida contra o sol, além das dicas mais óbvias: use sempre com portas e janelas fechadas, desligando o aparelho quando não houver ninguém no recinto.
Fique de olho no chuveiro
Você sabia que deixar o chuveiro no modo “verão” pode poupar até 30% da energia? Além de tomar banho mais curtos e em temperaturas mais amenas, é importante fazer a limpeza dos buracos de saída de água do aparelho, aumentando a vazão do mesmo.
Seja esperto no uso do ferro de passar
O uso do ferro de passar também merece atenção. Assim como no caso da máquina de lavar, a recomendação é juntar um número considerável de peças antes de se dedicar à tarefa, otimizando o gasto energético.
Nesse sentido, outra dica de ouro é deixar as peças mais delicadas, que precisam de menos calor, por último. Dessa forma, você pode desligar o ferro e aproveitar o calor remanescente para passar lingeries e roupas de tecidos mais finos como seda, viscose e poliéster.
E então, gostou do nosso guia? Você já aplica alguma das práticas acima em casa? Agora que você conferiu nossas recomendações para economizar energia com eficiência, veja também nossas dicas de economia doméstica para cortar custos e deixar as finanças em dia!