Como economizar gás de cozinha: 9 dicas eficientes

Para poupar nas contas de casa e promover um consumo mais consciente dos recursos naturais, toda dica é válida. Quando falamos sobre como economizar gás de cozinha, ficar de olho no desperdício é bastante interessante: trata-se, afinal, de um gasto fixo que costuma sofrer aumentos com frequência. 

Quer você use botijão ou tenha gás encanado, certamente vai se surpreender com atitudes simples que geram grande economia e muito mais eficiência. 

Acompanhe a leitura para conferir nossas dicas e comece logo a ver os resultados nas finanças! 

Afinal, o que gasta mais: fogo alto ou baixo? 

Antes de passar para as dicas, vale a pena responder essa dúvida tão comum quando o assunto é a economia de gás. Afinal de contas, o tamanho da chama influencia no gasto? O que representa mais consumo, cozinhar mais lentamente com o fogo baixo ou mais rápido no alto? 

Primeiro, vale destacar: é claro que manter as chamas altas por mais tempo significa um maior consumo de gás. 

Nesse sentido, o truque é deixar o fogo alto até o ponto de fervura da água. Depois disso, manter as chamas altas não apressa o cozimento dos alimentos e nem aumenta a temperatura. Ou seja: não faz diferença, apenas deixa sua conta de gás mais cara.

O que acontece, na prática, é que a água seca mais rápido e evapora, gastando mais gás. Espere a água chegar no ponto de ebulição e, em seguida, reduza o fogo. 

Como economizar gás de cozinha: 9 dicas que realmente funcionam 

como economizar gas
Créditos: Kamran Aydinov

Deixe os ingredientes e utensílios organizados 

Apostar no famoso mise en place (ou seja, deixar todos os ingredientes prontos e os utensílios à mão antes de cozinhar) faz toda a diferença para otimizar o gasto de gás. 

A maior parte das pessoas já liga o fogão sem pensar, antes de separar aquilo que vai preparar ou mesmo pegar os utensílios que serão utilizados. Esse tempo de espera, como não poderia deixar de ser, é sinônimo de desperdício do recurso. 

Dessa forma, a primeira providência é organizar a cozinha, buscando higienizar e preparar os ingredientes antes de acender o fogo – isso inclui descongelar a comida e temperar a carne previamente, por exemplo. Coloque essa recomendação em prática e veja por você mesmo: além de gás, você economiza tempo!

Fique de olho na cor das chamas do fogão 

A chama que sai das trempes do seu fogão está de cor laranja ou amarelada? Caso sim, é muito provável que haja acúmulo de sujeira nos bocais do seu eletrodoméstico – e isso aumenta consideravelmente o consumo de gás. 

Fique atento: o fogo deve ser sempre de coloração azul. Caso você perceba resíduos presos no seu fogão, faça uma limpeza completa ou conte com a ajuda de um profissional. 

Previna vazamentos 

Em se tratando de como economizar gás, essa é uma regra de ouro: monitore eventuais vazamentos e, se preciso, resolva o problema o quanto antes. 

Para tanto, cheque frequentemente a mangueira do gás à procura de avarias e pequenos “escapes”, além de prestar atenção ao cheiro característico desse tipo de vazamento. Vale verificar também se a peça está bem encaixada e dentro da validade. 

Se identificar problemas, realize a troca rapidamente.

Tampe as panelas! 

Sempre que a receita permitir, cozinhe com as panelas tampadas. Desse modo, há concentração de calor e vapor no recipiente, o que acelera o preparo dos alimentos, poupa gás e ainda acentua o sabor da comida.

Use panelas de tamanho proporcional aos bocais do fogão

Esse é outro cuidado bastante importante para quem quer saber como economizar gás: mantenha a proporção entre o tamanho das trempes/bocais do fogão e o tamanho das panelas utilizadas. 

Em outras palavras, usar panelas grandes em bocais pequenos ou vice-versa é um caminho certeiro para desperdiçar gás. 

Para se ter uma ideia, cozinhar em uma panela cerca de 2cm menor ou maior que a circunferência do bocal pode desperdiçar até 40% do calor do cozimento e, é claro, do gás. 

Tome nota: outra dica nesse sentido é sempre centralizar a panela no meio da trempe, o que distribui a chama de forma uniforme e promove um maior aproveitamento do calor. 

Não exagere na quantidade de água para cozinhar os alimentos 

Esse é um erro bastante comum na cozinha: esquentar muito mais água do que é necessário para cozinhar os alimentos e preparar as refeições. 

Aqui, o raciocínio é bem simples: quanto mais água, mais demora para ferver e mais consumo de gás. Utilize apenas o volume suficiente do recurso natural e lembre-se do cuidado que já mencionamos por aqui: assim que a água entrar em ebulição, diminua o fogo. 

Priorize a panela de pressão 

Sim, o uso da panela de pressão também está entre as dicas para economizar gás! Muita gente sabe que esse utensílio culinário é um grande aliado da economia de tempo, mas nem todos conhecem seu impacto positivo no consumo do gás de cozinha. 

Como a pressão acelera até mesmo o cozimento dos alimentos mais difíceis e resistentes (como carnes mais duras e feijão), o tempo gasto no fogo é bem menor, o que acaba se refletindo na redução das despesas do mês. 

Faça a manutenção periódica do fogão 

Além da limpeza frequente dos bocais, é importante também investir em manutenções periódicas do fogão. Com esse cuidado, será possível identificar e prevenir problemas como o entupimento das trempes e grandes vazamentos na mangueira do gás. 

Sem cuidados e consertos, você já sabe: o resultado é desperdício e até mesmo possibilidade de acidentes domésticos. Fique atento! 

Otimize o uso do forno 

Você sabia que a cada vez que você liga o forno um grande volume de gás é liberado para mantê-lo bem aquecido? Por esse motivo, é interessante otimizar ao máximo o uso desse compartimento do fogão. Veja algumas dicas: 

  • procure assar mais de um alimento ou refeição de uma única vez, evitando usos diversos ou repetidos do forno;
  • evite ao máximo ficar abrindo e fechando a porta do forno durante seu uso. Com a porta fechada, o calor interno é preservado, o que também contribui para a economia de gás.

E aí, gostou das dicas? Você já aplica alguma delas em casa? Agora que conferiu como economizar gás, aproveite para conferir 6 técnicas imbatíveis para remover manchas de desodorante das roupas

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!