Decoração de inverno: 6 dicas para deixar sua casa aconchegante

 

Que tal apostar em uma decoração de inverno? Com a vinda do friozinho, vem também a vontade de aquecer o corpo e a mente com bebidas e comidas reconfortantes, mantas, cobertores e tudo o que traz aconchego. Nessa época, a verdade é que um ambiente acolhedor também faz toda a diferença para a sensação de bem-estar

A boa notícia é que não é preciso investir muito dinheiro em um decorador, grandes compras ou um projeto com lareira! Intervenções simples e pontuais já têm o poder de transformar seu espaço e deixar tudo com um clima de refúgio aconchegante nas estações mais frias do ano. Confira nossas dicas! 

Inspire-se no estilo hygge para criar sua decoração de inverno 

 

decoracao de inverno

Já ouviu falar no conceito dinamarquês hygge? Aplicada à decoração, essa filosofia de vida busca valorizar o conforto, a felicidade e o bem-estar dentro de casa, apostando justamente em elementos acolhedores e muita sensação de aconchego. 

O estilo hygge, afinal, nasceu da ideia de criar moradias mais agradáveis e reconfortantes para enfrentar o rigoroso inverno da Dinamarca, que conta com poucas horas de luz solar e temperaturas muito baixas. Trata-se, afinal, de um período em que as pessoas passam muito mais tempo em suas residências.

Baseado em uma atmosfera intimista, cores mais neutras, decoração com um toque pessoal e simplicidade, o hygge é uma excelente inspiração para aumentar o aconchego do seu cantinho – e é ponto de partida de muitas das dicas abaixo.  

Saiba Mais: Casa minimalista: 7 dicas para transformar seu espaço 

6 dicas de decoração de inverno para criar aconchego em casa 

 

 

 

Toque de cor e acolhimento: use e abuse das mantas 

Perfeitas para enfeitar e aquecer na hora de ver um filme, ler um livro ou relaxar, as mantas são grandes protagonistas da decoração de inverno. Espalhar essas peças em cima do sofá, da cama, de poltronas e cadeiras é um jeito simples e impactante de trazer aconchego para a sala e/ou para os quartos

Elegantes e fofinhas, as mantas também têm a vantagem de refletir o estilo dos moradores, a depender do tecido, do tipo e das cores. As feitas de tricô estão super em alta e deixam o ambiente muito mais convidativo. 

Aposte no aconchego dos tapetes 

Quando a ideia é criar um ambiente mais acolhedor e aquecido, os tecidos são sempre uma ótima pedida. Nesse sentido, além de complementar a decoração, os tapetes também funcionam como revestimentos e grandes aliados no frio. Nada de pisar no chão gelado! 

Vale lembrar, ainda, que os tapetes ajudam na sensação térmica da casa em geral. Ainda que as temperaturas do inverno no Brasil não sejam tão baixas, apostar em tecidos e texturas – do piso até o teto – é uma excelente estratégia para trazer aconchego. 

Se você já conta com piso de madeira ou carpete, está mais alinhado com a decoração invernal. Se não, os tapetes de tecidos mais grossos são excelentes. 

Saiba Mais: Como limpar tapete: dê adeus para as alergias 

Acerte na iluminação 

 

decoracao de inverno

A iluminação tem um papel mais importante do que se imagina na criação de aconchego! No estilo hygge, o ideal é combinar luz natural e artificial para deixar a casa com carinha de inverno acolhedor. 

Cortinas claras nas janelas, por exemplo, permitem que a luz do sol entre durante o dia. Para a iluminação artificial, a dica é investir em pontos de luz suaves e agradáveis, que também tenham o poder de “aquecer” o ambiente. 

Por isso, é muito interessante investir em abajures e luminárias, optando sempre pelas lâmpadas amareladas, que ajudam a descansar e deixam os espaços com clima mais intimista (diferente da luz fluorescente, que é muito utilizada em escritórios). 

Não podemos deixar de falar, é claro, das velas (especialmente as perfumadas). Muito representativas da decoração de inverno, elas são capazes de trazer charme, iluminação delicada e um toque especial para qualquer espaço. 

Saiba Mais: Casa arrumada: como organizar espaços pequenos?

Verde que acalma: invista em plantas e elementos naturais 

À primeira vista, pensar em plantas acaba nos remetendo a uma atmosfera mais tropical, certo? No entanto, a verdade é que elas também são aliadas de um estilo mais confortável, incluindo o hygge dinamarquês. 

Não há como negar: qualquer ambiente fica mais aconchegante na presença de plantas. Se você é amador nesse universo, o ideal é começar com plantas mais fáceis de cuidar. De toda forma, pesquise as espécies que se mantém bem em locais fechados e que sejam compatíveis com a quantidade de luz que a sua casa recebe. Vale apostar tanto em flores quanto folhagens! 

Outra dica de ouro: para dar um ar ainda mais aconchegante e com carinha de inverno (sem deixar de compor seu espaço em outras estações), vale a pena apostar em macramês, cachepôs e vasos de tecido/cores quentes para exibir suas plantinhas.

Saiba Mais: Trabalhando de casa? Veja 9 dicas para organizar home office

Invista em objetos de madeira 

Elementos de madeira deixam qualquer casa com cara de “cabana na montanha”, o que é ideal para conquistar uma decoração de inverno. Se a ideia é fazer apenas pequenas mudanças, itens decorativos como vasos, cestos, molduras e objetos com o material são boas pedidas. 

Por outro lado, se a ideia é fazer intervenções e investimentos maiores, os móveis de madeira escura (e o piso) dão um toque quente e acolhedor. O aproveitamento de peças de pallet e cavaletes também é uma boa ideia para quem gosta de apostar nos tutoriais DYI (“faça você mesmo”). 

Saiba Mais: Saiba como lavar edredom: guia prático em 5 passos 

Decore com elementos artesanais 

Objetos feitos a partir de trabalhos manuais, além de dar aquele toque de personalidade para o ambiente, também são perfeitos para passar aconchego na decoração. Peças de tricô, crochê e madeira de demolição são ótimas alternativas. Que tal pendurar aquela rede comprada na feirinha de artesanato ou apostar em uma cadeira pendente de macramê? 

Não tenha medo de misturar texturas e diferentes tecidos nos cômodo: flâmulas decorativas, tapetes, mantas, almofadas, peles sintéticas para as cadeiras… tudo o que vai “aquecer” o espaço vale a pena! 

E então, o que achou das dicas? Você é um admirador da decoração de inverno e do estilo hygge? Para continuar no clima de preparação para o friozinho, aproveite para conferir um passo a passo simples para lavar casacos de lã do jeito certo

 

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!