Quarentena, isolamento social, mudanças de hábitos para conter o COVID-19: a nova realidade trouxe muitas adaptações para o dia a dia, levando muita gente a trabalhar de casa. Se você é uma dessas pessoas, boas dicas sobre como organizar home office podem ser muito bem-vindas!
Nesse ponto, é interessante lembrar que a organização do espaço de trabalho não é apenas estética, mas favorece a concentração, o bem-estar e a produtividade. Vamos lá?
Como organizar home office: 9 dicas para preparar seu espaço
1. Conforto em primeiro lugar: siga regras básicas de ergonomia
Um canto específico no seu quarto, um espaço na sala de casa, uma mesa no escritório: independentemente do espaço que você reservou para trabalhar, é importante priorizar sua postura e sua saúde. Lembre-se: esse é o lugar no qual você vai passar grande parte do seu dia.
Nesse sentido, se você puder investir no home office, dê preferência para uma boa cadeira, que te mantenha confortável durante a jornada. Outro cuidado importante é manter a tela do computador na altura dos seus olhos – isso evita sérios problemas na coluna e até fadiga. Se necessário, você pode improvisar uma pilha de livros para posicionar o monitor no melhor ângulo.
2. Se possível, priorize a iluminação natural
Já que está fora do escritório, vale a pena usufruir algumas vantagens do ambiente de casa, certo? Sempre que possível, coloque sua mesa de trabalho perto de uma janela. Além de aproveitar a luz natural e a ventilação, você também pode apreciar a vista e descansar os olhos durante os intervalos. Priorize seu bem-estar!
3. Mantenha sua mesa sempre limpa
Se existe uma regra de ouro quando o assunto é como organizar home office, é esta! Todos os dias, tirar alguns minutos para limpar a mesa antes de começar o trabalho faz uma diferença gritante para manter o foco e a clareza mental.
Evite objetos espalhados e acúmulo de papéis, além de retirar a poeira da mesa e dos acessórios. Se você trabalha em uma área que exige o manejo de documentos e impressos em geral, é interessante apostar em pastas etiquetadas, evitando bagunça na mesa e nas gavetas.
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4. Armazene os documentos e itens importantes
Por falar em documentos, nada de deixar os papéis e arquivos importantes “perdidos” pela mesa! Nesse caso, para evitar que eles se espalhem pelo home office (e até mesmo por outros cômodos da casa), o ideal é guardá-los em pastas ou plásticos nas gavetas ou armários.
O mesmo vale para outros itens que são importantes para seu trabalho diário, como pendrives, grampeadores e outros objetos.
5. Invista em organizadores
Porta-trecos, caixas, cestos: organizadores de todos os tipos são grandes aliados na hora de organizar home office, seja na mesa, nas gavetas ou nas prateleiras.
Para as gavetas, os organizadores são ótimos para acomodar itens pequenos como canetas, clipes e apontadores, facilitando a limpeza. Além disso, você não perderá tempo tentando localizar esses itens em meio à bagunça!
Nas prateleiras, as caixas são ótimas pedidas para guardar papéis, documentos organizados por categoria e cadernos em geral. Desse modo, você otimiza o espaço ao máximo, apostando em uma organização vertical. Outra dica: prefira as caixas pequenas, que evitam o excesso de peso e são fáceis de carregar.
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6. Não misture vida pessoal e home office
Trabalhar em casa traz diversos benefícios, mas também tem suas desvantagens. Nesse cenário, um dos principais “pontos contra” da prática é o difícil limite entre vida pessoal e vida profissional.
No ambiente doméstico, fica mais difícil estabelecer um horário e um espaço fixos para trabalho, o que acaba atrapalhando ambas as esferas da vida – tanto a produtividade quanto o descanso.
Não por acaso, é indicado evitar ao máximo montar o home office dentro do quarto. Se você não tiver um cômodo separado para escritório, no entanto, pode lançar mão de algumas soluções interessantes. É possível, por exemplo, colocar um móvel de cor diferente ou mesmo um tapete para delimitar o espaço de trabalho.
No dia a dia, evite também levar pratos/objetos, fazer refeições e se dedicar a atividades de cunho pessoal no local do home office. Ao reservar a área de trabalho somente para trabalho, fica muito mais simples organizar a mente e manter uma rotina saudável.
7. Esconda os fios
Sim, sabemos que os fios são um mal necessário. No entanto, entre tomadas, extensões e cabos USB, cria-se uma sensação de poluição visual e bagunça – ou seja, tudo o que queremos evitar ao pensar formas de organizar home office. Parece irrelevante, mas não é: mantenha os fios escondidos!
8. Deixe um espaço para a inspiração
Eis uma outra razão para tirar o máximo do trabalho em casa: você pode decorar sua área de trabalho de um jeito acolhedor, inspirador e que traga leveza para a rotina. Fotos de família, mural de recados, objetos de recordação, quadros, tapetes: aproveite a oportunidade para criar um ambiente que te motive a trabalhar todos os dias e reflita seu estilo.
Entretanto, não se esqueça do bom senso: muitos itens decorativos acabam favorecendo a bagunça e criando poluição visual, desviando o foco do trabalho. Busque manter na mesa apenas poucos objetos ordenados e que não tomem muito espaço. A ideia é inspirar, não desorganizar!
9. Estabeleça (e cumpra) um horário de trabalho
Muito além do espaço físico e dos equipamentos, organizar home office também é organizar uma rotina bem definida, com horários estruturados. Trabalhar bem de casa é, acima de tudo, manter a disciplina.
Mesmo que a sua empresa não tenha definido uma jornada de trabalho fixa para os colaboradores, é importante que você crie a sua. Estando em casa, é comum que sua rotina acabe virando uma “bola de neve”, com longas jornadas de trabalho, alimentação desorganizada, pouco sono, pouco descanso – ou muita procrastinação.
Para evitar esses cenários negativos, mantenha horários de dormir e acordar, assim como horas definidas para as refeições e intervalos regulares para alongamentos, descanso etc. Respeite também a hora de início e final de expediente, exatamente como se estivesse na empresa.
E então, o que achou das dicas para organizar home office? Qual tem sido sua experiência com o trabalho remoto? Deixe seu comentário para nos contar e aproveite para dar uma olhada no nosso guia de organização de espaços pequenos!