Limpeza de casa e coronavírus: como fazer do jeito certo?

Em tempos de pandemia do COVID-19, todo cuidado é pouco. Já tratamos, aqui no blog, sobre a correta higienização das roupas para prevenir o contágio. Quando o assunto é a limpeza de casa e coronavírus, redobrar a atenção é igualmente importante. 

É preciso ter em mente: manter os ambientes domésticos limpos é mais do que necessário no atual momento de home office e quarentena. Nesse cenário, é importante ficar de olho nos produtos recomendados, na frequência da faxina e nas precauções extras quando houver suspeita ou confirmação da doença entre os moradores. 

Confira nossas dicas e saiba quais são os cuidados para faxinar sua casa do jeito certo! 

Limpeza de casa e coronavírus: saiba como prevenir o contágio 

limpeza de casa e coronavirus
Créditos: freepik

Uma casa limpa previne a ocorrência de diversas doenças, certo? Quem tem alergias sabe como higienizar os ambientes é efetivo para combater os ácaros e outros microrganismos. Com o novo coronavírus, não é diferente. 

Vale lembrar que uma das características do COVID-19 é a sua capacidade de sobrevivência em superfícies. Em aço inoxidável e plástico, por exemplo, o vírus permanece “ativo” por 3 dias. No papelão, por 24 horas. Suspenso no ar e misturado à poeira, sobrevive de 40 minutos a 2h30. 

A boa notícia, aqui, é que uma desinfecção efetiva é capaz de inativar o microrganismo e prevenir a transmissão. 

Limpeza para casas sem pessoas infectadas ou em suspeita 

Quando não há casos confirmados ou suspeitos de infecção por coronavírus em casa, a faxina pesada pode ser realizada uma vez por semana. Mas fique atento com os cuidados extras: higienize os banheiros e varra o piso todos os dias.  

Quanto aos produtos, o Ministério da Saúde afirma que a população pode usar os itens de costume, privilegiando a água sanitária, que tem grande poder de desinfetar superfícies. 

É indicado, inclusive, investir em uma receita caseira: dilua uma parte de água sanitária para 9 partes de água em um recipiente. Depois, é só utilizar a solução para limpar corrimões. maçanetas, bancadas, teclados e outros. 

CUIDADOS EXTRAS: 

  • O ideal é usar luvas domésticas durante a faxina. Depois, certifique-se de lavá-las com os mesmos cuidados necessários para higienizar as mãos, deixando que sequem adequadamente; 
  • Higienize também os panos e esponjas usados com água e sabão, deixando-os devidamente secos e limpos antes do novo uso. 

Produtos recomendados para a prevenção do COVID-19 na limpeza 

  • Água sanitária;
  • Sabão;
  • Desinfetantes;
  • Detergente;
  • Álcool líquido de limpeza (com concentração de 60% a 80%);
  • Multiusos com cloro na composição;
  • Multiusos com álcool na composição. 

Leia Mais: 7 dicas rápidas para otimizar a limpeza de casa 

Limpeza para casas com pessoas infectadas ou em suspeita 

Em se tratando de limpeza de casa e coronavírus, quando há moradores infectados ou em suspeita, a higienização é diferente. Nessas situações, é preciso ainda mais cuidado para evitar a transmissão da doença para os demais residentes. 

Vale destacar, aqui, que moradores infectados ou em suspeita devem ficar isolados em um cômodo da casa. Na hora da faxina, deve-se ter certas precauções para limpar o cômodo isolado – e outras para o restante da residência. 

Nesse sentido, a recomendação dos especialistas é que os próprios doentes limpem seu cômodo de isolamento, evitando a transmissão. O uso de luvas é indispensável, assim como a lavagem das mãos antes de colocá-las. 

O cômodo isolado deve ser higienizado todos os dias. Para limpar a poeira mais grossa das superfícies, como móveis, bancadas e chão, o indicado é primeiro usar água e sabão. Depois, deve-se desinfetar com a receita de água sanitária, álcool 70% ou outro desinfetante mencionado acima. 

Para o banheiro, há outros cuidados adicionais. Se possível, um sanitário deve ser reservado somente para o infectado. Idealmente, ele deve ser higienizado de uma a duas horas após cada uso. 

O restante da casa  (que fica restrito aos moradores sadios) pode ser higienizado da maneira usual que mencionamos acima, tomando cuidado especial com a desinfecção. 

CUIDADOS EXTRAS: 

  • Depois de cada faxina, é preciso lavar as luvas utilizadas cuidadosamente com água e sabão. Atenção: para a limpeza do cômodo dos moradores infectados, separe um par de luvas específico;
  • As esponjas, panos e outros objetos de limpeza também devem ser lavados com água e sabão. Depois de devidamente secos, eles podem ser usados nos demais cômodos da casa. Para finalizar, não se esqueça de lavar bem as mãos! 
  • O uso de luvas também é recomendado para lavar copos, talheres, pratos e outros utensílios utilizados pelo morador infectado ou em suspeita de coronavírus. Depois da secagem, os itens podem ser armazenados normalmente com os demais; 
  • Não compartilhe o uso de lençóis e toalhas (de banho e rosto) com os moradores suspeitos ou infectados. Essas peças devem ser lavadas de forma isolada, com o uso de detergente comum;
  • O ideal é lavar as roupas dos infectados imediatamente após o uso. Se não for possível, armazene-as em um saco plástico até a hora da higienização;
  • Não chacoalhe as roupas de doentes ou infectados antes de lavá-las. Esse hábito facilita a dispersão do vírus no ambiente. 

Por fim, quer você esteja faxinando uma casa com ou sem infectados, lembre-se de não levar as mãos ao rosto, evitando coçar o nariz, colocar a mão nos olhos ou na boca

Não dá para negligenciar também o cuidado mais falado quando o assunto é prevenção do coronavírus: caprichar na lavagem das mãos antes e depois de cada faxina. 

Dessa forma, nunca é demais reforçar: a lavagem das mãos deve ser feita com água e sabão por ao menos 20 segundos. Ensaboe, lave entre os dedos, não se esqueça dos pulsos e limpe bem ambos os lados da mão. 

Leia Mais: Como limpar colchão: 5 técnicas que funcionam 

A atual situação pede o cuidado e a atenção de todos! Gostou das informações sobre limpeza de casa e coronavírus? Como você tem feito para higienizar sua casa diante dos novos desafios? 

Comente para nos contar e não deixe de compartilhar este artigo com amigos e familiares! 

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!