É hora de saber como preparar a casa para o inverno! Se a chegada das baixas temperaturas exige cuidados especiais com nossa saúde, o mesmo vale para os ambientes domésticos. Além de deixar nosso espaço mais acolhedor, é preciso ficar de olho na limpeza e na organização nessa época do ano.
Com janelas fechadas, ar seco e o resgate de cobertores e casacos, a estação é um prato cheio para alergias e doenças respiratórias. Para te ajudar a espantar os ácaros, focar na organização e em um ambiente saudável dentro de casa (sem deixar o aconchego de lado), reunimos dicas valiosas neste post. Vamos lá?
Como preparar a casa para o inverno?
Higienize cobertores, edredons e mantas
Grande parte das nossas peças pesadas, incluindo a roupa de cama, fica guardada para entrar em cena somente nos meses mais frios.
Ainda que você tenha todo o cuidado de armazenamento (organizando os itens em sacos de TNT, por exemplo), os cobertores, mantas e edredons tendem a ficar com o mau cheiro e acumular poeira – principalmente se os armários ficarem em áreas escuras e mais úmidas da casa, como perto do banheiro.
Para garantir a saúde dos moradores, em especial se forem alérgicos, é fundamental tirar essas peças (assim como os casacos e roupas pesadas) do fundo do armário e higienizá-las antes do uso. Lave-os da maneira indicada para cada tecido ou opte pela lavagem profissional das lavanderias, que promovem uma higienização mais profunda.
Leia Mais: Cuidados para o frio: como lavar cobertor do jeito certo
Dica Extra
Depois que as mantas estiverem limpinhas, uma boa ideia é deixá-las sobre os sofás, poltronas e até as camas. Essas peças vão decorar e aquecer os ambientes, deixando os momentos de descanso mais aconchegantes.
Remova possíveis manchas de mofo das roupas de frio
Com o tempo guardados no armário, é relativamente comum que casacos e roupas mais pesadas, como lã, camurça, couro ou veludo, apresentem manchas de mofo.
Para resolver o problema, uma solução caseira que traz bons resultados é passar um pano umedecido e vinagre de vinho branco no local. Se estiver em dúvidas sobre o método de lavagem e com receio de danificar suas peças, a melhor escolha é contar com a limpeza a seco realizada em lavanderias.
Areje a casa todos os dias
Tanto na preparação quanto na manutenção da casa durante o inverno, é fundamental apostar na ventilação dos ambientes todos os dias. Sim, sabemos que as baixas temperaturas tornam o processo mais complicado: a tendência é mesmo ficar com as janelas fechadas o dia todo.
Esse hábito, porém, não é saudável e colabora (muito) para a proliferação de alérgenos, mofos e problemas respiratórios que já são comuns na estação. Para promover a circulação do ar, mantenhas janelas e portas para áreas ventiladas abertas, por pelo menos algumas horas ao dia. Aproveite também a iluminação natural e a entrada da luz solar em casa.
Em dias de chuva e temperaturas muito baixas, manter pequenas frestas abertas ao longo do dia já ajuda a evitar os malefícios dos ambientes fechados.
Deixe travesseiros e cobertores ao sol
Expor cobertores, edredons e travesseiros ao sol (na preparação para o inverno e, depois, semanalmente) é uma boa pedida para remover o cheiro de “guardado” e eliminar os ácaros e outros microrganismos, além de deixar os tecidos “respirarem”.
Não deixe, ainda, de trocar a roupa de cama toda semana, além de higienizá-la do jeito correto. O próprio colchão também pode se beneficiar do efeito bactericida do “banho de sol” antes e durante os meses mais frios.
Leia Mais: Como lavar travesseiro: dicas para higienizar, secar e clarear
Para tirar a poeira, prefira o pano úmido
A poeira é uma grande vilã durante o inverno, quando o clima seco e os resfriados são intensificados. Nesse sentido, o pano úmido é um grande aliado da faxina antes e durante o inverno.
O pano umedecido, diferente do espanador, retém e não espalha as partículas de pó no ar. Se possível, remova a poeira dos móveis diariamente. Se não, invista na limpeza uma vez por semana.
Fica a dica: no dia a dia, passe o pano úmido também no piso e no interior dos armários. O método é uma boa alternativa de manutenção nos intervalos das faxinas mais pesadas.
Planeje a lavagem das roupas
Quando o assunto é como preparar a casa para o inverno, a lavagem das roupas tende a ser um grande drama.
De fato, com a queda nas temperaturas e a escassez de sol, as peças levam muito mais tempo para secar totalmente (e ainda correm o risco de mofar e ficar com mau cheiro).
Por isso, planejar uma rotina de lavagem é fundamental para evitar transtornos. A dica, aqui, é definir um dia ou dias específicos da semana para lavar roupa. Não deixe que muitas peças se acumulem: caso isso aconteça, além de gastar muito mais tempo na tarefa, você se verá diante de um grande volume de itens para secar.
Vale também ficar de olho na previsão do tempo – assim, você deixa a lavagem das roupas mais pesadas (ou em maior volume) nos dias de maior incidência de sol/temperaturas mais altas.
–> Sempre vale a pena, ainda, contar com os serviços de uma lavanderia delivery, que facilita todo o processo, busca e entrega suas roupas em casa e ainda garante a melhor higienização.
Tem aquecedor? Limpe o aparelho antes do uso
A depender da quantidade de poeira que sua casa acumula, o aquecedor deve ser higienizado antes do uso e, posteriormente, toda semana ou a cada 15 dias. Para a limpeza, o mais indicado é usar um pano úmido simples, um grande coringa na limpeza do inverno.
Organize as tarefas de acordo com o horário do dia
Nos meses mais frios do ano, investir na faxina e “mexer com água” tende a ser uma grande dificuldade. Por isso, vale a pena realizar as tarefas que envolvem água nos períodos de mais calor, como depois do almoço.
Deixe para lavar as louças e roupas no início da tarde, o que favorece inclusive a secagem das peças. Limpar banheiros, azulejos e a lavagem de pisos frios também são tarefas que podem ser feitas nessas horas mais quentes do dia.
E aí, o que achou do artigo? Esperamos que essas dicas sobre como preparar a casa para o inverno te deixem pronto para encarar as baixas temperaturas e manter uma rotina funcional, saudável e organizada. Para aproveitar o embalo, confira também um manual prático para lavar casacos de lã!