Como lavar roupa branca: guia para caprichar na lavagem

Se você está atrás de dicas sobre como lavar roupa branca, não está sozinho! Realmente, as peças claras se encardem, mancham e ficam amareladas com muito mais facilidade. Além disso, esses itens tendem a compor grande parte do guarda-roupa, já que são versáteis, práticos e vão bem em qualquer ocasião. 

Nesse ponto, vale lembrar que alguns cuidados específicos são importantes para uma lavagem bem feita. Muitas vezes, a depender da peça, o processo precisa ir além da máquina de lavar. Os tipos de tecido e a delicadeza da roupa também devem ser considerados! 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso manual prático a seguir e aprenda de uma vez por todas como fazer uma lavagem caprichada das roupas brancas! 

Como lavar roupa branca: manual prático para seu dia a dia 

como lavar roupa branca
Créditos: freepik

Básico, mas essencial: separe as roupas brancas das coloridas 

Não custa reforçar: para a lavagem da máquina, nada de misturar as roupas brancas com as coloridas. Estas últimas podem soltar tinta e manchar suas peças claras. 

Para não desperdiçar água e energia com a lavagem de poucas peças, o ideal é reunir um número considerável de roupas brancas antes de usar a máquina, já que essas roupas precisam ser limpas isoladamente. 

Remova as manchas antes de colocar na máquina 

O estado da peça também vai ditar o processo da lavagem – principalmente quando se trata de como lavar roupa branca. No caso de manchas, o mais recomendado é apostar na limpeza rapidamente, evitando que a sujeira “entranhe” no tecido. Manchas secas tornam a remoção mais difícil! 

De todo modo, o ideal é separar as peças manchadas e investir em uma higienização prévia antes de colocar na máquina. Use o produto indicado para cada tipo de mancha (daremos dicas a seguir!), seja bicarbonato, soluções específicas, vinagre branco ou outros. Se usar um item comprado no mercado, não se esqueça de conferir as instruções do rótulo. 

Para manchas mais profundas, é interessante deixar a solução agir, esfregar e deixar de molho por um tempo. 

Prefira os sabões neutros 

Muita gente não sabe, mas sabões de composição muito artificial (incluindo corantes, aromas e substâncias químicas em geral) acabam danificando as fibras das roupas. A dica, assim, é apostar um higienizador neutro, como o sabão de coco em barra. 

Vale acrescentar que o uso de produtos mais naturais é essencial para pessoas alérgicas, principalmente no caso de peças mais delicadas que precisam ser lavadas à mão. Evitando-se o uso de elementos artificiais, é possível reduzir possíveis agressões à pele, além de manter a qualidade das roupas. 

Manchas amarelas? Aposte na água morna 

As roupas brancas amarelam com muita facilidade, seja pela mistura de suor e desodorante ou pelo próprio tempo de uso. Para acabar com essas manchas amareladas, uma estratégia eficiente é usar água morna na lavagem prévia (antes de colocar na máquina). O indicado é deixar as peças de molho nessa água por ao menos 3 horas, juntamente com o produto alvejante da sua escolha. 

Essa temperatura é capaz de amolecer os resíduos de sujeira, além de aumentar a eficácia dos produtos de limpeza utilizados nas roupas. 

Evite o uso de cloro 

O uso de cloro (e de outros produtos que tem a substância na composição) é o truque de muita gente para alvejar as roupas brancas e remover manchas. Embora seja uma saída fácil e eficaz, entretanto, é preciso tomar cuidado: o produto é extremamente forte e tende a corroer as fibras das peças, em especial as mais delicadas

O cloro ainda provoca o risco de “encardir” as roupas brancas, deixando-as com aspecto amarelado. Prefira soluções mais brandas e naturais!  

Aposte em receitas caseiras para um branco mais brilhante 

Na linha de utilizar em substâncias mais naturais e delicadas para lavar suas roupas brancas, um ótimo caminho é investir em receitas caseiras da vovó que – não por acaso – são repassadas de geração em geração. Confira algumas dicas de ouro para higienizar suas peças: 

Soluções para clarear roupas amareladas e com manchas nessa tonalidade 

Uma receita super eficiente envolve dois clareadores potentes: o bicarbonato de sódio e o vinagre branco. 

Em um balde cheio de água até a metade, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato a 250 ml de vinagre. Em seguida, deixe sua roupa branca amarelada de molho por algumas horas. Se necessário, repita a operação antes de lavar normalmente na máquina.  

Outra boa dica é aplicar água oxigenada nas manchas amarelas, enxaguando logo depois com água morna. 

 

 

Solução para roupas brancas encardidas  

O bicarbonato e o vinagre de branco da dica anterior têm outro uso interessante: para limpar golas e punhos encardidos de camisas. Basta misturar o vinagre e o bicarbonato até formar uma pasta e aplicá-la nessas regiões secas das roupas, deixando agir por uma hora antes da lavagem na máquina. 

Para as demais peças brancas encardidas (até mesmo as meias mais sujas!), uma receita infalível é misturar os seguintes itens no balde (para cada 1 litro de água):

  • 100 ml de álcool;
  • 1 colher de sopa de sabão em pó;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. 

Depois de fazer a mistura, é só deixar as roupas de molho por até 12 horas e lavar como de costume na máquina! 

Solução para manchas de desodorante nas roupas brancas 

As famosas manchas de desodorante em roupas brancas podem trazer muita dor de cabeça. Uma boa dica caseira, aqui, é esfregar uma esponja embebida em água oxigenada na mancha com a roupa ainda seca. 

Basta deixar agir por 5 minutos e, em seguida, lavar a peça com água morna e sabão de coco (ou mesmo em pó). 

Pendure as peças ao avesso no varal 

Na hora da secagem, quem quer saber como lavar roupa branca também precisa ficar atento à disposição no varal. A dica é pendurar as peças ao avesso – dessa forma, se houver o contato com alguma sujeira do próprio varal ou mesmo do ar, a parte atingida será a do interior da roupa. 

E as peças que misturam branco e colorido? 

As chamadas peças mistas (que são brancas mas também têm outras cores) exigem cuidado especial. O primeiro passo, nesses casos, é testar se o tecido colorido transfere uma tinta que pode manchar a parte branca da peça. 

Para tanto, passe uma bucha molhada com sabão neutro no tecido colorido. Depois, escolha uma parte discreta e “escondida” do tecido branco para passar a mesma bucha. Se não houver mancha, basta lavar a roupa normalmente. Caso manche, o mais indicado é encaminhar a peça para uma lavanderia para a higienização especializada. 

Por fim, vale acrescentar que a opção por uma lavanderia pode de fato ser uma escolha prática, eficiente e de ótimo custo-benefício. Com o serviço profissional, suas peças brancas serão lavadas de maneira especializada a depender do tipo, tecido e delicadeza da roupa, tornando sua rotina muito mais simples! 

E aí, gostou do nosso guia? Agora que você sabe como lavar roupa branca, aproveite para conferir nossas dicas para poupar seu tempo na lavagem das peças (sem perder a eficiência)!

Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.

Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto ! 

Créditos da imagem de destaque: freepik

Baixe o App agora

Google Play
Apple Store
Open chat
Entre em contato conosco!