Primeira vez morando sozinho? Está cansado de danificar suas peças e não saber o que fez de errado? Os símbolos das etiquetas parecem um mistério de outro mundo? Quer você seja um iniciante ou não, as dúvidas sobre como lavar roupa do jeito certo são mais comuns do que se imagina!
A boa notícia é que a tarefa não é um bicho de sete cabeças. Para te ajudar, elaboramos um guia prático com os principais cuidados e dicas sobre o assunto. Confira e tire suas dúvidas!
Como lavar roupa: passo a passo básico
1. De olho nas etiquetas
Água fria, água quente, lavar na máquina, lavar na mão, deixar de molho? Como não poderia deixar de ser, o primeiro passo é checar a etiqueta (principalmente se for uma peça nova ou que te deixar em dúvida).
Parece complicado, mas não é. Os símbolos estão classificados em 5 grupos, com instruções sobre cada etapa do processo:
Saiba Mais: Símbolos de lavagem das roupas: desvende sua etiqueta
2. Separando as peças do jeito certo
Você checou a etiqueta e a peça pode ser lavada na máquina? Agora, para evitar danos, manchas e as temidas “bolinhas”, é fundamental fazer uma separação prévia das roupas. Cor e tipo de tecido devem ser respeitados.
- Comece separando as peças mais delicadas, como roupas íntimas, tecidos mais finos e itens 100% algodão, por exemplo, que deverão ser lavados à parte;
- O ideal é que as peças pesadas, como toalhas, jeans, roupa de cama, panos de prato e toalhas de mesa sejam acumuladas por um tempo e lavadas em ciclos individuais para cada “grupo” (uma lavagem só para jeans, outra para toalhas etc);
- Por fim, faça levas específicas de peças brancas e de tons mais claros, roupas pretas e as coloridas/estampadas. Cada uma delas deve ser lavada separadamente!
–> VALE LEMBRAR: na hora de preparar as roupas para a máquina, não se esqueça de esvaziar os bolsos e fechar botões e zíperes. Além disso, vire as peças do avesso. Esses cuidados não apenas previnem desgaste nas roupas, como também evitam que a máquina de lavar seja danificada.
3. Ajuste o ciclo de lavagem ideal
Não tem mistério: o programa certo de lavagem é orientado pela separação de peças que você já fez. As opções de programas variam de máquina para máquina, mas é comum já existirem ciclos específicos para “jeans”, “edredom” e “toalhas” e “roupas coloridas”, por exemplo.
Vale lembrar que cada opção tem um tempo para molho, agitação e centrifugação. De forma geral, para citar os principais ajustes, temos:
- Ciclo delicado ou suave: peças mais finas como roupa íntima, de bebê e tecidos delicados;
- Ciclo pesado/sujo: são os programas com mais tempo de “molho” e maior agitação. Como o nome indica, é voltado para peças que acumulam mais sujeira, como roupas de cama, toalhas e jeans.
- Ciclo normal: peças do dia a dia que não tem nenhuma necessidade especial;
- Ciclo rápido: é indicado para roupas comuns que foram usadas por pouco tempo e não estão muito sujas.
Saiba Mais: Como lavar roupa rápido: 7 dicas para poupar seu tempo
4. Seque com cuidado
É isso mesmo: colocar as roupas para secar exige alguns cuidados. Vale lembrar, inclusive, que existem símbolos específicos nas etiquetas sobre essa etapa. Algumas peças podem ser torcidas e penduradas, enquanto outras demandam mais delicadeza nessa hora.
De maneira geral, é recomendado secar as roupas em ambiente arejado e à sombra. Para as peças que amassam com facilidade, como as camisas sociais, uma ótima dica é colocá-las no cabide antes de pendurar no varal. Esse cuidado facilita até na hora de passar!
Como lavar roupa na mão?
Mesmo com máquina em casa, saber lavar à mão também é bastante importante. O método é indicado para as peças mais delicadas ou para remover manchas mais pesadas.
O procedimento é simples:
- Encha um balde ou recipiente com água morna ou fria;
- Dissolva na água um sabão neutro (como sabão de coco) ou produtos específicos para roupas delicadas;
- Coloque a peça de molho na solução e deixe por um tempo;
- Esfregue suavemente a peça, com destaque para as partes com possíveis manchas;
- Faça o enxágue com água limpa para retirar todo o sabão.
Como lavar roupa nova?
Quando o assunto é roupa nova, o receio de estragar as peças é ainda maior. Nesses casos (além de olhar as instruções da etiqueta, é claro), um cuidado especial é indicado: fazer a primeira lavagem à mão.
Dessa forma, você faz um teste para saber se a peça “solta cor” e, se for o caso, não mancha as demais roupas na máquina.
Como lavar roupa branca?
O principal cuidado, aqui, é separar as peças brancas e de tonalidade clara e lavá-las separadamente. Além disso, é interessante fazer a pré-lavagem das manchas e deixar as peças de molho por mais tempo antes da máquina, se for o caso.
Para as roupas brancas, alguns truques caseiros são muito eficientes:
- use água morna para deixar a roupa de molho e facilitar a remoção de manchas;
- misture bicarbonato de sódio e vinagre branco e use como alvejante;
- molhe uma esponja em água oxigenada e aplique nas manchas amarelas, enxaguando com água morna em seguida;
- coloque as peças para secar do avesso, evitando manchas do varal.
Saiba Mais: Como lavar roupa branca: guia para caprichar na lavagem
Como lavar roupa preta?
Em se tratando das roupas pretas, a preocupação principal costuma ser prevenir o desbotamento. Primeiro, é claro, separe as roupas pretas das demais e considere também os tipos de tecido. Veja algumas dicas para o processo:
- evite deixar de molho: o contato com a água favorece a perda de cor;
- vire as peças do avesso antes de colocar na máquina;
- prefira água fria e sabão neutro;
- acrescente vinagre branco diretamente na máquina;
- seque sempre à sombra.
Saiba Mais: Saiba como lavar roupa preta (sem perder a cor)
Por fim, tome nota de mais duas dicas importantes: primeiro, quando uma peça estiver manchada, o ideal é fazer uma pré-lavagem à mão com produtos neutros ou tira-manchas. Quando mais cedo a sujeira for tratada, melhor!
A última dica é sempre usar sacos protetores nas roupas que soltam fiapos, pelos e “bolinhas”. Vale proteger também as peças mais delicadas.
Simplifique sua rotina com um aplicativo de lavanderia
Aprender a lavar roupa é fundamental para ganhar autonomia. No entanto, a tarefa consome muito tempo, tornando-se mais uma responsabilidade desgastante na rotina de tarefas da casa.
Nesse cenário, os aplicativos de lavanderia são grandes aliados da praticidade (e sinônimos de roupas super bem lavadas!). Com a Lavemcasa, você baixa o app, insere seus dados, agenda um horário/local para a coleta e entrega das peças e voilá: roupas higienizadas sem precisar sair de casa, a um ótimo custo-benefício.
E aí, gostou das dicas? Esclareceu suas dúvidas sobre como lavar roupa? Aproveite para conhecer 5 mitos e verdades comuns sobre o serviço de lavanderia!
Para entendermos melhor o que você precisa, venha conversar com um de nossos especialistas aqui pelo whatsapp.
Quando quiser a ajuda de um serviço profissional de lavanderia com delivery para cuidar das suas roupas pode contar com a gente. Clique aqui em lavar agora e agende a coleta e entrega das suas roupas limpas e passadas. Para economizar use o código BLOG e ganhe 5% de desconto !
Créditos da imagem de destaque: freepik