Baixas temperaturas, inverno batendo à porta, desejo de aconchego: é hora de revirar o guarda-roupa em busca de casacos, tricôs e, como não poderia deixar de ser, da roupa de cama apropriada. Diante da poeira acumulada e possíveis manchinhas, é preciso higienizar os itens para o novo uso. E então, você sabe como lavar cobertor?
Material de composição, frequência, peso e volume da peça, instruções da etiqueta… muitos são os fatores que devem ser considerados na limpeza correta. Confira nossas dicas e prepare-se para os meses mais frios!
Afinal, de quanto em quanto tempo lavar os cobertores?
Antes de tudo, vamos começar com uma dúvida bem comum: qual é a frequência adequada de lavagem dos cobertores? De acordo com os especialistas, esses itens devem ser higienizados, em média, a cada 6 meses.
No entanto, vale lembrar: se os cobertores e edredons forem usados com mais frequência (não apenas no inverno, mas no ano todo), o recomendado é lavar a cada 3 ou 4 meses.
De toda forma, é importante ter em mente que a limpeza é fundamental mesmo que os cobertores sejam retirados do armário apenas na época do frio; e mesmo que não tenham uma aparência suja.
O tempo de armazenamento no armário, afinal, acaba gerando mau cheiro e acúmulo de poeira, principalmente se o item não tiver sido lavado antes de guardar.
Dicas de armazenamento adequado
Para evitar manchas, proliferação de bactérias e cheiros desagradáveis nos cobertores, sempre lave as peças antes de guardá-las a cada troca de estação.
Além disso, vale embalar os cobertores em sacos respiráveis (como os feitos de TNT), permitindo a circulação de ar e evitando o surgimento de microrganismos. Esse cuidado ainda garante a organização dos itens e prolonga o cheirinho de limpeza. Ótimo, não?
Saiba Mais: Como lavar jaqueta de couro: guia completo
Como lavar cobertor na máquina?
Cobertores de diversos tecidos podem ser higienizados na máquina de lavar, a exemplo de algodão, náilon, poliéster e outros materiais sintéticos. Veja o passo a passo:
1. Passe o aspirador
É isso mesmo: para remover os resquícios de poeira, nada melhor do que contar com a ajuda do aspirador. O aparelho é de grande ajuda para otimizar o processo, além de promover um tipo de limpeza que a máquina não consegue fazer.
Uma aspiração caprichada já remove pó, fios de cabelo, pelos e bolinhas do cobertor ou edredom. Se não tiver aspirador, dê uma boa sacudida na peça.
2. Fique de olho na capacidade da sua máquina
Atenção: o tamanho do cobertor não pode ultrapassar a capacidade do tambor da máquina. Caso isso aconteça, tanto o tecido quanto o eletrodoméstico podem sofrer danos. Máquinas que oferecem a partir de 10 kg conseguem comportar um cobertor de tamanho casal.
Já as peças de tamanho queen e king exigem um volume de acima de 15 kg. A mesma regra vale para os edredons! Se o seu cobertor for muito grande para a sua máquina, o melhor a fazer é enviar o item para a lavanderia.
Saiba Mais: Lavanderia delivery: como funciona e por que contratar?
3. Cheque a etiqueta da peça
É óbvio, mas vale a pena ressaltar: as instruções de lavagem nas etiquetas não estão ali por acaso! Quando o assunto é como lavar cobertor, diferentes materiais de composição demandam diferentes cuidados e modos de higienização.
Secar à sombra/sol, temperatura da água, permissão para usar determinados produtos, necessidade de lavar a seco… não deixe de conferir se o cobertor realmente pode ser lavado na máquina, além de outros cuidados importantes.
Clique aqui para desvendar todos os símbolos de lavagem!
4. Acomode o cobertor de forma uniforme na máquina
Nada de apenas “jogar” o cobertor de qualquer jeito no eletrodoméstico. Se a sua máquina for compatível com o tamanho da peça, distribua toda a extensão do tecido de maneira equilibrada no interior do equipamento.
Vale lembrar: na grande maioria das vezes, a máquina só tem capacidade para lavar um único cobertor por vez. No entanto, se houver a possibilidade de lavar mais de uma peça, não se esqueça de higienizar apenas os itens com o mesmo tipo de tecido e a mesma cartela de cores. Dessa forma, você evita danos e manchas.
5. Prefira o sabão líquido e capriche no amaciante
O sabão líquido é uma opção mais delicada e que também facilita o enxágue das peças. Como são itens muito grandes, os cobertores não interagem muito bem com os sabões em pó: eles costumam sair com manchas e resíduos acumulados do produto da máquina.
Por sua vez, o amaciante é um grande aliado de uma roupa de cama mais aconchegante e cheirosa. Pode ser generoso no uso do item (exceto no caso de cobertores de lã e microfibra. Na dúvida, cheque sempre a etiqueta!).
6. Ajuste para a água fria e o ciclo suave
Como mencionamos, as orientações das etiquetas devem sempre ser observadas. De maneira geral, porém, o ideal é sempre lavar cobertores com água fria e no ciclo de lavagem suave ou delicado da máquina.
7. Seque à sombra
Em se tratando dos cobertores, nem o sol e nem a secadora são recomendados para a secagem. O ideal é sempre secar à sombra e em local bem ventilado, evitando que o tecido encolha ou se estrague/desbote com uma longa exposição aos raios solares. Em média, um cobertor leva de 2 a 3 dias para secar completamente.
Saiba Mais: Como tirar mancha de caneta da roupa: 8 dicas fáceis e eficazes
Como lavar cobertor na mão?
A maioria dos cobertores podem ser lavados na máquina (desde que os cuidados acima sejam respeitados). Entretanto, é possível que um item mais delicado e que solte tintura demande uma lavagem à mão.
Como exemplos de tecidos que se beneficiam de uma lavagem manual, podemos citar o linho, a seda e a lã.
1. Nesse caso, encha uma grande bacia/tanque/banheira de água fria, dissolvendo e espalhando o sabão neutro ou suave (de preferência líquido). Mergulhe todo o cobertor e vá mexendo a peça dentro da água, com movimentos delicados;
2. Como é um item de grande extensão, a dica é lavar por etapas, dedicando-se a cada parte do cobertor por vez, deixando de molho e por aí vai. Repita o processo até lavar por inteiro;
3. Em seguida, para remover o excesso de água, dobre o cobertor duas ou três vezes, pressionando o tecido com as mãos. O ideal é pressionar – e nunca torcer -, eliminando o risco de deformar sua peça;
4. Enxágue bem com água limpa, enchendo novamente a banheira de água e mergulhando o cobertor para remover todos os resíduos de sabão. Repita o procedimento até que a água “do cobertor” fique completamente limpa.
Como lavar cobertor de microfibra e de lã?
Os cobertores de lã e microfibra são mais delicados, deformando-se com mais facilidade. Como não poderia deixar de ser, verifique primeiro a etiqueta da sua peça. Sempre que possível, o ideal é lavar à mão no método que indicamos acima.
Para lavar na máquina (desde que permitido), os cuidados são basicamente os mesmos do passo a passo que já abordamos. No entanto, para esses tecidos em especial, fique atento a 3 cuidados:
- não centrifugue o cobertor (ou centrifugue no modo reduzido). A microfibra já tem secagem rápida, e a lã pode ser danificada no processo;
- dispense o amaciante e o alvejante, que não são adequados para a higienização desses materiais;
- pressione (e NÃO torça) para remover o excesso de água.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que este artigo seja útil para manter seus cobertores bem higienizados para o outono e o inverno. Agora que você conferiu os principais métodos em se tratando de como lavar cobertor, aprenda também a fazer a lavagem correta de casacos de lã batida!